Buscar

O uso terapêutico de antibióticos ionóforos em medicina veterinária difundiu

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O uso terapêutico de antibióticos ionóforos em medicina veterinária difundiu-se muito nos últimos anos, com conseqüente aumento no risco de intoxicação em animais. Antibióticos ionóforos são usados como coccidiostáticos e como aditivo em alimentos para animais, com o propósito de estimular o desenvolvimento e o ganho de peso. Os ionóforos mais utilizados na alimentação de animais são a monensina, lasalocida, nasarina e salinomicina. Há uma grande variação na susceptibilidade dos efeitos tóxicos dos ionóforos de acordo com a espécie animal. A intoxicação pode ocorrer quando dosagens elevadas de ionóforos são adicionadas aos alimentos, ou quando ionóforos são incluídos inadvertidamente ou acidentalmente em dosagens não corretas para determinada espécie animal. Casos de intoxicação têm sido descritos em bovinos, ovinos, suínos, eqüinos, cães e aves. Para os eqüinos os ionóforos são extremamente tóxicos. São considerados seguros quando usados nas espécies-alvo, dentro das dosagens recomendadas .
A salinomicina, quando utilizada como coccidiostático em galinhas possui intensa atividade contra Eimeria acervulina, . necatrix, e tenella e mais fraca contra E. brunetti e E. maxima . em dose certa, é eficaz para o controle da eimeriose em caprinos leiteiros, desde que administrada a partir da segunda semana de vida, assim como também é eficiente no tratamento de bovinos infectados experimentalmente por E. bovis. observaram que o uso de até 28 ppm de salinomicina por um período de 62 dias proporciona conversão alimentar da ordem de 29,18% em ovinos confinados. Em caprinos leiteiros, pode ser fornecida aos animais por via oral, junto ao leite ou na água (Vieira et al. 2004). Em coelhos, a salinomicina é eficaz no tratamento das coccidioses hepática e intestinal e também tem efeito profilático .(
Levamisole , comercializado como o cloridrato de sal sob o nome comercial Ergamisol (R12564), é um anti-helmíntico e imunomodulador que pertence a uma classe de sintéticos imidazothiazole derivados, onde foi preparado inicialmente sob a forma do seu racemato chamado tetramisol.] Os dois estereoisómeros de tetramisol foram subsequentemente sintetizado, e o isómero levógiro foi dado o nome de levamisol. Levamisol foi inicialmente comercializado em humanos para o tratamento de vermes parasitas infecções. No entanto, Levamisol foi retirado , respectivamente, devido ao risco de efeitos secundários graves e da disponibilidade de medicamentos de substituição mais eficazes. O efeito colateral mais grave de levamisol é agranulocitose , uma depleção grave de células brancas do sangue que deixa os pacientes mais vulneráveis ​​à infecção. Mais recentemente, Levamisol foi estudado em combinação com outras formas de quimioterapia para o tratamento do câncer de cólon , melanoma e câncer de cabeça e pescoço . Atualmente, Levamisol permanece em veterinária uso como um vermífugo para o gado.

Outros materiais