Buscar

Trabalho Geomatica

Prévia do material em texto

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
GEOMÁTICA
Trabalho apresentado à disciplina de Geomática, do curso de Engenharia Civil da Unileste-MG. 
Componentes:
Gabrielly Cristina Patrício Correia – A06155520
Joyce Santos Gomes – A06154578
Karolline Colares Matos – A06152971
Viviane de Lourdes Ferreira Fernandes – A06154607
Professor: Dirley Dos Santos Vaz
Coronel Fabriciano
Junho de 2015
SATÉLITE RapidEYE
	Trabalho apresentado à disciplina de Geomática, do curso de Engenharia Civil da Unileste-MG. 
Coronel Fabriciano 
Junho de 2015
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	4
2.	DESENVOLVIMENTO	5
2.1	Histórico e Generalidades	5
2.2	Especificações técnicas	5
2.3	Aplicações	6
2.4	Continuidade de programa (previsão)	6
3.	CONCLUSÃO	7
4.	REFERÊNCIAS	8
INTRODUÇÃO
Satélites artificiais são colocados, por meio de foguetes, em uma órbita elíptica, tendo como objetivo o centro da Terra. Existem vários tipos de satélites artificiais como: os satélites espiões ou para fins militares, os satélites de comunicação, os satélites de televisão, os satélites científicos; os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto de recursos terrestres. Atualmente, o uso dos satélites é fundamental para estudos e ações sobre o meio ambiente, benefício da saúde, telecomunicações, da defesa do território nacional, entre outras. 
Em países de grande extensão territorial como o Brasil, a observação da Terra por satélite é a maneira mais econômica e efetiva de coletar dados. O uso de imagens de satélite por instituições permite o planejamento do território, tornando possível a tomada de decisões pelo conhecimento real do espaço físico. Então, para coletar imagens de media resolução o satélite RapidEye é o mais indicado.
DESENVOLVIMENTO
Histórico e Generalidades 
Atualmente, vem sendo lançados diversos satélites, com especificações técnicas avançadas em relação às resoluções temporal, espectral e espacial. Com isso, no dia 29 de Agosto de 2008 a empresa alemã RapidEye lançou na Base aérea de Baikonur, no Cazaquistão o satélite RapidEye. Que é formada por uma constelação de 5 microssatélites.
Os cinco satélites são dotados com sensor multiespectral composto de scanners de linha, com 12.000 pixels, são capazes de capturar imagens em cinco bandas espectrais, com comprimento de onda entre 440 Um e 850 Um. É o primeiro sistema orbital que inclui a banda Red-Edge, específica para o supervisionamento da atividade fotossintética da vegetação.
Especificações Técnicas 
A resolução espacial original de cada banda é de 6,5 metros, e após a ortorretificação as bandas tem a resolução de 5m, que resulta em imagens corrigidas com precisão de detalhes compatível com escala 1:25.000. Além disto, Modelos Digitais de Elevação (DEM) podem ser obtidas pela correlação de pares de imagens.
A resolução espectral do satélite RapidEye é mostrado na tabela abaixo:
	Banda 1 (azul):
	440 – 510 nm
	Banda 2 (verde):
	520 – 590 nm
	Banda 3 (vermelho):
	630 – 685 nm
	Banda 4 (red-edge):
	690 – 730 nm
	Banda 5 (infravermelho próximo):
	760 – 850 nm
 
O satélite, possui a resolução radiometria de 12 bits ou 4096 níveis de cinza, e resolução temporal deste satélite é de 24 horas (off –nadir) e 5,5 dias (nadir).
Aplicações
Os produtos da RapidEye são utilizados nas áreas de Energia, Agricultura e Silvicultura, Meio Ambiente, Cartografia e para os órgãos e organizações do Governo.
 	Ele permite a previsão de colheitas, auxiliam os produtores quando será o momento de plantar, adubar e irrigar em áreas vegetadas identificam pragas ainda que não sejam visíveis a olho nu, e monitora o crescimento da plantação, verificam desastres naturais entre outros.
Continuidade do Programa (previsão)
	Em setembro de 2011 a RapidEye – empresa distribuidora de informações geoespaciais que tem sede na Alemanha, possuidora de uma constelação de cinco satélites de observação da Terra – foi adquirida pelo Blackbrige Group. Foi realizada uma entrevista com o Presidente e CEO da companhia, Ryan Johnson, onde ele diz que “Os satélites estão em boas condições, a equipe de engenharia da RapidEye tem feito um grande trabalho de eficiência operando o sistema. Como a maioria dos sistemas bem desenhados, esperamos que a constelação RapidEye continue a desempenhar bem a vida útil dos Satélites para os próximos anos, dando segurança para os nossos usuários. A vida útil esperada do sistema fornece algum tempo para construir as parcerias necessárias para a próxima geração de satélites. Os dados RapidEye estão sendo cada vez mais utilizados como referência em importantes projetos em vários países.” 
CONCLUSÃO
Os satélites do sistema RapidEye possuem características que o torna único e oferece resposta a diferentes aplicações do Sensoriamento Remoto. O sistema oferece uma combinação sem igual de cobertura de extensas áreas, alta resolução e capacidades multiespectrais. Este novo sistema pode capturar imagem a mais de 4 milhões de km² da Terra e alcançar qualquer ponto da Terra diariamente, produzir imagens com pixel de 5 metros, e coletar imagem em cinco bandas espectrais: Azul, Verde, Vermelho, Red-Edge e Infravermelho Próximo.
REFERÊNCIAS
Satélites - Monitoramento
Disponível em: < www.sat.cnpm.embrapa.br >
Acesso em: julho/2015
Satélite – RapidEye
Disponível em: < www.globalgeo.com.br >
Acesso em: julho/2015

Continue navegando