Buscar

Desafio Profissional: Avaliação e Currículo; Didática da História e Geografia; Educação Aplicada aos Cuidados da Criança; Estágio na Educação Infantil; Expressões Artísticas na Educação Infantil e Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Nome do aluno – RA
DESAFIO PROFISSIONAL:
Avaliação e Currículo; Didática da História e Geografia; Educação Aplicada aos Cuidados da Criança; Estágio na Educação Infantil; Expressões Artísticas na Educação Infantil e Organização e Metodologia do Ensino Fundamental 
Tutora EAD: 
Ribeirão Preto
2016
Nome da instituição de educação infantil: “E.M.E.I e E.F Pequenos Gigantes”
Quantidade de turmas atendidas: 10 turmas, sendo 06 do ensino infantil e 04 das séries iniciais do ensino fundamental.
Quantidade de crianças em cada turma: Ensino Infantil – 02 turmas com 16 alunos cada, 01 turma com 14 alunos, 03 turmas com 15 alunos cada. Ensino Fundamental – 02 turmas com 30 alunos cada e 02 turmas com 25 alunos cada.
Faixa etária de cada turma: Ensino Infantil: 03 turmas (etapa I) com alunos entre 3 a 4 anos de idade e 03 turmas (etapa II) com alunos entre 5 a 6 anos de idade. Ensino Fundamental (séries iniciais): 02 turmas (1º ano) com alunos entre 6 a 7 anos de idade, 01 turma (2º ano) com alunos entre 7 a 8 anos de idade e 01 turma (3º ano) com alunos entre 8 a 9 anos de idade.
Aspectos individuais:
Quantidade de crianças que moram com:
Pai e mãe: 141
Só com o pai: 10
Só com a mãe: 35
Mãe e padrasto: 15
Pai e madrasta: 06
Outros (avós, tios, outros que não sejam parentes): 04
Quantidade de crianças com problemas de saúde: 02
Quantidade de crianças	com necessidades educativas especiais: 02 tipos de necessidades: 01 com déficit de atenção e 01 com hiperatividade.	
Hábitos das crianças que merecem destaque: Existem 08 crianças com dificuldades para dormir sem chupetas e 03 crianças com dificuldades de irem sozinhas ao banheiro. Tais crianças têm entre 03 a 05 anos.
Os banheiros são: adequados (X) inadequados ( )
Ambientes claros? Ventilados? Com espaço suficiente para as crianças? 
A maioria dos ambientes são claros e bem ventilados, apenas algumas salas ainda não possuem espaços suficientemente adequados para a quantidade de alunos.
Como é o espaço dos bebês?
O espaço dedicado ao berçário é amplo, arejado e colorido. Dispõem de brinquedos educativos e seguros para a idade dos bebês, além de berços, cadeirões e outros utensílios necessários para o conforto e estadia dos bebês.
Como é feita a organização das salas de aula?
As salas de aula são organizadas de acordo com a faixa etária e também pela quantidade de alunos de cada turma. As carteiras são dispostas, geralmente, em círculos, são coloridas e de tamanhos adequados as crianças.
Possuem armários amplos com aberturas para a organização de livros, jogos e brinquedos, de forma que os materiais fiquem dispostos a alcance das crianças.
Existem também varais e quadros utilizados para a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos. Além de outros materiais desenvolvidos pelos professores para melhor interação com os alunos, tais como, réguas com personagens para que o aluno possa medir o quanto está crescendo, quadro com os nomes dos alunos (meninos e meninas), quadro com figuras informando como está o dia hoje (sol, chuva, nublado, frio, calor), entre outros.
Existem brinquedos à disposição na sala de aula e em outros espaços da instituição?
Sim. Existem brinquedos, jogos e livros á disposição dos alunos na sala de aula e em outros ambientes como a brinquedoteca por exemplo.
Como é o pátio? 
A escola possui 02 pátios sendo 01 coberto e 01 aberto, ambos com amplo espaço para que as crianças possam movimentar-se livremente e ainda possuem amarelinha, caracol numérico e outros jogos pintados ao chão. Além de um parquinho, localizado no gramado, com brinquedos como, balanço, escorregador, casinhas, cestinhas de basquete, entre outros.
Os brinquedos estão em bom estado de conservação?
Sim. Os brinquedos estão em bom estado de conservação e as crianças são rotineiramente orientadas a conservarem os brinquedos para que eles nunca faltem.
Como as crianças podem explorar os espaços?
As crianças têm total liberdade para usufruírem dos espaços dedicados a elas, desde que respeitem seus colegas e saibam preservar os materiais disponíveis. 
Existem locais nos quais a criança possa desenvolver atividades com tintas, massinhas, argila?
Sim, existem espaços adequados para tais atividades como a sala de artes e algumas atividades podem ser realizadas também nas salas de aula.
Existem livros disponíveis e ao alcance das crianças?
Sim. As salas de aula possuem o cantinho da leitura e os livros ficam disponíveis ao alcance das crianças.
Em todos os locais, há cuidado com a segurança da criança, por exemplo, rampas, escadas com corrimão, pisos adequados etc.?
Sim, todo o espaço físico da escola foi planejado e desenvolvido para a segurança das crianças. 
Além de monitores presentes e atentos a possíveis acidentes.
Tema do projeto: “Reciclando com amor”
Objetivos do Projeto: O objetivo deste projeto é incentivar as crianças com brincadeiras que as façam ter mais contato com a natureza e suas matérias e também a terem mais contato afetivo umas com as outras, além de incentivar os pais ou responsáveis a criarem laços afetivos com as crianças e o incentivo a reciclagem utilizando muita brincadeira. 
Além disso, também tivemos a preocupação de incentivar as crianças de acordo com sua faixa etária com brincadeiras que incentivem, além dos laços afetivos, aos cuidados com a natureza e a sua importância, a criatividade e o desenvolvimento intelectual em várias disciplinas escolares. 
Justificativa: É fácil e comum, hoje, vermos crianças consideradas pequenas para saberem ler ou escrever, porém estas mesmas crianças possuem total facilidade para lidarem com aparelhos eletrônicos como computadores, tablets e celulares. Não que isso seja ruim, mas olhando pelo lado sócio-afetivo, vemos que as crianças entraram em um mundo individual e estão cada vez mais distantes de seus pais, irmãos e coleguinhas e, do mesmo modo, mais distantes da natureza e menos cientes das conseqüências de não preservá-la. O individualismo vem tomando conta das “brincadeiras de criança”. 
Entendemos que o nosso papel como docentes é orientar as crianças quanto á importância do brincar com amor, com afetividade, terem contato umas com as outras, com seus pais, irmãos e aqueles que vivem com eles. Além é claro de orientá-las quanto à importância de sua participação na preservação do meio-ambiente.
Com isso, organizamos um projeto, que envolva a escola e as diversas disciplinas, pais, alunos e também a comunidade. 
Acreditamos que através do brincar, mas de forma que as crianças se interajam umas com as outras, faremos com que elas entendam o valor do trabalho em equipe e também o valor da afetividade.
Faz-se urgente e imprescindível que as relações entre os membros que compõem o ambiente escolar, social e familiar estejam permeados pelo afeto e pela conscientização da preservação da natureza e, na certeza de que construir um novo modo de relacionar-se é uma arte.
Metodologia: Utilizaremos atividades que vão desde projetos ecológicos até realização de gincanas com brincadeiras que serão realizadas com os alunos juntamente com seus pais ou responsáveis. Teremos uma competição amigável onde o principal objetivo será o de ajudar o meio-ambiente e promover laços afetivos entre pais, filhos e a comunidade. 
Projeto Aprendendo a contar
Os alunos das séries de Educação Infantil (até 05 anos) irão aproveitar os materiais recicláveis arrecadados para praticarem matemática, através da associação dos números (de 01 a 10).
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental também irão aproveitar os materiais recicláveis arrecadados para praticarem matemática, de acordo com a faixa etária. Os alunos irão praticar a adição, subtração e divisam durante a distribuição dos materiais durante as atividades realizadas com os mesmos.
ProjetoPesquisando o meio-ambiente
Neste projeto os alunos de todas as fases de ensino, irão utilizar materiais, como revistas, jornais e internet para realizarem pesquisas sobre a história da reciclagem e formas de utilização dos materiais para a produção de brincadeiras e outras formas de produção.
Nesta fase, teremos o envolvimento das disciplinas de História, Geografia e Português.
 
Projetos Ecológicos 
Será realizada uma competição entre os alunos, com participação efetiva dos pais ou responsáveis, para arrecadação de materiais recicláveis, tais como, garrafas pet, latinhas de alumínio, embalagens reutilizáveis (vidros, garrafas de amaciante, desinfetante, etc). 
As equipes serão divididas por salas e de acordo com a faixa etária dos alunos.
Teremos também pontos de coleta destes materiais em alguns estabelecimentos comerciais da região da escola, que aceitaram participar do projeto, para que a comunidade possa participar efetivamente.
Os materiais serão utilizados para confecção de objetos úteis ao nosso dia-a-dia, tais como: vasos de flores, hortinhas, jogos, brinquedos, bolsas, abajures, porta trecos, entre outros. Tais objetos serão entregues pelas crianças, como forma de presente, aos pais ou responsáveis.
Nesta fase, serão aplicadas as disciplinas de Educação Artística.
Teremos também um dia de oficinas de reciclagem, aberto a comunidade para que os interessados possam aprender a confeccionar diversos materiais com os recicláveis, afim de que a população tenha consciência na hora de descartar seu lixo.
Projetos Brincando com amor
Entendemos que é muito importante que os pais, ou responsáveis, estejam envolvidos na educação das crianças não só em casa, mas também no ambiente escolar. Por isso, além de incentivar a sua participação nos projetos ecológicos, também iremos orientar e incentivar a participação nas brincadeiras com seus filhos.
Teremos jogos da “velha infância” ou da infância dos pais, afim de que os pais possam ensinar os filhos como se divertiam na infância. 
Exemplos:
Amarelinha
Queimada
Corre Cotia
Rouba Bandeira 
Bola de Gude
Rodar Peão
Jogar Bets 
Escravos de Jó
Jogos de Tabuleiro (Dama, Jogo da Velha, entre outros)
Para a montagem e organização dos jogos utilizaremos materiais recicláveis.
Haverá um dia que chamaremos de “Dia da Família” onde serão realizadas gincanas, através das brincadeiras citadas acima, onde os participantes serão pais (ou responsáveis) e filhos. 
Os participantes de cada brincadeira ganharão prêmios confeccionados durante o projeto com materiais recicláveis.
O dia da família será aberto á comunidade e esperamos que ocorressem a participação e o envolvimento de todos.
Avaliação: Ao decorrer do projeto, teremos reuniões periódicas onde avaliaremos:
A evolução do projeto
A participação dos professores e da escola
A participação e o interesse dos alunos
A participação e envolvimento dos pais e responsáveis
A participação e envolvimento da comunidade
Verificação dos resultados (se eles estão respondendo a expectativa do projeto)
Se os alunos de fato estão interagindo com as disciplinas envolvidas através das brincadeiras propostas.
Se houve melhoria nas notas e no interesse de participação dos alunos envolvidos, principalmente aqueles com algum grau de necessidade especial educativa.
Conclusão
O projeto “Reciclando com amor” é um incentivo a reciclagem e a brincadeiras em conjunto, ao ar livre, com envolvimento social e afetivo e, além e principalmente, a efetiva participação dos pais e responsáveis na educação e vida social das crianças.
O projeto foi pensado de forma minuciosa para envolver pais e alunos, a participação deles nas oficinas de reciclagem proporcionará a aproximação entre pais e filhos e o desenvolvimento cognitivo das crianças.
O que esperamos é o envolvimento de toda a escola para se obter um resultado coletivo de melhoria no interesse dos alunos por cada disciplina ensinada. Porém, objetivamos também o envolvimento e entendimento dos pais, responsáveis e comunidade, da importância que tem a sua participação na vida escolar e social das crianças.
Queremos interagir as disciplinas para que o ensino de uma complete o ensino da outra e para que os alunos entendam o conteúdo a ser ensinado e utilizem este ensino na sua trajetória de vida, que o aluno entenda a sua influência na natureza e o quanto as suas atitudes impactam o meio em que vivem a curto e em longo prazo. Queremos formar cidadãos de bem. Homens e mulheres que pensam e agem com consciência no local onde vivem.
Referencias Bibliográficas:
http://www.revistaartesanato.com.br/
http://cead.aeduvirtual.com.br/201601/local/corecustom/core/index.php
Participação de um projeto pedagógico “Festa da Família” na E.M.E.I Áurea Aparecida Bragheto Machado.
http://www.pedagogia.com.br/projetos/como.php

Continue navegando