Buscar

Projeto Identificação dos átomos e substâncias.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
 Por exemplo, a água destilada é uma substância pura porque ela é constituída somente por moléculas de H2O. E é formada por dois tipos de átomos (hidrogênio e oxigênio). Portanto, ela é uma substância composta. Ela possui ponto de fusão exatamente igual a 0ºC e ponto de ebulição igual a 100ºC Substâncias simples: São aquelas formadas unicamente por átomos de um mesmo elemento químico. Um exemplo é o enxofre rômbico mostrado abaixo, cuja fórmula é S8, sendo que as suas moléculas são formadas por oito átomos de enxofre Outros exemplos são: gás oxigênio (O2), gás hidrogênio (H2), ferro (Fe), gás hélio (He), e etc.
*
*
O Teste da Chama é um importante método de identificação utilizado na análise química. “Quando um objeto é aquecido, ele emite radiação, que pode ser observada através da sua cor. Um exemplo é o aquecimento de metais nas indústrias metalúrgicas, quando eles emitem uma cor vermelha intensa”
*
*
Considerando o átomo de potássio, onde 19K = 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1, o elétron 4s1 é o mais externo, sendo que este pode ser facilmente elevado para o 4p, ocorrendo a excitação eletrônica. O elétron excitado apresenta tendência a voltar a seu estado normal, 4s1, emitindo um quantum de energia (fóton), que é uma quantidade de energia bem definida e uniforme. Neste caso obtemos uma coloração violeta da chama. De forma simplificada, observa-se que quando um elétron recebe energia ele salta para uma orbita mais externa. E quando um elétron esta no estado excitado ele volta para a sua orbita estacionaria ele libera energia na forma de ondas eletromagnéticas (luz) de freqüência característica do elemento desse átomo. Emitindo as suas cores características
*
*
1 Coloque o ácido clorídrico em um tubo de ensaio. Sempre trabalhe com HCl concentrado em capela.
2 Acenda o bico de Bunsen e, com o auxílio da pinça de madeira, leve o fio de níquel-crômo ao fogo até que a chama não mude mais de cor.
3 Caso haja presença de cor na chama, mergulhe a ponta do fio no ácido clorídrico.
4 Passe a ponta do fio no cloreto de potássio, leve-o à chama e observe.
5 Limpe o fio mergulhando-o novamente no ácido clorídrico.
6 Repita o processo com os demais sais.
*
*
Algumas cores que devem ser obtidas nos ensaios são: sódio – amarelo-alaranjado.
potássio – violeta-pálido
cálcio – vermelho-alaranjado
estrôncio – vermelho-sangue
bário – verde-amarelado
cobre – verde-azulado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais