Buscar

Avaliação ASP antop

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	 
	Fechar
	Avaliação: CEL0466_AV_201401332757 » ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
	Tipo de Avaliação: AV 
	Aluno: 201401332757 - LUCIA FERRARO 
	Professor:
	JOSE VEIGA DE CARVALHO FILHO
	Turma: 9020/AC
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 2        Data: 30/05/2014 08:05:04 
	
	 1a Questão (Ref.: 201401427687)
	4a sem.: DURKHEIM
	Pontos: 1,0  / 1,5 
	Émile Durkheim, autor que recebeu uma forte influência do positivismo, estabelecia uma forma de classificação para sociedades a partir no modo como eram estabelecidas as formas de solidariedade ou de cooperação social, o que segundo o autor teria uma influência direta sobre a própria intensidade da consciência coletiva. Utilizando estes conceitos elaborados por Durkheim, como poderíamos analisar o estado do Rio de Janeiro nos dias de hoje? Qual seria o papel da escola neste contexto? 
		
	
Resposta: O papel da escola no Rio de Janeiro é promover a reflexão entre os alunos para auxiliá-los no processo de cultivo do desenvolvimento interior e exterior dos indivíduos. A sociedade em que vivemos é orgânica, prevalecendo a especialização. As atividades comerciais, culturais e tantas outras precisam de atuação de diversos profissionais que vão interagindo e fortalecendo o trabalho e o conhecimento. Como exemplo, teremos um evento esportivo em nesta cidade que depende de vários profissionais em suas diversas áreas como contadores , médicos, professores, advogados, jornalistas e etc. Jjuntos trabalharão para o melhor desempenho do evento. A escola tem forte influência na personalidade e ações do ser humano e por isso tem influência direta na consciência dos indivíduos que cooperam entre si e provovem o desenvolvimento de seu grupo.
	
Gabarito: Para a teoria durkheimiana a sociedade fluminense estaria organizada, segundo o princípio da solidariedade orgânica, cabendo a escola o importante papel reforço da consciência coletiva e da manutenção da coesão desta formação social.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401599654)
	sem. N/A: A Sociologia como Ciência Social
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	No século XVII, surge um movimento que fortalece a ideia de que o homem produz a história e não a Divina providência. Essa concepção fundamentava a ideia de que a sociedade podia ser compreendida porque, ao contrário da natureza, ela é obra dos próprios indivíduos. O pensamento filosófico desse século contribuiu para a popularização do pensamento científico. Segundo Francis Bacon, a Teologia perdeu o posto de norteadora do pensamento. A autoridade, que exatamente constituía um dos alicerces da teologia, deveria, em sua opinião, ceder lugar a uma dúvida metódica, a fim de possibilitar um conhecimento objetivo da realidade. Os pensadores desse período defenderam, assim, o emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade. Que movimento é este? (COMPREENSÃO CIENTÍFICA 5) 
		
	
	Racionalismo 
	
	Liberalismo 
	
	Humanismo 
	
	Iluminismo 
	
	Renascimento 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401419775)
	15a sem.: pluralidade cultural
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Paulo Freire (1998) em seu livro Pedagogia da Autonomia nos diz: "A questão da identidade cultural, de que fazem parte a dimensão individual e a classe dos educandos cujo respeito e absolutamente fundamental a pratica educativa progressista, é problema que não pode ser desprezado". Neste caso Paulo Freire está se referindo: 
		
	
	Ao respeito que devemos ter pelo indivíduo.
	
	A uma perspectiva multicultural de educação.
	
	A prática de uma educação para este século.
	
	A necessidade de cultivarmos a individualidade.
	
	Respeito ao resultado individual.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401452172)
	12a sem.: Teoria Antropológica
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Quais foram as contribuições de Claude Lévi-Strauss para a Antropologia? 
		
	
Resposta: Contribuiu para o desnvolvimento do conhecimento da realidade, promovendo a dimensão do pensamento individual. Prática educativa progressista.
	
Gabarito: O desenvolvimento de temas como parentesco, totemismo e mitos consagraram Lévi-Strauss como autor e o acompanharam por praticamente toda a sua vida intelectual. A obra de Lévi-Strauss trouxe à cena antropológica a concepção de estrutura como código, ou seja, como um sistema de signos dotados de valores posicionais. Lévi-Strauss transferiu o foco do problema organicista da função (social) para o problema semiótico do sentido e, com isso, deslocou a discussão antropológica do tema sociedade para o tema cultura.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401452219)
	8a sem.: Max Weber
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Max Weber possuía uma visão pessimista sobre os rumos da sociedade capitalista, uma vez que, neste modelo de sociedade, a própria educação passou a ser vista como um fator de estratificação social e uma ferramenta destinada, apenas, a preparar os indivíduos para uma futura colocação no mercado de trabalho. Weber definia este processo como 
		
	
	pedagogia do utilitarismo.
	
	pedagogia de mercado.
	
	pedagogia do cultivo.
	
	pedagogia do treinamento. 
	
	pedagogia do oprimido.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401424817)
	3a sem.: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Alguns regimes políticos totalitários usam a educação para transmitir apenas o que lhes interessa, apenas o que está de acordo com a sua ideologia política. Fazem com que a educação desempenhe a função de domesticar as massas, manipulando a vontade e a ação dos indivíduos. Assinale a alternativa que melhor se ajusta a ideia do texto acima. 
		
	
	A educação como processo social deve ser aberta, democrática, para preparar e equipar seus alunos para a mudança social.
	
	Representantes da comunidade e dos alunos participam da proposta pedagógica da escola.
	
	Disciplinas da Educação Básica são escolhidas para atender os interesses e manutenção da classe dominante.
	
	A escola tem a liberdade de construir uma proposta pedagógica que considere a realidade sócio-econômica de seus alunos.
	
	A autonomia é condição necessária para que a escola elabore e realize a sua própria proposta pedagógica
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401605374)
	sem. N/A: DURKHEIM, EDUCAÇÃO
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Em "Educação e Sociologia", Durkheim, a partir da percepção da sociedade capitalista, tecnológica e industrial, como a mais avançada da história da humanidade, elabora seus fundamentos educacionais. Ele defende a importância da educação para a construção de uma moral coletiva, condição necessária para a manutenção da coesão e da ordem social. Segundo ele o objetivo da educação é: 
		
	
	promover a realização do ser humano em suas múltiplas dimensões.
	
	emancipar o homem e transformar a sociedade.
	
	construir o ser social em cada um de nós.
	
	emancipar o homem e promover uma reforma social. 
	
	condicionar o comportamento e desenvolver o raciocínio.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401599660)
	sem. N/A: O Pensamento Sociológico de Karl Marx
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O alemão Karl Marx influenciou de modo significativo o pensamento ocidental, tanto no século XIX quanto no século XX. Ao nos referirmos a ele como um dos clássicos do pensamento sociológico, o fazemos por reconhecer a forte influência que o seu trabalho exerce, ainda hoje, sobre as obras de muitos autores. Com a participação de seu amigo e colaborador Friedrich Engels, Marx tinha, como objeto de sua pesquisa, a sociedade capitalista do século XIX. Suas teses e princípios teóricos eram baseados no: 
		
	
	Materialismo Dialético 
	
	Positivismo
	
	Naturalismo
	
	Funcionalismo
	
	Dogmatismo Científico
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401599850)
	sem. N/A: ATeoria Marxista e as Práticas de Educação
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Na concepção de Marx, as ideias que os indivíduos incorporam, na sociedade capitalista, implicam numa visão imprecisa ou falsa da realidade. Isto acontece na medida em que a consciência que os trabalhadores constroem sobre o seu próprio modo de vida tende a ser profundamente influenciada:
		
	
	pelas teses e descobertas cientificistas
	
	pelos valores das classes oprimidas
	
	pelos valores da correntes filosóficas
	
	pelos dogmas e rigidez das religiões 
	
	pelos valores das elites burguesas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401413759)
	1a sem.: cultura
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	"Na virada do séc XVIII para o séc XIX o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente as realizações materiais de um povo...".  Edward Tylor sintetizou os dois termos no vocábulo Culture (Cultura). A partir das discussões sobre como opera a cultura assinale a alternativa correta: 
A) A cultura corresponde a uma herança genética, atualizada por demandas econômicas e sociais. 
B) Produzindo cultura o homem passou a depender mais do aprendizado do que da sua herança genética para sobreviver. 
C) A cultura é um processo cumulativo, resultante de toda a experiência histórica de um grupo. 
		
	
	nenhuma alternativa está correta
	
	as alternativas A e C estão corretas
	
	todas as alternativas estão corretas
	
	as alternativas A e B estão corretas
	
	as alternativas B e C estão corretas
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 30/05/2014 até 16/06/2014.
Parte inferior do formulário

Continue navegando