Buscar

aquecimento no carro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Calor - Para não esquentar a cabeça
Enio Greco - Estado de Minas
O verão nem chegou oficialmente, mas as altas temperaturas desta época do ano sobrecarregam alguns sistemas do carro, exigindo cuidados especiais de manutenção
	Arte de Ed
	
O verão começa oficialmente em 21 de dezembro, mas o calor já está aí e seus efeitos sobre o carro podem ser facilmente percebidos. Nas altas temperaturas do trânsito urbano ou das longas viagens de férias, comuns nesta época do ano, seu automóvel necessita de cuidados especiais para não derreter em prejuízos. O diretor-técnico da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Paulo Lozano, revela que o calor exige cuidados, mas esclarece que existem alguns mitos que devem ser desconsiderados.
Uma preocupação comum a vários motoristas nos períodos de altas temperaturas é com relação à possibilidade de o motor fundir devido ao superaquecimento. Lozano explica que os carros são preparados para que isso não ocorra. “Os motores a explosão interna não aproveitam toda a energia gerada pela queima do combustível nos cilindros. E a sobra de energia é removida do motor pelos gases de escape, por irradiação e pelo sistema de arrefecimento. Caso contrário, o motor superaquece e funde”, esclarece o diretor-técnico da AEA.
Lozano lembra que, se o carro for bem cuidado, os riscos de ocorrerem problemas diminuem. Por isso, é importante fazer a inspeção dos itens do sistema de arrefecimento, como bomba d�água, mangueiras, radiador, líquido refrigerante, reservatório e tampa de pressão, válvula termostática, ventilador e motor. Veja como conferir cada um deles e evitar problemas com o calor:
Radiador
Trata-se de um componente de extrema importância para o bom funcionamento do motor e, por isso, precisa de cuidados. O radiador faz a troca térmica do excesso de calor do propulsor com o meio ambiente. Carros que trafegam com freqüência por lugares mais sujos, como estradas de terra ou com lama, correm maior risco de obstrução do radiador. Por isso, é importante fazer a limpeza externa periodicamente. Já a limpeza interna e a troca do líquido refrigerante devem ser feitas com a periodicidade determinada pelo fabricante.
Líquido refrigerante
Não se deve usar somente água no radiador. O líquido refrigerante contém aditivos com múltiplas funções, como proteger o sistema interno contra corrosão e incrustações, aumentar o ponto de ebulição da água e diminuir a tendência de formação de bolhas.
Bomba d`água
É um importante componente do sistema de arrefecimento e raramente apresenta problemas. Mas, se for notado um vazamento de água com o carro parado, pode ser sinal de deterioração do selo da bomba. Ruídos de funcionamento também indicam problemas. A correia de acionamento da bomba d`água também deve ser verificada periodicamente.
Mangueiras
Fazem a conexão entre os elementos do sistema de refrigeração e podem ressecar e estourar, deixando vazar todo o líquido. É preciso também verificar se as braçadeiras que prendem as mangueiras apresentam trincas ou rachaduras. Outro problema que pode ocorrer depois de algum tempo de uso é que presilhas, suportes ou separadores, que prendem as mangueiras, se soltem, causando desgaste por atrito e comprometendo o funcionamento do sistema.
Reservatório e tampa
O nível do reservatório deve ser checado freqüentemente, pois perdas contínuas do líquido podem indicar que há vazamento no sistema. É preciso descobrir o problema e corrigi-lo rapidamente. A tampa regula a pressão do sistema e deve estar sempre em perfeitas condições. Caso seja necessário substituí-la, use sempre uma com calibragem original.
Válvula termostática
Tem a função de fazer com que o motor esquente o mais rápido possível após a partida. Mas, às vezes, ela trava antes que o motor atinja a temperatura ideal, provocando o superaquecimento. Um bom mecânico pode avaliar se a válvula está funcionando bem, mas lembre-se de que o sistema de arrefecimento não pode ficar sem ela.
Ventilador
O componente é acionado em condições de tráfego pesado e baixa velocidade, para intensificar o fluxo de ar no radiador e diminuir a temperatura do líquido. A revisão do ventilador deve ser feita por um eletricista.
Motor
Lembre-se de que um motor desgastado e malcuidado tem compressão menor e torna-se ineficiente, com tendência a superaquecer. As folgas nos mancais de lubrificação ficam maiores e, com isso, aumenta o consumo de óleo e nota-se perda de potência e torque. Nesses casos, se o motor for muito exigido em dias de calor, pode aumentar o risco de pane. Mas, se o motor estiver funcionando normalmente, basta fazer a checagem de velas, componentes de ignição, sistema de alimentação de combustível e correias.
Sob o efeito do sol
Enio Greco - Estado de Minas
Outros sistemas e componentes do carro acabam sofrendo com ação do calor nesta época do ano. Freios, embreagem e até mesmo o interior do veículo podem se alterar
	Rafael Bozzolla/EM - 18/9/06
	
Não é só o sistema de arrefecimento do motor que pode apresentar problemas, nos dias de temperaturas elevadas. Há outros componentes que devem ser lembrados, pois também estão sujeitos a alterações com o calor. Paulo Lozano, diretor-técnico da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), informa quais são e indica os principais cuidados.
Elétrico
Com a elevação da temperatura, é normal que se use com mais freqüência o ar-condicionado ou o sistema de ventilação, aumentando o consumo de energia. Para evitar problemas, Lozano recomenda a verificação da carga e estado geral da bateria, terminais e cabos. É bom checar também o nível do gás, compressor, mangueiras e polias do ar-condicionado. Calor e umidade elevados podem favorecer o aparecimento de fungos e bactérias prejudiciais à saúde.
Consumo
Com o calor, é normal que a evaporação do combustível aumente e os gastos também. Mas desconfie de cheiro de combustível no interior do carro, pois pode indicar algum vazamento no sistema de alimentação.
Freios
O diretor técnico da AEA explica que a temperatura ambiente exerce alguma influência no esforço de frenagem, mas não de forma contundente. Ele diz que, quando muito solicitados e aquecidos, os freios a tambor apresentam uma tendência maior de perder a eficiência de frenagem do que os sistemas com discos. Recomenda-se a revisão periódica do sistema e, para evitar problemas, descer serras engrenado em marcha reduzida.
	Marlos Ney Vidal/EM - 13/7/06
	
Embreagem
Situações como uma subida de serra, com trânsito congestionado, em um dia de calor, podem causar problemas na embreagem. Para evitar, é recomendável que os elementos do sistema estejam sempre em bom estado de conservação. Lozano dá outras dicas importantes: evite fazer o controle de embreagem com o carro parado e não descanse o pé sobre o pedal, situações que causam o desgaste do sistema.
Pintura
Paulo Lozano lembra que algumas cores podem ser mais sensíveis aos raios ultravioleta, como o vermelho Bordeaux. Mas, em geral, ele acredita que o desgaste da pintura só ocorra a longo prazo.
Forninho
O interior do carro não deve ser prejudicado pelo calor e ação dos raios solares, já que os plásticos e tecidos usados são desenvolvidos e testados para resistir a essas situações. Mas o diretor-técnico da AEA esclarece que um carro totalmente fechado, parado sob sol forte, pode chegar a uma temperatura extremamente elevada, causando total desconforto a quem estiver em seu interior. O ideal é proteger o veículo da exposição prolongada ao sol.
Peso
Respeite os limites de carga recomendados pelo fabricante, pois a combinação de carro pesado e calor pode acarretar danos a alguns sistemas e componentes. Consulte o manual do proprietário para saber qual a carga total recomendada.

Outros materiais