Buscar

Apresentação geomorfologia estrutural e climatica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmicas: Alissani Konig e Kate Zuchetto
Orientadora: Drª Gislaine Mocelin Auzani
AÇÃO GLACIAL TERRESTRE 
Processos de erosão glacial
A erosão glacial pode ser definida como a incorporação e remoção, pelas geleiras, de partículas ou detritos do assoalho sobre o qual elas se movem.
Abrasão 
Remoção 
Ação da água do gelo
Abrasão 
Desgaste do assoalho, pela ação de partículas rochosas transportadas na base do gelo
Remoção
 Consiste na remoção de fragmentos rochosos maiores pelas geleiras. O fenômeno está associado à presença de fraturas ou descontinuidades das rochas do substrato. 
 ação da água de degelo
 A ação abrasiva da água de degelo é muito semelhante à erosão fluvial (de rios
Feições de erosão
Microescala: ( estrias glaciais)
Formam-se quando as geleiras deslizam sobre diferentes substratos arrastando detritos protuberantes na sua base sobre o assoalho rochoso 
Mesoescala: (Dorso da baleia)
Formas alongadas moldadas.
Megaescala
Transporte glacial
Geleiras tem uma capacidade quase ilimitada de transportar partículas e fragmentos rochosos sobre sua superfície( supraglacial), no seu interior (englacial) e sua região basal( subglacial).
Ambientes e depósitos associados às geleiras
Till é o nome que se dá ao depósito formado diretamente pelas geleiras. Trata-se de sedimentos inconsolidados, não selecionados, constituído por matriz argilosa, siltosa, arenosa, contendo fragmentos rochosos caoticamente dispersos, de tamanho variado, desde grânulo até matacão.
 Till
Tipos de Tills
Tilito de alojamento - detritos transportados na parte basal que alojam-se em irregularidades do substrato, pouco se deslocando apesar da geleira continuar em movimento, são corpos individuais pouco espessos (comumente < 3 m) e altamente compactados. São geralmente maciços, mas devido às pressões cisalhantes exercidas pelo gelo podem apresentar fraturas e foliações cuja vergência indica o sentido do fluxo.
Tilito de ablação – formados pelo degelo, quando grande parte do material transportado na base da geleira é lentamente liberado com a fusão do gelo intersticial, são depósitos pouco compactados e freqüentemente sem nenhuma orientação preferencial dos clastos. Mesmo sendo mais espessos que os de alojamento, sua espessura é geralmente inferior a 10 m.
 Tilito de deformação - é utilizado para designar tilitos que apresentam modificações estruturais provocadas por esforços cisalhantes causados pela geleira em movimento
Uma das formas mais características de depósitos glaciais formado junto as geleiras são as morenas ou morainas, que são o resultado da acumulação de rochas que foram empurradas pela força das geleiras.
E assim, existem três tipos de morenas, as medianas, as laterais e as terminais.
Lateral
Mediana
Terminal
Geleiras Flúvio-Glaciais 
Como o próprio nome diz, são depósitos originados de gelo que se derreteu na superfície, formando água líquida que se desloca sobre o gelo como se fosse um córrego ou rio. O derretimento pode ocorrer pela ação de vento ou de corrente de ar quente.
Os materiais transportados vão sendo depositados nas margens ou em fendas do gelo.
Existem três tipos de depósitos:
Kames ' formam-se em fendais ou margens.
Esker ' ficam sobre a morena frontal
Outwash ' ficam bem à frente da morena frontal; portanto, é um material retrabalhado.
Glácio-lacustres (ou lacustre-glacial)
Se o till for depositado em uma região e não for transportado pelo vento, gradativamente irá originar a rocha sedimentar clástica tilito.
Se a geleira, após descer a montanha, cair sobre um lago, ela irá flutuar e gradativamente vai sendo derretida. Os sedimentos vão se depositando no fundo do lago. Essa sedimentação é rítmica, obedecendo às variações climáticas.
Os primeiros sedimentos se misturam com a matéria orgânica depositada no fundo do lago; os outros não se misturam com a matéria orgânica.
Quando houver outra geleira, o processo se repete, os primeiros sedimentos se misturam com matéria orgânica e os últimos não se misturam.
Como consequência desse processo, teremos a formação de uma rocha sedimentar de origem orgânica, chamada varvito, que apresenta a camada inferior escura e a outra clara, e assim sucessivamente.
Periglacial
Uma característica comum do solo de regiões submetidas a condições periglaciais é a presença de zona de congelamento permanente da água intersticial, denominado solo perenemente congelado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando