Buscar

Reforma Trabalhista (Resumo)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
Recentemente foram sancionada, mudanças que versam sobre a reforma trabalhista, recebeu esse nome, devido as modificações significativas na Consolidação das Leis Trabalhista (CLT).
Esse projeto vem sendo discutido desde meados de 2016, onde fora, proposto e apresentado pelo presidente da república Michel Temer, desde então vem recebendo críticas e aceitações, e sua vigência se deu a partir do dia 11 de novembro deste ano.
Devido às mudanças os empregados e os empregadores, principalmente no que tange as empresas privadas (a maioria dos servidores públicos ficam sem efeitos das novas regras) possuíram direitos e deveres distintos dos que já estavam acostumados, dentre elas se destacam: os acordos entre empresa e sindicato possuem mais validade que as leis, contudo existem exceções; as férias vão poder ser divididas em até três períodos, os bancos de horas poderá ser feito por acordo individual, o intervalo muitas vezes destinado ao almoço poderá ser reduzido para até 30 (trinta) minutos, funcionários poderão ser contratados sem hora fixa e ter salário variável, haverá a possibilidade de se trabalhar 12 horas seguidas e descansar 36 horas se houver acordo coletivo, gestantes poderão trabalhar em locais de perigo mínimo ou médio se, por vontade própria e apresentarem autorização médica, mulheres lactantes só deixarão de trabalhar em lugar onde existe iminente periculosidade se apresentarem atestado médico que comprove a real necessidade, a demissão do empregado poderá ser feita através de acordo, e o trabalhador ganhará um número menor de FGTS, será aumentado o rigor para entrar com ações judiciais trabalhistas, e se houver a perda por parte do empregado o mesmo poderá arcar com as custas do processo, o trabalho executado em casa será regulamentado e deverá constar em contrato, acaba o pagamento dos impostos sindicais anuais, já no diz respeito a terceirização a mesma já havia sido aprovada em março, entretanto, a reforma traz uma proteção ao trabalhador (quem é demitido só pode ser terceirizado para a mesma empresa 18 meses depois).
Além dessas destacam-se o trabalho intermitente, o teletrabalho vejamos:
Jornada intermitente - Legaliza essa modalidade de trabalho, em que um trabalhador poderá alternar períodos em que presta serviços e outros de inatividade, podendo ser determinado em horas, dias ou até meses. A exceção ficou com os aeronautas, que são regidos por legislação própria. O contrato deve ser celebrado por escrito e conter especificamente o valor da hora de trabalho.
Autônomos - Prevê a contratação do autônomo que, cumpridas as formalidades legais, poderá trabalhar em uma determinada empresa, com ou sem exclusividade ou de forma contínua ou não. Esse profissional, entretanto, não terá direito aos mesmos benefícios que possui em empregado, como férias, 13º salário e FGTS.
Teletrabalho (Home Office) - Regulamenta o teletrabalho, definida como a prestação de serviço fora da empresa, com uso de tecnologia de informação e de comunicação que não constituam, por sua natureza, como trabalho externo. Essa modalidade de emprego deve constar expressamente do contrato de trabalho, em que conter as atividades do trabalhador.Eventuais ressarcimento pela compra, manutenção de equipamentos tecnológicos, como computadores, e a adequação da infraestrutura para a realização do trabalho remoto deverão constar em contrato escrito.
Gratuidade da Justiça - A parte que perder uma demanda judicial trabalhista, mesmo que seja beneficiário da Justiça gratuita, terá de arcar com custas de perícias do processo. Essa parte está sob contestação no STF..
Contribuição sindical - O recolhimento da contribuição sindical –um dia de trabalho remunerado– deixa de ser obrigatório e precisa ser autorizado expressamente pelo trabalhador. Centrais sindicais ainda tentam garantir o retorno da medida por meio de nova alteração na lei no Congresso Nacional.
Férias - As férias, de 30 dias, poderão ser divididas em até três períodos, sendo que um deles não pode ser inferior a 14 dias corridos e os demais não serem inferiores a cinco dias corridos, cada um. O empregado tem de concordar com esse fatiamento das férias.
	Portanto, nota-se que houveram mudanças de notório efeito, que serão em partes boas para uma determinada classe de pessoas, contudo afetará a rotina de outras. Esse trabalho visa aprofundar-se nas modificações, e elencar seus pontos positivos e também os negativos, explanando de forma simples e direta aquilo que se é primordial conhecer sobre a Reforma Trabalhista.

Outros materiais