Buscar

APRESENTAÇÃO INSTALAÇÕES ESPECIAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Living Machine 
O que é?
 
Conceito
A Máquina Viva reproduz em escala intensiva o processo de depuração que ocorre normalmente na natureza. Consiste numa sequência de tanques, onde desemboca o encanamento do esgoto. Em cada tanque há um ecossistema diferente composto por bactérias, algas, micro organismos, plantas, caracóis e peixes que se alimentam da sujeira,quebrando suas moléculas . A água que resulta desse processo, depois de passar por todos os tanques, está limpa (embora não potável) podendo ser devolvida ao mar ou reutilizada para regar plantas, lavar roupa e diversas outras finalidades. Não são utilizados produtos químicos e o custo é relativamente baixo. Sensacional.
É um sistema inteligente de tratamento de esgoto onde toda água suja é tratada e devolvida limpa ao ambiente, porém não potável.
Como funciona?
São organizados tanques cheios de capim, algas, plantas vivas, peixes dourados, camarões de água doce e lesmas, assim como uma grande variedade de microrganismos e bactérias. Cada tanque forma um miniecossistema destinado a decompor o material inorgânico presente na água. A fonte primária de energia para esses sistemas é a luz solar.
A água servida percorre os diferentes tanques, que são ligados entre si por tubos conectores. Os resíduos gerados pelos ocupantes de um tanque escoam pelos tubos conectores e se tornam alimento para os ocupantes do outro. Após cerca de uma semana de filtragem, os resíduos são decompostos em nutrientes e alimentos para algas, insetos, lesmas e plantas aquáticas. A água anteriormente suja agora é considerada “água cinza”. Não podemos bebê-la, mas podemos usá-la para irrigação e para descarga em sanitários.
A seqüência de tratamento é a seguinte: 
- A: célula que recebe o efluente + H2O2 + UV (ultra violeta) . Nesta célula o processo de fotoativação do peróxido de hidrogênio gera radicais livres que conseguem diminuir em algumas horas os níveis de concentração de efluentes. 
- B: célula aeróbica com cascalho e vegetais fixadores de nitrato. Nesta célula, o cascalho funciona como um filtro e os vegetais fixadores de nitrato têm a capacidade de absorver elementos presentes no efluente. 
- C: célula aeróbica com vegetais aquáticos. Nesta célula os vegetais aquáticos têm a função de absorver elementos presentes no efluente. 
-D: célula com carvão ativado. Nesta célula o carvão tem a função de adsorver o restante dos elementos que ainda restarem do efluente. 
- E: célula para realização de amostragem. 
- F: célula onde esta instalada uma bomba que devolve a água à célula A. 
-G: célula que, funciona como “Estabilizador de nível líquido do sistema”. 
Microorganismos
Vegetação
Nesta célula os vegetais aquáticos têm a função de absorver elementos presentes no efluente
As espécies de plantas utilizadas têm uma particularidade, elas não fazem bioacumulação. Ou seja, elas fazem com que toda a poluição seja tratada apenas nas raízes. Desta forma, não há substâncias ou poluição que cheguem aos tecidos e às contaminem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais