Buscar

AV-FUND. CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0100_AV_201307141391 (AG) » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201307141391 - DAYANE BORGES DE ARAÚJO
	Professor:
	MARIA DO CARMO DE FIGUEIREDO CISNE
	Turma: 9026/AA
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 2        Data: 04/06/2014 16:26:05
	
	 1a Questão (Ref.: 201307403611)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Segundo o filósofo alemão Karl Marx é correto afirmar que o Estado tem um papel preponderante na sociedade capitalista. A partir desta afirmação comente sobre a relação entre o Estado, dito burguês, e sociedade para este autor
		
	
Resposta: O Estado tem o poder de desempenhar seu papel para com a população, através de Leis regulamentadas, trazendo assim a harmonia, liberdade e crescimento do homem. Tem o dever de satisfazer a população mais sempre colocando seu Poder em primeiro lugar.
	
Gabarito: Segundo este filósofo é correto afirmar que o Estado seria um dos principais instrumentos de dominação e de alienação dos sujeitos. Representando de modo geral os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes capitalistas
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307164745)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Karl Marx, em sua teoria, reflete sobre o papel do Estado na sociedade capitalista. Sobre a relação entre Estado e sociedade, para este autor, é correto afirmar que:
		
	
	A finalidade do Estado é o exercício da justiça entre os homens e, portanto, é um bem indispensável à sociedade.
	
	O Estado tem por finalidade assegurar a felicidade dos cidadãos e garantir, também, a liberdade individual dos homens.
	 
	O Estado visa atender, por meio da legislação, a vontade geral dos cidadãos, garantindo, assim, a harmonia social.
	
	O Estado defende, na sociedade capitalista, os interesses do proletariado e da classe média.
	 
	O Estado é um instrumento de dominação e representa, prioritariamente, os interesses dos setores hegemônicos das classes dominantes.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307173515)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"Não faz muito tempo, houve no Rio de Janeiro, um congresso internacional de turismo e seus planejadores sentiram que os visitantes não poderiam converter em espetáculo os setores excluídos da vida tecno-civilizada da cidade. Convocaram-se as empresas de tabuletas (out-doors como manda o figurino) para tapar o que não se podia mostrar: os pardieiros, o lixo, as favelas. Ficou evidente que, além de apregoar salsichas e alpargatas, os tapumes coloridos tinham a importante função social de modernizar a paisagem, de reajustar uma imagem da terra às exigências estéticas das retinas. Veja-se bem: não se cogitou nem uma vez sequer de restruturação do espaço social, mas das atitudes prováveis diante desse espaço. É exatamente isto o que chamamos de tele-visão do mundo." ( Muniz Sodré) Com base no texto acima e nas aulas de Fundamentos das Ciências Socias, assinale a única alternativa que explique o texto acima:
		
	 
	O texto faz uma crítica severa à forma como o espaço urbano é organizado, gerando a desigualdade social.
	
	O texto faz uma crítica severa ao consumismo, mostrando que o encontro entre diferentes culturas propicia a humanização das relações sociais, a partir do aprendizado sobre as diferentes visões de mundo.
	
	O texto revela a preocupação dos governantes com a questão do meio ambiente, cuja degradação deve-se à falta de consciência da população mais pobre.
	 
	O texto faz uma crítica severa à formação do povo brasileiro que em tudo dá um jeitinho, revelando uma completa falta de cultura.
	
	O texto faz uma crítica severa à industria do lazer , que cada vez mais deve primar pela tolerância e pela compreensão dos valores, da lógica e da dinâmica própria de cada país.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307168201)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a sociologia, como ciência que investiga as relações humanas em sociedade, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo da sociologia é apresentar visões particulares de mundo dos sociólogos.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objetivo é estudar as relações sociais e as formas de associação, não considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade.
	 
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo são os grupos sociais, a divisão da sociedade em classes, a mobilidade social , bem como os processos de cooperação, competição e conflito na sociedade.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é restrito à análise de algumas situações sociais específicas.
	
	A sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos humanos e das sociedades. O objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos como seres sociais e não sociais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307385473)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando as diferenças básicas existentes entre as ciências sociais e as ciências naturais, no que se refere aos seus objetos e métodos, podemos afirmar que:
		
	
	As ciências naturais estudam fenômenos simples e exigem um afastamento entre investigador e objeto investigado, sendo a análise subjetiva a indicada para esse tipo de observação.
	 
	As ciências sociais estudam fenômenos complexos, que ocorrem em situações não controladas e em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise de fenômenos dessa natureza seja subjetiva.
	
	As ciências naturais tratam de fenômenos complexos, facilmente observáveis, que permitem classificação e, portanto, o método mais indicado é o subjetivo.
	
	As ciências sociais tratam de fatos ou fenômenos complexos, facilmente isoláveis, recorrentes e que podem ser reproduzidos em laboratório.
	
	As ciências sociais estudam fenômenos de causas simples, o que torna o método objetivo o mais apropriado para esse tipo de investigação.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307230752)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Podemos afirmar tratar-se de uma forma de ver o mundo através de sua cultura atrelada a uma perspectiva de considerar o seu modo de vida como o correto, digno e superior ao demais. Essa citação resume a prática de uma postura de mundo baseada em:
		
	
	homofilia
	
	tolerância
	
	alteridade
	 
	etnocentrismo
	
	diversidade
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307174094)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao estudar os fatos sociais, Durkheim percebeu que alguns fenômenos desvelavam situações em que um indivíduo ou grupos perdiam as referências normativas que orientavam a vida e, com isso, enfraqueciam a solidariedade social. O indivíduo sentia-se livre de vínculos sociais e, muitas vezes, apresentava um comportamento antissocial.
Com base nessa ideia, assinale a única alternativa certa sobre o conceito desenvolvido por este autor que corresponde ao tema tratado na letra da música de Raul Seixas, "O dia em que a terra parou", apresentada abaixo:
No dia em que todas as pessoas/ Do planeta inteiro/ Resolveram que ninguém ia sair de casa/ Como que se fosse combinado em todo o planeta/ Naquele dia, ninguém saiu saiu de casa, ninguém/ O empregado não saiu pro seu trabalho/ Pois sabia que o patrão também não tava lá/ Dona de casa não saiu pra comprar pão/ Pois sabia que o padeiro também não tava lá/ E o guarda não saiu para prender/ Pois sabia que o ladrão, também não tava lá/ E o ladrão não saiu para roubar/ Pois sabia que não ia ter onde gastar (...) E nas Igrejas nem um sino a badalar/ Pois sabiam que os fiéis também não tavam lá/ E os fiéis não saíram pra rezar/ Pois sabiam que o padre também não tava lá E o aluno não saiu para estudar/ Pois sabia o professor também não tava lá/ E o professor não saiu pra lecionar/ Pois sabia que não tinha mais nada pra ensinarNo dia em que a Terra parou (Ôôôô)/ No dia em que a Terra parou (...)
		
	 
	A letra desta música pode ser pensada como caso típico de anomia, inversão ou ausência total das normas de conduta
	
	A letra desta música pode ser pensada como caso típico de normalidade, pois episódios como esse ocorrem frequentemente
	
	A letra desta música pode ser pensada como caso típico de anomia, acirramento ou interiorização das normas de conduta
	
	A letra desta música pode ser pensada como caso típico de patologia social, já que este fato encontra-se nos limites da consciência coletiva
	
	A letra desta música pode ser pensado como caso típico de normalidade, já que este fato encontra-se fora dos limites estabelecidos pela coletividade
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307173485)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A literatura sempre foi rica de comentários, alusões e observações penetrantes em relação ao direito e às leis. Dentre as incontáveis passagens da literatura brasileira do século XIX a respeito das leis, tome-se como exemplo o seguinte trecho de A CARNE, de Júlio Ribeiro: "A fazenda paulista em nada desmerecia do solar com jurisdição da idade média. O fazendeiro tinha nela cárcere privado, gozava de alçada afetiva, era realmente senhor de baraço e cutelo. Para reger os súditos, guiava-se por um código único - a sua vontade soberana. De fato estava fora do alcance da justiça: a lei escrita não o atingia. Contava em tudo e por tudo com a aquiescência nunca desmentida da autoridade, e, quando, exemplo raro, comparecia à barra de um tribunal por abuso enorme e escandalosíssimo de poder, esperava-o infalivelmente a absolvição. O seu predomínio era tal que às vezes mandava assassinar pessoas livres na cidade, desrespeitava os depositários de poderes constitucionais, esbofeteava-os em pleno exercício de funções, e ainda ... era absolvido. Para manter o fazendeiro na posse de privilégios consuetudinários, estabeleciam-se praxes forenses, imorais e "antijurídicas." Abstraindo-se as questões estilísticas, temporais históricas e o direito então vigente - isto é, imaginando-se que a situação seja atual e verdadeira - analise, com base nos postulados teóricos de Max Weber, qual o tipo de dominação presente e suas características.
		
	
Resposta: Dominação Social, feita pelos políticos que de certa forma conseguem dominar a população com mentiras e promessas sem que as mesmas percebam.
	
Gabarito: No que diz respeito à tipologia das ações daquela que ficou conhecida como Sociologia da Dominação, Weber seguiu o mesmo método: construiu tipos ideais de sentidos diferentes entre si que seriam derivados do que de mais frequente haveria na realidade e, por isso, seriam os mais abrangentes possíveis para representá-la, isto é, para ordená-la pelo pensamento de modo válido. no caso em questão, verifica-se a dominação tradicional, baseada em hábitos e costumes.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307397749)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O ORGANICISMO CONSISTE EM:
		
	
	A PRIMEIRA CORRENTE TEÓRICA SISTEMATIZADA DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO.
	
	A EVOLUÇÃO DA MORFOLOGIA SOCIAL.
	
	A CRENÇA DE QUE OS ORGANISMOS DOS INDIVÍDUOS DETERMINAM SUA CULTURA.
	 
	A CRENÇA DE QUE A RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE AS DIVERSAS PARTES QUE COMPÕEM A SOCIEDADE É SEMELHANTE À RELAÇÃO QUE GUARDAM ENTRE SI OS ÓRGÃOS DE UM ORGANISMO VIVO.
	 
	A APLICAÇÃO DAS IDEIAS EVOLUCIONISTAS ÀS SOCIEDADES.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307396685)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a afirmativa que apresenta uma sequência CORRETA de características gerais do "tipo ideal" da burocracia preconizada por Weber:
		
	
	Definição dos poderes, em termos de comando, de forma clara e delimitada / mando vertical e descendente/ administração baseada em tradições orais.
	
	Fixação e definição das atribuições dos empregados /administração baseada em tradições orais /recrutamento para o preenchimento de vagas por meio de provas e diplomas.
	
	Nítida separação entre as atividades burocráticas e as atividades pessoais dos empregados /recrutamento para o preenchimento de vagas por meio de relações de parentesco /empregados protegidos por estatutos e remunerados regularmente em dinheiro.
	
	Recrutamento para o preenchimento de vagas por meio de relações de parentesco /nítida separação entre as atividades burocráticas e as atividades pessoais dos empregados / empregados protegidos por estatutos e remunerados regularmente em dinheiro.
	 
	Administração baseada em documentos /definição dos poderes, em termos de comando, de forma clara e delimitada /nítida separação entre as atividades burocráticas e as atividades pessoais dos empregados.

Outros materiais