Buscar

9a aula MAX WEBER


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA DE SOCIOLOGIA
Professora:
Vera Simone Schaefer Kalsing
A SOCIOLOGIA DE MAX WEBER
“A tarefa do professor é servir aos alunos com seu conhecimento e experiência e não impor-lhes suas opiniões políticas pessoais”. (Max Weber)	
	Para a sociologia positivista (Durkheim), a ordem social submete-se aos indivíduos como força exterior a eles. Para Weber, ao contrário, não existe oposição entre indivíduo e sociedade: as normas sociais só se tornam concretas quando se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação.
	Weber tomou como ponto de partida a análise centrada nos atores (agentes) sociais e suas ações, privilegiando o papel da iniciativa do indivíduo na vida social.
	Para ele, a sociedade e seus sistemas não pairam acima e não são superiores aos indivíduos. As regras e normas sociais não são analisadas como exteriores à vontade dos indivíduos. Muito ao contrário, elas seriam o resultado de um conjunto complexo de ações individuais, nas quais os agentes escolheriam, a todo momento, diferentes formas de conduta. 
	As grandes ideias coletivas que norteiam a sociedade, como o Estado, o mercado e as religiões, só existiriam porque muitos indivíduos orientariam reciprocamente suas ações em determinado sentido comum.
	Weber destaca a importância de se observar, em cada caso, o contexto e os fatores que influenciaram determinado fato ou ação social.
	Com isso, o autor queria salientar que o verdadeiro ponto de partida da sociologia era a compreensão da ação dos indivíduos e não a análise das “instituições sociais” ou do “grupo social”, tão enfatizadas pelo pensamento conservador.
	SOCIOLOGIA: indivíduo e sua ação: ponto-chave da investigação.
	Com essa posição, não tinha a intenção de negar a existência ou a importância dos fenômenos sociais, como o Estado, a empresa capitalista, a sociedade anônima, mas tão somente a de ressaltar a necessidade de compreender as intenções e motivações dos indivíduos que vivenciam essas situações sociais.
OBJETO DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA: AÇÃO SOCIAL 
AÇÃO: É toda conduta humana com um sentido subjetivo.
SENTIDO SUBJETIVO: razão, pensamento, reflexão a respeito do mundo em que o indivíduo vive de acordo com sua cultura e seus valores, o que vai determinar a sua conduta.
AÇÃO SOCIAL: É uma ação em que o sentido indicado por seu sujeito, ou sujeitos, refere-se à conduta de outros, orientando-se por esta em seu desenvolvimento.
SOCIOLOGIA – Uma Ciência que pretende entender, interpretando-a, a ação social para, desta maneira, explicá-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos.
O indivíduo é quem dá sentido à sua ação social: estabelece a conexão entre o motivo da ação, a ação propriamente dita e seus efeitos.
Motivo ação efeitos
Segundo Weber, cada indivíduo age levado por motivos que resultam da influência da tradição, dos interesses racionais e da emotividade.
	O motivo que transparece na ação social permite desvendar o seu sentido, que é social na medida em que cada indivíduo age levando em conta a reação de outros indivíduos.
		
	O caráter social da ação individual decorre da interdependência que existe entre os indivíduos. Um ator age sempre em função de sua motivação e da consciência de agir em relação a outros atores. A ação social gera efeitos sobre a realidade em que ocorre. Tais efeitos escapam ao controle e à previsão do agente.
Ao cientista compete captar o sentido produzido pelos diversos agentes em todas as suas consequências. As conexões que o cientista estabelece entre motivos e ações sociais revelam as diversas instâncias da ação social – políticas, econômicas, religiosas.
Motivações das ações humanas: rejeitar a proposta do positivismo, metodologia das ciências naturais. A sociologia não trabalha sobre uma matéria inerte, como a biologia ou a físca, etc.
Pesquisador: papel ativo na elaboração do conhecimento.
MÉTODO COMPREENSIVO
Esforço interpretativo do passado e de sua repercussão nas características peculiares das sociedades contemporâneas. Essa atitude de compreensão é que permite ao cientista atribuir aos fatos esparsos um sentido social e histórico.
TIPO IDEAL: construções teóricas que permitem a compreensão abstrata da realidade. Não se encontra puro na sociedade (não é real). Resultado da pesquisa, essa construção é feita pelo cientista. A princípio, tem algo a ver com a realidade, nasce da realidade. Tipos ideais: Estado, família, direito, organizações.
A Sociologia, segundo Weber, constrói tipos ideais, como método individualizante para apreender a singularidade dos fenômenos sociais.
Nenhum tipo ideal deve ser considerado definitivo. Na medida em que a realidade está em constante fluxo, torna-se necessária a construção de tipos ideais novos, na medida em que os velhos mostram-se inadequados para o estudo de novas realidades.
CAPITALISMO: organização racional.
Não acreditava que a Economia dominava as outras esferas da realidade social, como acreditava Marx.
	Weber reconhecia que o desenvolvimento do capitalismo devia-se, em grande medida, à acumulação de capital a partir do final da Idade Média. Mas, para ele, o capitalismo era também obra de ousados empresários que possuíam uma nova mentalidade diante da vida econômica, uma nova forma de conduta orientada por princípios religiosos.
	Weber procurou conhecer a fundo a essência do capitalismo moderno. Ao contrário de Marx, não considerava o capitalismo injusto e irracional. Para ele, as instituições produzidas pelo capitalismo, como a grande empresa, constituíam clara demonstração de uma organização racional que desenvolvia suas atividades dentro de uma padrão de precisão e eficiência.
	O capitalismo lhe parecia a expressão da modernização e uma eloquente forma de racionalização do homem ocidental. No entanto, não manifestava grande entusiasmo pela realização da civilização ocidental.
	Era crítico da excessiva especialização existente no mundo moderno. E era bastante pessimista diante da burocratização das instituições capitalistas.
	Os clássicos da Sociologia, de um modo geral, preocuparam-se em explicar as grandes transformações que estavam acontecendo na sociedade europeia no início do século XIX, provocadas pela formação e desenvolvimento do capitalismo.
MUITO OBRIGADA!
Trabalho de Aula
	ALUNO/A(S)_________________________________________________
Weber
	1. Explique o conceito de ação social de acordo com Max Weber.
	2. De que forma o indivíduo age conforme Weber? 3. Explique o que é "tipo ideal" e dê exemplos. 4. Explique o método compreensivo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando