Buscar

A IMPORTÂNCIA DO CURSO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA E

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A IMPORTÂNCIA DO CURSO DE ENGENHARIA BIOMÉDICA E SUA INTERFACE COM A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SÁUDE BRASILEIRA
Discente: Jaqueline Barcelos
Laíssa Thaline
Regiane Costa
INTRODUÇÃO
Engenharia Médica e Engenharia Clínica
OBJETIVO 
Apresentar as informações relativas ao avanço tecnológico da Engenharia Biomédica alinhada
Em três áreas específicas: Ciência, Tecnologia e Saúde.
PATOLOGIA
Área do conhecimento em que se apoia toda a medicina é uma das especialidades médicas que se baseia essencialmente em análises de imagens (AI). No passado utilizava-se apenas o aparelho óptico-neural humano e o microscópio para estudo e diagnóstico das doenças.
Engenharia de Reabilitação
Utilizar as técnicas, métodos e processos da engenharia no auxílio aos deficientes:
Neuro- motoras
Sensoriais
Cardíacas 
Pulmonares
Urinárias 
Ex: Destaca-se o desenvolvimento de prótese destinadas a pessoas que sofrem algum tipo de amputação e também uso de equipamento ultrassom no tratamento da osteoporose.
Área Tecnológica
Recentemente, uma equipe alemã desenvolveu um sensor que pode ser implantado junto de tumores para monitorar o seu crescimento. A aplicação capta níveis de oxigênio próximos de tecido para detectar se o tumor se desenvolve. Os resultados são posteriormente transmitidos por ‘wireless’ a equipe médica, reduzindo a necessidade de scanners e idas frequentes ao hospital para vigiar o crescimento do tecido.
Microship para monitorar crescimento dos tumores
INCUBADORA NEONATAL
Um aparelho eletrônico construído para testar incubadoras, que verifica as características do ambiente por elas proporcionando ao recém-nascido.
Outra pesquisa que abrange a tecnologia, ciência e saúde é o estudo de uma técnica para o projeto e fabricação de crânio faciais personalizados usando cimento de fosfato de cálcio reforçado com titânio, validade através de quatro casos de indicação cirúrgica de reconstrução craniofacial.
CONCLUSÃO
O grande desafio da Engenharia Biomédica no Brasil é produzir conhecimento de qualidade integrado áreas de tecnológicas e de Saúde para que em futuro próximo o Brasil possa ser um país produtor e mesmo exportador destas tecnologias, fortalecendo a indústrias e, ao mesmo tempo, contribuindo para que os serviços de saúde possam oferecer melhor assistência aos cidadãos.
REFERÊNCIAS
PEREIRA, V. D; NETO, N.L.;, L.S. A Importância do Curso de Engenharia Biomédica e sua Interface com a Ciência, Tecnologia e Saúde Brasileira. In: Anais do Congresso de iniciação cientificado inatel- incitel 2012 Disponível em: 
http://www.sobrecancer.com/1514/diversos/microchip-que-monitora-tumores
http://www.peb.ufrj.br/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando