Buscar

A Coisa que Nunca Mente [OFICIAL]

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A COISA QUE NUNCA MENTE
“No mundo dos homens encontramos dois tipos de coisas. Em primeiro lugar, há as coisas que significam outras: são as coisas/símbolo. “
X
Coisas/Símbolo
X
Dinheiro real
Dinheiro no jogo 
“Depois, há as coisas que não significam outras. Elas são elas mesmas, não apontam para nada, são destituídas de sentido. “
“Coisas que nada significam podem passar a significar , por meio de um artifício: basta que sobre elas escrevamos algo.”
“Às vezes até mesmo as palavras, coisas/símbolo por excelência, se transformam em coisas.” 
“Há certas situações em que as palavras deixam de significar, abandonam o mundo da verdade e da falsidade, e passam a existir ao lado das coisas. Quem confunde coisas que significam com coisas que nada significam comete graves equívocos.”
Contar historia de bach
10
“(...) os empiristas / positivistas fizeram com a religião . Ignoraram - na como coisa social e se concentraram nos enunciados e afirmações que aparecem junto a ela . Concluíram que o discurso religioso nada significava . Conclusão tão banal quanto afirmar que a água , o fogo e a flor não têm sentido algum . Mal lhes passou pela cabeça que as palavras pudessem ser usadas para outras coisas que não significar. Não perceberam que as palavras podem ser matéria – prima com que se constroem mundos .”
Link livro de eli
11
" Considere os fatos sociais como se fossem coisas.”
"Diz -se que a ciência , em princípio , nega a religião. Mas a religião existe . Constitui-se num sistema de fatos dados”
 (E. Durkheim) 
"Não existe religião alguma que seja falsa. Todas elas respondem, de formas diferentes, a condições dadas da existência humana." 
“(..) Nosso estudo descansa inteiramente sobre o postulado de que o sentimento unânime dos crentes de todos os tempos não pode ser totalmente ilusório.”
 (E. Durkheim) 
Há algo de comum entre as mais distintas religiões?
“(...) as religiões, sem exceção alguma, estabelecem uma divisão bipartida do universo inteiro, que se racha em duas classes nas quais está contido tudo o que existe.”
 Sagrado x Profano
 “(…) a história do sagrado e do impuro não ficou concluída: de um lado o judaísmo procurara recuperar sentido do impuro… De outro lado, o cristianismo se encontrará continuamente nas garras da volta do sentido do impuro e do sagrado, entendidos como duas realidades das quais guarda-se.”
 (Paulo Sacchi)
O Mundo Profano
“O mundo profano é o círculo das atitudes utilitárias.”
“Num mundo utilitário, não existe coisa alguma permanente. Tudo se torna descartável.”
Com o avanço do mundo profano, temos o avanço do individualismo. 
O Mundo Sagrado
Vão-se os critérios utilitários;
“o sagrado é o criador, a origem da vida, a fonte da força. O homem é a criatura, em busca da vida, carente de força. Vão-se os critérios utilitários. O homem não é mais o centro do mundo, nem a origem das decisões, nem dono do seu nariz”.
 
“sente-se dominado e envolvido por algo que dele dispõe e sobre ele impõe normas de comportamento que não podem ser transgredidas, mesmo que não apresentem utilidade alguma”.
Oração, misericórdia e jejum são uma só coisa, dando-se mutuamente a vida. O jejum é a alma da oração e a misericórdia é a vida do jejum. Que ninguém os divida, pois não podem ser separados. Aquele que pratica o jejum tem de compreende-lo, isto é, tem de ter compaixão do homem que tem fome , se quer que Deus tenha compaixão da sua própria fome. Aquele que espera obter misericórdia ter que ter misericórdia; aquele que quer que lhe deem tem de dar. (S.Pedro Crisólogo, séc.v)
Perdoar é um dos atos básicos da fé cristã. Deus nos perdoou, mediante a obra de seu filho feita na cruz, em nosso favor. Amor e perdão sempre andam juntos. 
A recusa em matar os animais sagrados para comer. Para os indianos a vaca é um animal sagrado, pois associam o animal a fertilidade e a divindades como krishna, que teria sido seu pastor.
(Membros de ceita xiita batem em suas cabeças se autoflagelando em Nabatiyeh, Líbano, durante cerimônia do Ashura, que marca o martírio de Iman Hussein, neto de Maomé.)
Autoflagelação
Autoflagelação e autossacrifício.
A autoflagelação na religião é considerada um ato de purificação após ser cometido um ou mais pecados, isso ocorria principalmente na idade média e hoje é proibido pela igreja.
O autossacrifício para os judeus ordena que eles sacrifiquem sua própria vida ao invés de violar uma proibição religiosa.
Como é possível a sociedade?
Como é possível a sociedade? 
Por que não se devoram? 
Qual a origem da razoável harmonia da vida social? 
“A vida social, tal como a conhecemos, não se enquadra nesse jogo secular e utilitário.”
Reverência e respeito por normas que não criamos. 
Por razões morais, sem justificativas utilitárias. 
O sagrado é o centro do mundo, a origem da ordem, a fonte das normas, a garantia da harmonia. 
“Logo, é compreensível que (a sociedade) seja o Deus que todas as religiões adoram, ainda que de forma oculta, escondida aos olhos do fiel.”
“O fiel que entrou em comunhão com seu Deus não é meramente um homem que vê novas verdades que o descrente ignora. Ele se tornou mais forte. Ele sente, dentro de si, mais força, seja para suportar os sofrimentos da existência, seja para vencê-los.”
O Mundo Ideal
A consciência do sagrado só aparece em virtude da capacidade humana de imaginar, para pensar um mundo ideal;
“Na verdade, o ideal e o sagrado são a mesma coisa”
 Platão e o Mundo das Ideias
Conclusão
 A religião é o centro da sociedade. Onde houver sociedade, haverá deuses e experiências sagradas;
 “Existe algo de eterno na religião que está destinado a sobreviver a todos os símbolos particulares nos quais o pensamento religioso sucessivamente se envolveu. Não pode existir uma sociedade que não sinta a necessidade de manter e reafirmar ideias coletivas que constituem sua unidade e personalidade. A religião pode se transformar. Mas nunca desaparecerá.”
GRUPO:
Fernanda Caldas;
Isabel Bastos;
Jayme Morelenbaum;
Luiza Guerra;
Maria Beatriz Amaral;
Matheus Valois;
Vanessa Albuquerque. 
PROFESSORA:
Vera
CAPÍTULO: 
A Coisa que nunca mente (3º)
A COISA QUE NUNCA MENTE

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando