40 pág.

Plano de Negocio - Lava Jato

Disciplina:Introdução à Administração11.196 materiais475.841 seguidores
Pré-visualização7 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA – LINHA VERDE
Ciências Contábeis

PLANO DE NEGÓCIOS:
Operação Lava Jato LTDA

Belo Horizonte/MG
2017

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA – LINHA VERDE

Ciências Contábeis

Este Trabalho tem como finalidade as avaliações da disciplina Projeto Interdisciplinar, Plano de Negócios, lecionada pela Professora Flavia Silveira Morais.

Belo Horizonte
2017

1. SUMÁRIO EXECUTIVO

1.1 – Objetivo Geral
Apresentar a viabilidade de implantação da empresa Operação Lava-Jato.
1.2 – Objetivos Específicos
Apresentar a viabilidade de implantação da empresa através de analises nas dimensões legais, administrativa, operacional, financeira, ambiental e mercadológica.
1.3 – Resumo dos Principais pontos do Plano de Negócio
O mundo dos negócios é extremamente competitivo, neste senário, empresas possuidoras de estudo de mercado, tornam-se mais seguras e com capacidade competitiva maior, visando o crescimento e a sobrevivência.
O plano de negócios nos orientou na busca de informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e serviços a serem oferecidos, bem como clientes, concorrentes, fornecedores e principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio. Este estudo foi imprescindível para a efetivação e crescimento sustentável do empreendimento no mercado.
Dornelas (2005) define o sumario executivo como a principal parte do plano de negócios, haja vista, nele mostrar-se uma visão geral do empreendimento, como o cenário, vantagens. Nestes termos, o sumario executivo permite ainda que se apresente um breve entendimento de quais são os produtos ou serviços praticados, o mercado, as projeções financeiras. Ou seja, o sumario executivo, se constitui na principal seção do plano de negócios e deve expressar uma síntese do que será apresentado na sequência.
A empresa que será constituída é um Lava Jato, voltado para prestação de serviços como limpeza de automóveis de médio e grande porte e frotas de caminhões. Prestaremos o serviço de alta qualidade e confiança com preços equiparados aos de mercado.
O lava-jato tem como missão desenvolver soluções inteligentes em lavagem veicular, promovendo excelência, versatilidade, conforto e satisfação total para os clientes.
Com diferencial de reutilização de recursos visando a preservação do meio ambiente vamos fazer uso do sistema de captação de água pluviais, planejamento do reuso da água, usaremos produtos biodegradáveis, faremos o correto descarte de embalagens, tratamento de efluentes e o controle e acompanhamento diário do consumo de água pelo proprietário.
O projeto está composto da análise de seis dimensões que envolvem os aspectos legais, administrativos, mercadológicos, operacionais, ambientais e financeiros.
Desta forma, analisando cada dimensão, espera-se elencar insumos que venham contribuir para tomada de decisão e funcionamento correto da empresa.
1.4 – Dados dos empreendedores, Experiência Profissional e Atribuições

Sócio 1
Nome: Caio Lana
Endereço: Rua Pintor Atahyde, 283, Tupi Belo Horizonte
Telefone: (31) 3213-1200
Perfil/Atribuições: Graduado em administração pelo Centro Universitário UNA epós-graduação em logística empresarial pela FVG. Profissional com grande experiência em Gestão Administrativa/ Contratos, já tendo ocupado cargos de gerência em grandes empresas.
Sócio 2
Nome: Mauricio Augusto
Endereço: Rua Laura Marques Ferreira, 470, Justinopolis Ribeirão das Neves 	Comment by Adriane Toledo:
Telefone: (31) 3622-0470
Perfil/Atribuições: Graduado em ciências contábeis e pós-graduação em legislação tributária. Profissional com grande experiência em Gestão Contábil/ Financeira, já tendo ocupado cargos como contadora em grandes empresas.

1.5 – Dados do Empreendimento

Nome da Empresa: Operação Lava-Jato LTDA
CNPJ/CPF: 11.111.111/0001-11
Logomarca:

1.6 – Missão/Visão da Empresa

A missão declara a razão de ser empresa, ou seu propósito e o que ela faz.
“Missão é uma declaração única que representa a identidade da organização estabelecendo o seu propósito mais amplo. Tem de ser imune aos objetivos e estratégias estabelecidos” (Furlan, 1997).
A missão da empresa Operação Lava Jato é desenvolver soluções inteligentes em lavagem veicular, promovendo excelência, versatilidade, conforto e satisfação total para os clientes.
A Visão da empresa é ter o diferencial na reutilização de recursos visando a preservação do meio ambiente.

1.7 – Valores da Empresa

A cadeia de valores desagrega uma empresa nas suas atividades de relevância estratégica para que se possa compreender o comportamento dos custos e as fontes existentes e potenciais de diferenciação. Uma empresa ganha vantagem competitiva, executando estas atividades estrategicamente importantes de uma forma mais barata ou melhor do que a concorrência (Potter, 1990).
Os valores da empresa Operação Lava-Jato são: Credibilidade, Honestidade, Versatilidade, Lealdade, Inovação e Resultado.

1.8 – Setores de Atividades

O serviço de lava-jato está atrelado ao crescimento da frota de automóveis e ao poder aquisitivo dos clientes, associado a uma melhor distribuição de renda. Sua expansão vem com as melhorias tecnológicas e de produtos que aceleram a realização do serviço, com eficiência e qualidade.
 A falta de tempo e o aumento das restrições ao uso da água para lavagem de automóveis são fatores que levam muitos proprietários a utilizarem os serviços de lavagem de automóvel em estabelecimentos especializados.

1.9 – Aspectos Legais

1.9.1 – Legislações pertinentes ao negócio

O negócio estará de acordo com todas as leis e normas de observação obrigatória no momento de sua implementação:
As etapas para o registro são:
- Junta Comercial;
- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
- Secretaria Estadual de Fazenda;
- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se enquadra (é obrigatório o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal por ocasião da constituição da empresa e até o dia 31 de janeiro de cada ano);
- Caixa Econômica Federal, para cadastramento no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
- Corpo de Bombeiros Militar.
- Prefeitura Municipal – Alvará de Funcionamento: Para obter alvará que licencia a atividade no local escolhido é necessário que o interessado se dirija à Secretaria Municipal de Obras de seu município para regularizar e adequar o imóvel a legislação local (código de edificações e postura do município) e obter a Certidão de Uso do Solo. A solicitação da certidão deve ser instruída de documentos básicos como planta de localização georreferenciada, termo de uso pretendido, etc.
- Licenciamento Ambiental: Após aprovação do projeto de adequação do imóvel, o segundo passo é dirigir-se a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de seu Estado, para obter orientações sobre o licenciamento ambiental. A atividade deve estar em conformidade com a legislação ambiental. Portanto, o órgão de gestão ambiental estadual / municipal deve ser consultado sobre a legislação aplicável em sua cidade.
Principais Leis Federais Aplicáveis a Atividade
• Lei nº. 6.938, de 31 de agosto de 1981 - Política Nacional do Meio Ambiente.
• Lei Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.
• Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências.
• Lei Nº. 8.078, de 11 de setembro de 1990 - Código de Defesa do Consumidor (CDC). As empresas que fornecem serviços e produtos no mercado de consumo devem observar as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor. O CDC, publicado em 11 de setembro de 1990, regula a relação de consumo em todo o território brasileiro, na busca de equilibrar a relação