Buscar

CONFLITOS DE COMPETÊNCIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONFLITOS DE COMPETÊNCIA
DO CONCEITO
O conflito acontece quando dois ou mais juízos se dão por competentes para um mesmo processo ou quando dois ou mais juízos se recusam a funcionar no feito.
O Código de Processo Civil soluciona-o através de um incidente chamado de conflito de competência.
O conflito de jurisdição está presente nos artigos 113 a 117 do código de processo penal, em que, há divergências entre doutrinadores sobre o conflito de jurisdição e o conflito de competências, pois, segundo Nestor Távora o primeiro é quando há divergências entre órgãos de categorias distintas, sendo juiz estadual e outro federal, já o segundo se dá quando se firma entre juízes da mesma jurisdição. Para Guilherme Nucci o conflito de jurisdição é utilizado de maneira equivocada, pois dada expressão não se trata deste conflito, sendo inerente a qualquer magistrado tal expressão, em que, para ele é correta a utilização do conflito de competências.
DOS CONFLITOS POSITIVOS OU NEGATIVOS
O conflito poderá ser positivo quando dois ou mais órgãos do poder judiciário, melhor dizendo juízes, se julgam competentes para o mesmo processo e julgamento do fato delituoso. Será negativo quando autoridades judiciárias afirmarem-se incompetentes para o conhecimento da causa penal (art. 114, I, CPP).
CONFLITO DE ATRIBUIÇÕES (MINISTÉRIO PÚBLICO):
O conflito entre autoridades é denominado conflito de atribuições e ocorre quando duas ou mais autoridades (administrativas ou judiciárias) praticam atos (não jurisdicionais) e colidentes entre si. Veja que a natureza do ato é que definirá se há conflito de atribuição ou conflito de competência, o conflito de competência exige autoridades judiciais praticando atos jurisdicionais.
Situação muito corriqueira se dá em relação ao inquérito policial, sabendo que o inquérito é procedimento administrativo e não jurisdicional, quando há divergência entre membros do Ministério Público ou entre estes e autoridades jurisdicionais está-se diante de um conflito de atribuições. Quando o conflito de atribuições se dá entre membros do Ministério Público Estadual a resolução se dá pelo Procurador Geral de Justiça, quando o conflito se estabelece entre membros do Ministério Público da União a solução deve vir pelo Procurador Geral da República. A solução se baseia na regra do art. 28 do CPP.
LEGITIMIDADE PARA INSTAURAÇÃO DO CONFLITO DE COMPETÊNCIA
Segundo Artigo 116 do CPP: “Os juízes e tribunais, sob a forma de representação, e a parte interessada, sob a de requerimento, darão parte escrita e circunstanciada do conflito, perante o tribunal competente, expondo os fundamentos e juntando os documentos comprobatórios.
[...]
PROCEDIMENTO
Quanto ao procedimento, tanto o juiz de ofício como a parte em sua petição ou o MP iniciar a provocação. Esta será encaminhada ao Tribunal e distribuída ao relator, que requisitará informações aos juízes.

Outros materiais