Buscar

ph original

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO
O conceito de ácido e base foi definido a partir de sua habilidade de doar ou receber (H+), na qual o íon é um simplesmente um próton sem nenhum elétron de valência em sua vizinhança. Os químicos usam o H+ para representar o próton hidratado responsável pelas propriedades característica de soluções ácidas. E para diferir o H+ que são soluções ácidas, da solução básica os químicos inventaram uma maneira mais simplificada para expressar esse valores. Foi utilizado o conceito de pH para calcular a quantidade de íons nestas soluções aquosas ( Brown, 2005).
Segundo Bronsterd a base tem habilidade de receber próton, já um ácido é uma substância que pode doar prótons para outra substancia. As soluções podem ser divididas em ácidos fortes quando transferem completamente os prótons ou em ácido fracos quando transfere apenas parcialmente (Brown, 2005).
O pH é o cologaritmo de H+ na base 10 o valor negativado logaritmo é usado para permitir que a maior parte do pH seja números positivos. O pH de uma solução neutra é 7, de una solução ácida é menor do que 7, e o da solução básica que maior do que 7( Brown, 2005).
A escala de pH foi introduzida pela químico dinamarquês Soren Sorensen em 1909 em seu trabalho de controle de qualidade de fabricação de cerveja e agora é usado na ciência medicina e na engenharia e entre outras áreas. A determinação do pH hoje em dia, é muito importante, como por exemplo, em piscinas, num aquário, no solo, em um rio, no nosso organismo, etc. (Atkins, 2012)
Podemos estimar rapidamente o pH de uma solução em água usando um papel indicador universal que muda de cor em diferente valores de pH, assim o indicador fica de uma cor em uma substância ácida, de outra cor em uma substancia básica, ou se você conhece o pH no qual o indicador passa de uma cor para outra pode determinar se uma solução tem o pH maior ou menor que seu valor, e assim saber se a solução é ácida ou básica.( Atkins,2012) 
 Medidas mais precisas são feitas com medidor de pH este instrumento é voltímetro ligado a dois eletrodos que mergulham na solução a diferença de potencial elétrico nos eletrodos é proporcional ao pH, logo se estiver calibrada o pH pode ser lido diretamente. O princípio dos peagâmetros atuais é a determinação da força eletromotriz (f.e.m.) de uma célula eletroquímica constituída por uma solução cujo pH se deseja medir e dois eletrodos. Um deles é o eletrodo de referência, cujo potencial independe do pH da solução. O outro é o eletrodo indicador, o qual adquire um potencial dependente do pH da solução sob exame. O eletrodo de vidro é o modelo mais usado para as medidas de pH. (Atkins, 2012)
2. OBJETIVOS 
 Objetivo geral
Importância do pH na descoberta de soluções básicas ou ácidas
Objetivo especifico
Definir substância de acordo com a cor, se ácida ou básica 
Descobrir o nome de substancias de acordo com o seu pH 
Determinação do pH através do peagâmetro
REFERÊNCIAS
GAMA, Michelle Da Silva; AFONSO*, Júlio Carlos. De Svante Arrhenius ao peagâmetro digital: 100 anos de medida de acidez. Química Nova, São Paulo, v. 30, n. 1, jan. 2007.
ATKINS, Peter; JONES, Loretta. Princípios de química: Questionando sobre a vida moderna e o meio ambiente. 5 ed. [S.L.]: Bookman, 2012.
BROWN, Theodore; LEMAY, H. Eugene; BURSTEN, Bruce E. Química: a ciência central. 9 ed. Prentice-Hall, 2005.
 MAHAN, Bruce M. & MYERS, Rollie J. Química, um curso universitário, 4-ed.. São Paulo: Edgard Blücher, 1995.

Outros materiais