Buscar

passei

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1 
1)A necessidade da formação docente já fora preconizada por Comenius, no século XVII, e o primeiro estabelecimento de ensino destinado à formação de professores teria sido instituído por São João Batista de La Salle em 1684, em Reims , com o nome de Seminário dos Mestres. Mas a questão da formação de professores exigiu uma resposta institucional apenas no século XIX, quando, após a Revolução Francesa, foi colocado o problema da instrução popular. Apresente características dos primeiros cursos de formação de professores implementados no Brasil durante o século XIX. 
Resposta: Com os processos de industrialização, houve a necessidade da formação rápida para os alunos, para adentrarem mais rápido no mercado de trabalho, nesse sentido com a lei 5692/71 lei de reforma do ensino primário e secundário instituindo o primeiro e segundo grau, retirou-se as disciplinas de historia e geografia, pondo o ensino de moral cívica, e o ensino profissionalizante obrigatório no segundo grau. Formou-se também muito rápido os profissionais da educação ( professores) gerando uma má qualidade de ensino, sendo que mais a f rente também era cobrado em vestibulares as disciplinas de historia e geografia, no que resultou em um retrocesso ao meu ver. Passou a vigorar o ensino técnico-cientifico era necessário pois essa fase necessitava de mão de obra qualificada. Os primeiros cursos voltava-se para formação técnica para ir trabalhar nas industrias como operários, deveriam aprender ser ágeis e executar bem as tarefas
Questão 2 
2)Após 1808 o ambiente intelectual brasileiro começara a se transformar. Essas 
mudanças f oram trazidas pela transferência da corte portuguesa que, em f unção das Guerras Napoleônicas, passou a residir na colônia. A partir de t ais informações faça uma análise de quais foram as principais transformações inauguradas por D. João VI e de como estas influenciaram no ambiente intelectual e na educação do Brasil nesse período. 
Resposta: Com a chegada da Família Real Portuguesa, e toda a Corte, ao Brasil o ambiente colonial não condizia com as necessidades destes; em razão disso, D. João tomou várias medidas que pudessem tornar o ambiente mais intelectualizado. Dentre elas estão a criação do Real Horto (Jd. Botânico), a Biblioteca Real (Bibliot eca Nacional), e a auto rização de jornais com a Imprensa Régia, a Gazeta do Rio de Janeiro que possibilitaram o acesso à informação até então proibidos. Além da chegada da Missão Artística Francesa, possibilitando o contato com as artes, especialmente as plásticas.
Questão 4 
4. No contexto atual existe mu ita discussão sobre práticas discriminatórias e preconceito. Ambas, afinal são hoje socialmente reprováveis. Contudo, é preciso entender que h á uma importante diferença entre estes dois conceitos. 
Assim, explicite tais diferenças justificando sua resposta. Qual a ligação entre preconceito e discriminação
Resposta: O preconceito e a discriminação tem correlação, mas não o m esmo significado. O preconceito não pressupõe que haverá discriminação, mas onde há discriminação é porque existe preconceito. A discriminação gera e reforça o p reconceito enquanto o preconceito cria um a base ideológica para a discriminação. No entanto, o preconceito corresponde às ide ias e crenças e a discriminação são ações e práticas, ou seja, discriminar é colocar o preconceito em prática em relação a um sujeito ou a um grupo que ele pertence. (p. 147)

Outros materiais