Buscar

estradas dois

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plataforma
Espaço compreendido entre os pontos iniciais dos taludes.
A plataforma é constituída pelos espaços de drenagem, pistas de rolamento,é pelos acostamentos.
PISTA SIMPLES
PISTA DUPLA
ESPAÇO PARA DRENAGEM
A vida do pavimento está intimamente ligada à existência de um a drenagem eficiente que escoe para f ora da estrada à água superficial em razão das chuvas e impeça eventual chegada de água subterrânea à base do pavimento. 
Descida De Água Com Dissipador De Energia Em Degraus
Drenagem superficial
Encaminha a água de escoamento do pavimento e de taludes.
• Água livre existente na superfície penetra e fica confinada nas camadas do pavimento. Durante a passagem do tráfego,a água entra em movimento, provoca erosão e bombeamento de material por trincas e juntas, formando canais e cavidades Seção Transversal que resultam em defeitos no pavimento.
Drenagem superficial
Alguns sistemas e dispositivos de drenagem superficial 
– Valetas de proteção de corte;
– Valetas de proteção de aterro;
– Sarjeta de canteiro central;
– Descidas d'água;
– Saídas d'água;
– Caixas coletoras;
 – Sarjetas de corte;
– Sarjetas de aterro;
Valetas de Proteção de Corte
 As valetas de proteção de cortes interceptam as águas que escoam à montante do talude de corte, evitando que elas saturem o solo e desencadeiem a ruptura do talude, o que geraria danos à rodovia ou até acidentes.
Valetas de Proteção de Corte
As valetas de proteção de cortes podem possuir seções trapezoidais, retangulares ou triangulares.
 Valetas de Proteção de Aterro
As valetas de proteção de aterros interceptam as águas que escoam nas partes superiores dos aterros, impedindo-as de atingir o pé do talude de aterro, evitando a erosão do solo, além de conter o águas provenientes das sarjetas e valetas de corte, conduzindo-as para algum dispositivo de transposição 
Valeta do Canteiro Central
Os canteiros centrais são divisores de pistas muito utilizados nas rodovias em pista dupla. Esses canteiros quando côncavos necessitam desta valeta, que tem como objetivo conduzir longitudinalmente as águas que incidem sobre ela, devido à precipitação sobre a pista e sobre o próprio canteiro. Essas águas são lançadas nas caixas coletoras ou bueiros de greide.
Decidas d’água
As descidas d'água são os dispositivos que transpõem as inclinações do terreno, principalmente nos taludes de corte e aterro, tendo como objetivo conduzir as águas captadas por outros dispositivos de drenagem, levam as águas da valeta de proteção de corte até uma caixa coletora .
Saídas de Água
As saídas d'água ou também denominadas de entradas d'água, são dispositivos de transição que conduzem as águas das sarjetas de aterro para as descidas d'água. Elas localizam-se junto aos acostamentos, na borda da plataforma, ou em locais próprios para sua execução, levando as águas aos pontos baixos junto às pontes, pontilhões e viadutos.
Caixas Coletoras
As caixas coletoras coletam as águas provenientes das sarjetas, descidas d’água e áreas a montante que se destinam aos bueiros.
Drenagem profunda
Drenagem profunda: subdrenagem ou drenagem subterrânea encaminham a água de infiltração, ou seja, a água que penetrou pelo revestimento.
• Água proveniente de lençol freático reduz a capacidade de suporte do subleito e estrutura, provocando afundamento e ruptura do pavimento.
Drenos Profundos
Esses drenos são instalados a cerca de 1,5 a 2 metros de profundidade, para interceptar o fluxo de água subterrânea e aliviar o lençol freático. São feitos com matérias filtrantes ( areia, agregados britados), materiais condutores ( tubos) e matérias drenantes (britas, cascalhos grossos lavados). Eles devem ser instalados onde haja o objetivo de interceptar e rebaixar o lençol freático.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando