Buscar

Resumo de estudo

Prévia do material em texto

Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte - FCSGN
Curso de Psicologia
Prof. Anilso G. M. Buchardt 
ATIVIDADE 1º SEMESTRE PSICOLOGIA UNIFLOR
ALUNO (A): _Alan Ferreira de Sousa______________________________________
DISCIPLINA: PSIC. HISTÓRIA, CIÊNCIA E PROFISSÃO. TURMA: ____b____ 
DATA:03/10/2016 ATIVIDADE Nº:_3_____
Neste momento do curso, precisamos entender algumas escolas de pensamento e formas de conceber o aprendizado e comportamento que foram precursoras das principais escolas de abordagem da psicologia moderna. Desta forma, procure nas atividades propostas abaixo, fazer um entendimento profundo das seguintes temas:
Qual a essência do INATISMO?
Inatismo. O homem nasce com todas as capacidades prontas para conhecer/aprender, acrescentando os aspectos internos do sujeito. Seus principais pensadores são Platão, Aristóteles, Descartes. Defendendo que o conhecimento é um constante renascer, cada vez que se apresenta algo novo em nossa mente, ele passa a ser conhecido. E seu conhecedor também se transforma, encontramos fragmentos de Heráclito, que demonstra como, pelo conhecimento participamos do ser divino, visto que é próprio da divindade conhecer, e enquanto conhecemos, somos também divinos, conhecedores da verdade suprema, e enquanto tomamos parte de individual, e não do todo, entramos na ilusão, deste modo ser e conhecer estão intimamente ligados. Na mesma questão encontramos Platão, que interroga quem dá ao homem o poder de conhecer, que remete a idéia do Bem a causa do conhecimento, essa idéia toma o conhecedor e faz com que ele conheça, se voltando ao ser causador dos seres e de seus conhecimentos, tentando conhecê-lo.
Qual a essência do COMPORTAMENTALISMO, OU BEHAVIORISMO?
A escola comportamentalista , também conhecida como Behaviorismo, surgiu no campo da ciência psicológica em 1913, a partir de um artigo de Watson, como uma tentativa de legitimar o caráter científico da Psicologia através do repúdio dos métodos de investigação das escolas Estruturalista e Funcionalista e da aceitação de que seria possível uma ciência do comportamento que explicasse os fenômenos através de causas naturais e não mais recorresse a explicações mitológicas ou subjetivas, como acontecia anteriormente. Os termos comportamentalismo e Behaviorismo provêm de uma tradução de Behaviorismo, nome da escola teórica fundada por Watson, derivado do vocábulo behaviorismo, que, em inglês, significa comportamento.
Qual a essência do pensamento ESTRUTURALISTA de Wundt?
Wundt acreditava que as sensações e os sentimentos são as duas formas elementares da experiência. Reconhecia elementos ou conteúdo da consciência e se concentrava primordialmente na organização ou síntese desses elementos em processos cognitivos de nível superior mediante o princípio da apercepção a mente tem o poder de sintetizar espontaneamente elementos. Contrariava a noção mecânica e passiva da associação favorecida pela maioria dos empiristas e associacionistas britânicos.
Defina a abordagem FUNCIONALISTA:
A abordagem funcionalista representa uma importante etapa na crescente e progressiva orientação com o funcionamento da mente em seu processo de adaptação ao meio ambiente. Lembrando os atos ou processos mentais como objeto de estudo da psicologia em contraste com a escola estruturalista, que destaca os conteúdos conscientes. O funcionalismo não pretendeu fundar ou sistematizar uma escola de psicologia e sim mais um movimento onde vários tipos de escolas se agruparam em torno no interesse das funções do organismo (no processo constante de adaptação ao meio). 
Defina a abordagem ASSOCIACIONISTA:
 Termo associacionista origina-se da concepção de que: A aprendizagem se dá por um processo de associação das ideias mais simples às mais complexas. Pois o indivíduo precisaria aprender as ideias mais simples, que a ela estariam associadas.
Fale sobre a teoria da PSICANÁLISE, de forma concisa, breve, apontando:
Origem da teoria;
Freud iniciou seu pensamento teórico assumindo que não há nenhuma descontinuidade na vida mental. Ele afirmou que nada ocorre ao acaso e muito menos os processos mentais. Defendia que há uma causa para cada pensamento, para cada memória revivida, sentimento ou ação. 
Principal teórico;
 Sigmund Freud, nascido em 6 de maio 1856 e morreu em 23 de setembro de 1939.
Quais os elementos das DUAS teorias do aparelho psíquico;
Id-instinto primitivo, bastante destacado m forma irracional.
Ego-Denominador equilibrador das forças irracionais e racionais.
Superego-Repressor do id, atua influenciando por regras.
Consciente- é a qualidade momentânea que caracteriza que as percepções externas e internas no conjunto dos fenômenos psíquicos.
Inconsciente- O adjetivo inconsciente é por vezes usando para exprimir para o conjunto dos conteúdos não presentes no campo efetivo da consciente. 
Pré-consciente- Qualifica as operações e conteúdo desse sistema pré-consciente separando do sistema inconsciente pela censura, que não permite que os conteúdos e os processos do inconsciente passem sem sofrerem transformações.
Em seus estudos, procure definir INCONCIENTE.
O inconsciente refere-se a conteúdos mentais/emocionais não acessados pela razão, pela consciência. É composto de memórias esquecidas, experiências reprimidas, percepções subliminares, experiências afetivas, sensações e intuições. É parte de um sistema de funcionamento da mente que exerce grande influência no comportamento das pessoas. O inconsciente se expressa, mas por meio de símbolos e reações autônomas. Internaliza seus “alertas”, recados e anseios autênticos de diferentes formas, inclusive por meio dos sonhos.
Referencias:
scielo.br
itcrcampinas.com 
itcrcampinas.com.br -BEHAVIORISMO E ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
Livro de Massini – Historia da Psicologia Brasileira pg. 210 a 258
Alunos, este trabalho é individual, deverá ser entregue digitado neste modelo enviado pelo professor no email da turma.
A data da entrega será dia 03/10/2016
Está será a avaliação oficial do 1º bimestre.

Continue navegando