Buscar

Ética e Cidadania aula 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ética e Cidadania
Professor: Evando Queiroz.
CRESS: 3484 22ª Região/PI.
Conduta humana
fundamentada na ética.
3.1 A conduta ética
Você já observou que há situações em que se faz necessária a orientação quanto às roupas adequadas para situações especiais no cotidiano, no ambiente de trabalho e no culto religioso. Veja que, no nosso país, não há penalidades legais implícitas, mas existem punições sociais expressas pela rejeição do grupo. Já em outros países, o desrespeito às normas de conduta simples como o uso de vestimentas específicas ferem os princípios religiosos e, neste caso existe a punição pela lei. Veremos este tema mais adiante quando tratarmos da ética presente na interculturalidade. 
Os dilemas pessoais e
profissionais que enfrentamos.
No exercício de nossa profissão, nos deparamos frequentemente com dilemas éticos que exigem reflexão. Por exemplo, o que dizer de um advogado que deve defender um criminoso? Ou de um contador que, mesmo sabendo das atividades ilícitas de seu cliente, tenha que lhe prestar serviço? Ou de um da obrigatoriedade de se reportar um acidente ocorrido no trabalho ainda que isto cause impactos negativos para a empresa junto à sociedade?
Os interesses pessoais
Interesses são “fatores tão valiosos para os agentes sociais que eles se mobilizam para satisfazê-los e defendê-los” (Srour, 2011).
Limite do egoísmo e da ganancia.
À medida que cada um olha somente para seus interesses pessoais, cria-se um círculo vicioso e todos perdem. Veja como a conduta ética permeia vários aspectos do nosso cotidiano exigindo reflexões constantes!
“Como querem que eu faça tudo direito se a justiça é morosa, os impostos são um absurdo, todo dia vemos escândalos com os políticos em quem votamos, o mundo cheio de gente esperta[...]” por que eu tenho que ser ético?
Por que falar sobre ética?
Decisões éticas e antiéticas
na história da humanidade
A história da humanidade revela situações baseadas em decisões antiéticas que ao longo do tempo foram corrigidas. Ex:
Galileu Galilei
Dolly 
Pesquisas científicas
Clonagem
Células Tronco 
Células embrionárias 
Não se pode realizar procedimentos médicos sem a anuência do paciente. A ética se faz presente na condução de situações como esta já que há grupos de pessoas incapazes de decisão como crianças e pacientes de hospitais psiquiátricos cuja concordância com pesquisas científicas deve se dar por seus representantes legais.
Internet com ética
Você faz parte de redes sociais como Snapchat Instagram, Facebook, WhatsApp ...dentre outros ?
“Os usuários da internet consomem a informação quando quiserem e a utilizam da maneira que desejarem.”
Ainda que seja possível descobrir a fonte de observações equivocadas feitas na internet, somente com o apoio da Justiça pode-se consultar os provedores e então fazer movimentos para tentar restabelecer a imagem de quem se sentiu prejudicado;
“ética da mentira”
Vamos Produzir...

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais