Buscar

estagio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

VIVEIRO MUNICIPAL DE MUDAS FLORESTAIS, FRUTIFERAS E ORNAMENTAL DE ALTA FLORESTA - MT
 
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO-UNEMAT
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ALTA FLORESTA 
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AGRÁRIAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL
 
Erick Phelipe Amorim 
 Supervisora: MsC: Fabricia Rodrigues Silva
ALTA FLORESTA – MT
DEZEMBRO DE 2017
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
	O viveiros de florestal fica instalado no município de Alta Floresta no estado de Mato Grosso.
 	Seguintes condições climáticas de acordo com a classificação de Köppen a região apresenta clima Tropical de monções com temperatura média anual entre 24,3 e 24,8º C e pluviometria de 2.000 a 2.300 mm.
	Na estação chuvosa, apresenta precipitação pluviométrica anual média de 2750 mm, e temperatura média anual de 25ºC, sendo essa temperatura considerada ideal para as mudas tropicais efetuarem seus processos fisiológicos e crescimento inicial. 
2
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
	O viveiro municipal foi inaugurado em Março do ano 2000;
	O objetivo era apenas fornecer mudas para pequenas propriedades e mudas para arborização urbana;
	O município de Alta Floresta, em 2008 se encontrava na lista negra dos municípios com mais desmatamentos da região norte do país, segundo o Ministério do Meio Ambiente;
	
	Foi criado o projeto em 2011, denominado de Olhos das águas, sendo que a intensificação de produção de mudas em 3x cerca de 170 mil mudas. Sendo que hoje já com a conclusão do projeto a produção anual de mudas é de aproximadamente 70 mil mudas por ano;
	Na época do projeto, o viveiro produzia 124 mudas de diferentes especies, sendo que hoje produz apenas 32.
	O projeto recebia recursos do fundo da Amazônia, recursos advindos do banco BNDS: Banco Nacional de Desenvolvimento Sustentável. 
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
 Hoje o viveiro tem capacidade de produzir cerca de 70 mil mudas anuais; 
Sendo o principal destino das mudas é para florestamento e reflorestamento;
Para a aquisição de mudas a pessoa física deve apenas, solicitar junto a secretária de agricultura contendo o nome das espécie e a quantidade de mudas desejadas;
O tamanho do viveiro é considerado pequeno 25x80m²;
Aloca no total 45 canteiros, no entanto apenas 32 estão em funcionamento hoje;
Os canteiros tem a seguintes dimensões: 1,20 de largura e 5 metros de comprimento; 
60% das mudas produzidas hoje são Florestais
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Produção de mudas: Sementeira
	As sementeiras são os locais onde as sementes são colocadas para germinar. São canteiros de terra peneirada e misturada com areia, onde as sementes são enterradas e irrigadas em meia sombra. Podem ser construídas, também, em alvenaria, a 70 cm do solo.
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Produção de mudas: Tubetes
	O período de semeadura do viveiro varia de 20 a 30 dias, sendo levado em conta o ciclo de semeadura das mudas, em função dos grupos sucessionais das espécies nativas.
	A semeadura em sementeiras deverá ser efetuada apenas naqueles casos em que as sementes são dormentes e não se reconhece um método eficiente capaz de promover uma germinação uniforme dentro de três a 30 dias.
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Produção de mudas: sementeira
	O viveiro municipal possui sete sementeiras, o objetivo dessas são produzir mudas que necessitam de grande teores de umidade e aeração no arranque inicial para o desenvolvimento da muda.
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Produção de mudas: repicagem
	Uma das atividades que aperfeiçoam o serviço no viveiro é devido a utilização do processo de repicagem de mudas na qual consiste em acelerar o processo de crescimento e enraizamento das mudas de difícil desenvolvimento.
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Produção de mudas: Fertilização
	Para que se tenha um crescimento adequado e aumento da qualidade das mudas no viveiro, deve- se fazer a aplicação de fertilizantes que contenham os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das plantas. 
	
	Geralmente no viveiro é realizada a adubação em cobertura é que pode variar, em função dos requerimentos nutricionais das espécies ou de grupos de espécies, do ritmo de crescimento (ciclo de produção) e do regime de irrigação e chuvas
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
	O consumo de água é proporcional a idade da planta no viveiro, a eficiência do sistema de irrigação e as condições de solo e clima. 
	As plantas que estão em fase inicial de desenvolvimento após serem colocadas em tubetes, sacos plásticos ou balainhos, necessitam de irrigação durante duas vezes ao dia, sendo que a primeira irrigação é realizada de manhã 7: 00 da manhã a ao por do sol, 17hrs da tarde. Sendo que durante os dias chuvosos raramente foram irrigadas
Produção de mudas: Irrigação
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Produção de mudas: controle de pragas e plantas infestantes 
	No viveiro não é feito o controle de pragas sendo que o máximo que é realizado é o controle de plantas daninhas com 2,4 D, de forma borrifada nas laterais e nos cantos externos do viveiro. 
INTRODUÇÃO 
	A produção de mudas florestais, entre as atividades da silvicultura é uma das mais importantes, pois representa o inicio de uma cadeia de operações que visam o estabelecimento de florestas e povoamentos. 
	Desta forma, o sucesso da implantação e da produção florestal está diretamente relacionados à qualidade das operações de viveiro e do seu produto, que são as mudas
Produção de mudas
INTRODUÇÃO 
Legislação aplicada a produção de mudas 
	Para desenvolvimento de atividades, na área de coleta de sementes e produção de mudas florestais, existem procedimentos legais que devem ser seguidos. A lei básica que trata sobre este assunto é a Lei n. 10.711, de 05 de agosto de 2003, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Sementes e Mudas e dá outras providências. Através desta lei, fica instituído, no Mapa, o Registro Nacional de Sementes e Mudas – RENASEM. 
	Esta lei criou o Sistema Nacional de Sementes e Mudas, que tem como objetivo garantir a identidade e a qualidade do material de multiplicação e de reprodução vegetal produzido, comercializado e utilizado em todo o território nacional. Assim, todo produtor de sementes e mudas tem de possuir seu RENASEM.
RELATOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 
10 de outubro 
Limpeza do canteiro de mudas de jenipapo e expedição a campo
RELATOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 
11 de outubro 
Limpeza de 12.600 balainhos e plantio de mudas de Paineira em tubetes
RELATOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 
16 de outubro 
Limpeza 1000 sacos plásticos para plantio de mudas em sacos plásticos 
RELATOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 
17, 18, 19,24 e 25 de outubro e 27 de novembro plantio de mudas de café e adubação com NPK 
Adubação de 2660 mudas de Café e movimentação das mudas no viveiro
RELATOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 
26 de outubro 
Retirada das sementes da sementeira e repicagem de pupunha 
RELATOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 
27 de outubro 
Despolpamento de mudas de cupuaçu e plantio em sacos plásticos 
RELATOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 
30 de outubro 
Limpeza dos canteiros de mudas de Acácia 
RELATOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 
 
06 e 26 de novembro 
Limpeza dos canteiros e repicagem de mudas de açaí 
RELATOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 
07 de novembro
Escarificarão com lixa 1200 sementes de Tamarindo
RELATOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 
08 de novembro 
Plantio de mudas de Mogno africano da sementeira para o tubete 
RELATOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 
11, 12 e 13 de novembro
Plantio de mudas de Paineira em sacos plásticos 
RELATOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 
21 e 22 de novembro
Repicagem de mudas da sementeira e plantio de mudas de Pequi em sacos plásticos 
RELATOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 
25 de novembro
Limpeza dos sacos plásticos das mudas de Pata de Vaca 
CONCLUSÃO
	A realização e o acompanhamento das atividades desenvolvidas relacionadas, tanto as plantas quanto aos substratos, realizados ao longo do estágio,
demonstram a importância de tais atividades para o desenvolvimento de mudas de boa qualidade. 
	Comprovando a importância das atividades realizadas, ao longo do estágio foi possível verificar uma melhoria visual na qualidade das mudas de Acácia que foram transplantadas de recipientes logo no início das atividades. 
	Durante o estágio foi possível verificar a eficiência da adubação orgânica o que é possível produzir mudas de qualidade com baixo custo de produção. 
	Atualmente o viveiro conta com três funcionários, sendo a administração feita pelo viverista responsável.
 	Em relação a mão de obra é onde ocorre a maior deficiência, pois a rotatividade de funcionários faz com que a empresa nunca tenha um profissional capacitado. 
	Como recomendações ao viveiro sugere-se que sejam realizados mais experimentos avaliando os substratos utilizados em diferentes espécies, tanto ornamentais quanto nativas arbóreas, bem como uma comparação com adubos químicos, analisando sua eficiência. 
CONCLUSÃO
	Também seria importante realizar uma análise química dos substratos utilizados. Como o objetivo principal da produção de mudas nativas é a arborização urbana deve ser realizado um estudo para verificar quais as espécies são mais utilizadas na arborização urbana da região. 
	Durante o período de estágio, constatou-se que o maior percentual de emergência de plântulas ocorreu em sacos plásticos. 
	A retenção de umidade pode ser um dos fatores que influenciou esses resultados, visto que os sacos plásticos estão alocados no viveiro em um piso coberto por britas, e o volume de substrato nesses recipientes é maior que nos tubetes.
CONSIDERAÇÕES SOBRE CONTRIBUIÇÃO DO ESTÁGIO PARA A SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL 
	A oportunidade da realização do estágio supervisionado em empresas como o viveiro florestal, na área de produção de mudas é de grande importância para colocar em prática as atividades que durante o curso foram apenas teóricas, visto que ainda não possuíamos um viveiro para a realização dessas atividades. 
	É recomendado o estágio nessa empresa aos demais estudantes da UNEMAT campus de Alta Floresta, pela aprendizagem que pode ser obtida durante o mesmo e pela atenção oferecida pelo proprietário que esteve sempre disposto a ensinar e auxiliar as atividades. 
	A maior lição obtida no estágio foi à importância do trabalho em equipe, a boa relação e comunicação com funcionários, contribuindo com o melhor desempenho de suas atividades.
OBRIGADO!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando