Buscar

Trabalho Sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

a) Seguindo a lógica de que a Revolução Industrial não surgiu de repente e sim se constitui como um processo de evolução no modo como a sociedade vivia, é possível dizer (em alguns contextos) que o trabalho escravo foi substituído pelo assalariado. Isso é fato. Porém, a forma como os proprietários tratavam os trabalhadores (antes escravos e depois assalariados) não mudou tanto assim. Cite três aspectos para exemplificar como viviam os trabalhadores no "Maravilhoso mundo da Revolução Industrial", que comprovem que os operários tinham uma vida de sacrifícios:
Na época da Revolução Industrial, a jornada de trabalho era abusiva e desumana, chegava até 16 horas por dia, sem direito a descansos e férias. 
As condições de trabalho eram insalubres, não havia medidas nem equipamentos de segurança para os operários, muitos se acidentavam e contraíam graves doenças. 
Era muito comum ver crianças trabalhando, já que não havia uma legislação que proibisse o trabalho infantil, mas o salário pago a eles era bem mais baixo. Portanto, era muito mais lucrativo contratá-los.
b) De que forma os operários obtiveram o devido reconhecimento?
Após serem submetidos a tantas situações difíceis, os operários se uniram e começaram a organizar movimentos e revoltas. E tomam consciência do seu papel na sociedade, reconhecessem-se como agentes sociais e transformadores.
c) A Sociologia nasce com que propósito (missão)?
Nasce com a missão de oferecer condições aos homens para entender a sociedade em que vivem de maneira racional e questionadora. Surgiu no final do século XIX, na Inglaterra e espalha-se pelo mundo após a Revolução.
 d) O que é "pensar sociologicamente"?
É ter uma compreensão científica a partir de diversos pontos de vista e de interpretação da realidade social constituída e que será construída para todos e por cada um de nós.
http://revolucao-industrial.info/as-fabricas-e-os-trabalhadores.html
https://www.infoescola.com/historia/revolucao-industrial/
http://www.mundociencia.com.br/sociologia/como-surgiu-a-sociologia/

Outros materiais