Buscar

Considerações finais - relatorio apae

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Considerações finais
Foram realizadas quatro visitas à APAE de Alfenas, onde nós, alunos de Odontologia da Universidade Federal de Alfenas realizamos atividades artísticas e sensoriais que levaram os alunos a desenvolverem suas habilidades motoras e criar em sala um ambiente de descontração para os alunos da APAE – Alfenas.
Utilizamos a pintura de desenhos temáticos relacionados à cuidados com a saúde bucal, onde explicamos para os alunos a funcionalidade de cada objeto presente no desenho; escova de dente, fio dental e pasta de dentes. Explicamos também a importância de se manter a higiene bucal.
Na segunda visita foi realizada atividade de pintura de gravuras sobre o natal. Tal atividade teve por objetivo trabalhar o lúdico dos alunos da instituição e desenvolver suas habilidades sociais e de observação. Foi utilizada também a descontração secundária através de música sertaneja, que é um estilo musical bem aceito entre os alunos.
Na terceira visita foi realizada atividade motora utilizando massa de modelar, que permitiu os alunos terem um contato maior com atividades sensoriais e artísticas que permitem desenvolvimento de sua coordenação motora e de imaginação.
Na quarta visita foram realizadas atividades fora de sala com o objetivo de promover a interação entre os alunos do EJA da APAE, conosco, alunos de Odontologia da UNIFAL e professores das quatro turmas. Foi feita uma grande roda no centro da quadra onde quase todos os presentes dançaram até a pausa das músicas, que era o momento de em que todos tinham que permanecer imóveis na posição em que estavam antes da música pausar e só poderiam voltar a dançar quando a música voltasse a tocar.
Foi observada a necessidade que alguns alunos possuem de estabelecer contato social e afetivo conosco e com quem os cercam. Tal necessidade é explicitada através de comportamentos infantilizados como o toque físico e a necessidade de mostrar suas atividades com orgulho. Cada aluno ali possui limitações e personalidades diferentes, o que torna inviável a utilização do modelo biopsicossocial.
Pôde ser observado também que a falta de interesse dos alunos se dá muitas vezes pela falta de atividades mais estimuladoras e menos comuns. É importante ressaltar que o professor deve orientar e incentivar o desenvolvimento das aulas para que todos se manifestem e produzam independente de suas capacidades. Entretanto, o observado em sala de aula, foi o contrário do ideal, onde os professores não procuram se adaptar a realidade dos alunos da APAE através da realização de atividades estimulantes e interessantes para os alunos.
O toque e o contato físico entre aluno e professor muitas vezes são utilizados algumas vezes como moeda de troca, onde o aluno que se comportar durante a aula no final possa ganhar como presente um abraço ou um beijo da professora.
As visitas da APAE foram importantes para realizarmos uma integração social concomitante com a conscientização das diferenças acerca dos alunos da APAE.

Outros materiais