Buscar

trabalho O caso da Blaine Kitchenware Inc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O texto estudado nos mostra o caso da Blaine Kitchenware Inc., e está baseado em uma análise da estrutura de capital da empresa. Fundada em 1927, a Blaine, também conhecida como BKI é uma empresa conservadora de capital aberto do segmento industrial produtora de pequenos eletrodomésticos. A empresa detinha de pequena parte do mercado, cerca de 10%, e apresentava um crescimento modesto e gradativo, cresceu pouco entre 2003 e 2006 devido à concorrência com produtos importados baratos e preços agressivos dos hipermercados, levando-a a inovar o seu portfólio e focar nos consumidores de classes mais altas produzindo eletrodomésticos com mais tecnologia. Suas vendas atingiam picos de acordo com épocas do ano, mas também acompanhavam os movimentos macroeconômicos do país, como por exemplo o boom imobiliário. As vendas mensais da empresa atingiam um pico sazonal durante outubro e novembro, uma vez que aumentavam seu estoque em antecipação às festas de final de ano. Um pico menor ocorria em maio e junho, coincidindo com o dia das mães, a onda de casamentos no verão e o pico sazonal de compras para casa.
A maioria dos produtos eram distribuídos por atacadistas, os produtos de ponta eram vendidos diretamente a varejistas especializados. Sob a liderança do CEO Victor Dubinski, a BKI finalizou sua oferta pública em 1994. A partir de 1990, transferiu gradualmente sua produção para o exterior e se beneficiou do Acordo de Livre Comércio da America do Norte. Em 2003 a empresa já tinha fortes laços com fabricas da Ásia e mais de 50% da sua produção já era realizada fora dos Estados Unidos, à empresa também adotou uma estratégia para aumentar e complementar sua oferta de produtos se relacionando com fabricantes independentes ou de vários grandes produtores de utensílios de cozinha.
As demonstrações financeiras mostraram que no ano de 2006 a BKI obteve um lucro de US$53,6 milhões, a maioria da sua receita e de seu resultado operacional é resultado de vendas de produtos de nível intermediário. Com a troca de foco para linhas de produtos de ponta, os resultados mostraram que a pequena queda na margem operacional foram causados pelos custos de integração e por falta de estoque, mas as expectativas eram as melhores, já que as atividades de integração estava finalizada. 
A BKI não adotou a mesma estratégia das concorrentes de abaixar os preços no momento em que estavam enfrentando a pressão de produtos importados e de marca própria, deste modo, o desenvolvimento das novas linhas de produtos de ponta foi na maioria atribuída a aquisições, e apesar de sua lucratividade, o retorno aos acionistas tinha ficado um pouco abaixo da média, o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) estava atrás de seus principais concorrentes e o lucro por ação tinha caído desde 2004, devido à diluição nas aquisições. Nos últimos anos, os maiores usos de caixa da empresa tinham sido para o pagamento de dividendos por ações que tinham aumentado modestamente durante de 2004 a 2006, e compromissos pelas várias aquisições. O número de ações em circulação subiu e o índice de payout aumentou significativamente mais de 50% em 2006. 
Por muito tempo a Blaine manteve uma postura financeira conservadora, assim como em sua administração. “Somente duas vezes em sua história a empresa tomou recursos emprestados acima de suas necessidades correntes de capital de giro” (LUEHRMAN e HEILPRIN, 2009, p.4). E nas duas ocasiões a divida foi paga o mais rápido possível.
O item seguinte de maior uso de recursos era o investimento de capital (Capex) em função da grande terceirização de fabricação. Nos últimos anos, a geração de impostos tinha sido mais de quatro vezes a média dos investimentos de capital e continuava aumentando.
Em 2007, a Blaine resolveu reavaliar sua política financeira e se falava em recompra de ações para aumentar a alavancagem da empresa já que a liquidez não era o seu problema. Isso só seria possível depois de uma analise de sua estrutura de capital, política de dividendos, estrutura societária e planos de aquisições. O índice payout das ações estava preocupando seu principal gestor, Dubiski e alguns membros da família. 
A política de recompra de ações por um lado daria mais flexibilidade para o conselho definir futuros dividendos, os membros da família manteriam suas ações como anteriormente e mexeria no payout. Por outro lado, essa recompra trazia uma preocupação com relação a endividamento, descontinuidade de aquisições e diminuição das reservas de caixa da empresa. 
A BKI é uma empresa familiar com gestão conservadora, a venda desta nunca esteve nos planos da administração e sim seu crescimento. No entanto a proposta de recompra de suas ações não deixa de ser chamativa, pois esta costuma ser bem recebida pelo mercado e mostra que o acionista majoritário está disposto a adquirir papéis à vista mantendo o poder de voto dos membros da família. Quando a empresa recompra ações ela pode cancelá-las ou mantê-las em tesouraria para futura alienação, uma das vantagens é o efeito positivo nas cotações que podem subir com conseqüente alevação dos lucros e dividendos, uma desvantagem é a queda do patrimônio líquido, elevando o índice de endividamento da empresa sobre o patrimônio líquido. Deste modo, acredito que para a Blaine Kitchenware Inc. a recompra será uma boa estratégia, pois está sub-alavancada assim poderá usar uma parte dos seus recursos.

Continue navegando