Buscar

Aula 03 Linguística II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Linguística II
Marilda Franco de Moura
Aula 3
*
Objetivos
Conhecer os principais conceitos e as contribuições de Noam Chomsky sobre aquisição da linguagem;
Comparar diferentes abordagens teóricas sobre aquisição da linguagem;
Descobrir como se dá a aquisição de uma língua;
Pesquisar estudos teóricos e empíricos. 
*
*
“O homem, por ser dotado de linguagem, é um ser social e político, pois é ele quem detém o uso da palavra para interagir com o outro. Estas relações podem se efetivar através da linguagem”.
Aristóteles 
*
*
Linguagem
 Sistema constituído por gestos, sinais, sons, símbolos ou palavras que são usados para representar conceitos de comunicação, ideias, significados e pensamentos. Esta capacidade verbal, ou não verbal, é um dos maiores atributos do homem que facilmente o distingue do animal. (LYONS, 1987, p. 17)
*
*
Aprendemos algo sobre a natureza humana por meio da linguagem que o homem interage? 
*
*
Noam Chomsky 
“A linguagem é a manifestação” de estruturas cognitivas complexas;
“Ao estudarmos as particularidades das línguas naturais, sua estrutura, organização e utilização, podemos esperar obter algum conhecimento das características específicas da inteligência humana” (CHOMSKY, 1976, p. 10). 
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6e/Chomsky.jpg
*
*
Nada chega a nossa mente dos objetos externos por meio dos órgãos dos sentidos;
As ideias dos movimentos e das figuras são, elas próprias, inatas em nós. 
Tanto mais inatas devem ser as ideias de dor, cor, som e semelhantes, para que, na ocasião de certos movimentos corpóreos, a nossa mente possa ter essas ideias, pois elas não possuem nenhuma semelhança com os movimentos corpóreos. 
*
*
Faculdade da linguagem
A maturação da faculdade da linguagem é uma questão de extração daquilo que é inato na mente. 
Empirista - a linguagem é ensinada por “condicionamento” ou construída por meio de processos elementares de “processamento de dados”. (DUARTE, 2000, p. 18)
*
*
Condicionamento
As crianças ouviriam a fala das outras pessoas e as associaria a um objeto ou a um evento. 
Quando reproduzisse a fala, seriam recompensadas pelos adultos. 
Após aproximações sucessivas, conseguiriam alcançar o modo de falar dos adultos, isso explicaria o progresso da fala da criança, evoluindo do balbucio às frases complexas.
Inatismo
(Proposto por Chomsky)
Os humanos teriam um dispositivo de aquisição de linguagem (DAL), isto é, estariam biologicamente pré-configurados para adquiri-la. Diversos fatores apoiam essa teoria (STENBERG, 2000)
*
*
Inatismo
(Proposto por Chomsky)
Fatores que apoiam essa teoria (STENBERG, 2000): 
Nossa rápida especialização fonêmica;
A rapidez com que as crianças adquirem uma linguagem extremamente complexa, em contato com uma quantidade bem menor de estímulos;
Todas as crianças parecem adquirir esses aspectos da linguagem na mesma sucessão e aproximadamente no mesmo tempo; 
Os humanos possuem diversas estruturas fisiológicas que servem exclusivamente para a fala.
*
*
Chomsky adota a hipótese do inatismo e rejeita a explicação das teorias empiristas e behavioristas.
Empirismo (Leonard Bloomfield) – uma abordagem para a psicologia. 
O desenvolvimento da teoria deve estar relacionado com fatos observáveis ​​e experiências, diz respeito apenas à abordagem científica. 
Todo o conhecimento humano vem da experiência (cognitivismo e mentalismo), coisas que são vistas, tocadas, ouvidas, gravadas e medidas). 
*
*
A ciência (linguística como uma ciência) estava preocupada com o observável e o físico. Devido a isso, linguística estrutural fundiu-se com uma escola de psicologia (Behaviorismo), que também é interessada no observável e no físico. 
*
*
Behaviorismo - uma teoria da psicologia, que afirma que o comportamento humano e animal pode e deve ser estudado em termos de processos físicos apenas. 
Esta teoria explicou como um evento externo, um estímulo provocou uma mudança no comportamento de um indivíduo (a resposta) sem a utilização de conceitos como “mente” ou “idéias” ou qualquer tipo de comportamento mental. O behaviorismo foi uma importante influência sobre psicologia, educação e ensino de idiomas. 
*
*
Chomsky não se limita a uma perspectiva inatista e simplesmente descarta qualquer contribuição do meio ou estímulos na aquisição da linguagem.
O behaviorista peca por reduzir tudo a estímulos, condicionamentos e atuação do meio na aquisição da linguagem.
Chomsky reconhece que, além de uma disposição inata, há também uma contribuição do meio externo na aquisição da linguagem.
*
*
Para Chomsky, “é muito difícil acreditar que a criança adquire a língua somente por meio da imitação de outros usuários ou por meio de uma sequência de respostas sob o controle de estímulos externos e associações intraverbais”.
*
*
Chomsky (1957, p. 54-68 apud DUARTE, 2000), “o fato de que todas as crianças normais adquirem estruturas gramaticais bastante complexas com uma rapidez imensa sugere que os seres humanos são de algum modo predestinados a fazer isto”.
*
*
Faculdade da linguagem 
Gramática Universal
Para Chomsky, adepto do gerativismo, a criança possui um mecanismo que lhe permite adquirir a linguagem, chamado de Dispositivo de Aquisição da Linguagem (DAL), o qual é parte da herança genética de sua espécie e que esse é acionado pelas frases ou falas (imput) dos adultos, com as quais irá atuar, gerando assim a gramática da língua na qual a criança está contextualizada.
*
*
Chomsky afirma: “a criança possui uma Gramática Universal incorporada à própria estrutura de sua mente”, isto é, a criança já nasce biologicamente (geneticamente) equipada com uma gramática onde se encontrem todas as regras possíveis da todas as línguas, um enorme conteúdo de informações, isto é, uma gramática universal.
*
*
Vídeo
 
 
*
*
Gramática Universal
Essência da linguagem humana
Sistema de princípios, condições e regras que são elementos ou propriedades de todas as línguas humanas não meramente por acidente, mas por necessidade – naturalmente, necessidade biológica e não lógica. 
*
*
“Gramática Universal” 
“A criança, que é exposta normalmente a uma fala precária, fragmentada, cheia de frases truncadas ou incompletas, é capaz de dominar um conjunto complexo de regras ou princípios básicos que constituem a gramática internalizada do falante, isto é, a língua a que a criança está exposta gera uma gramática especifica, que é a gramática da língua nativa da criança, de maneira relativamente fácil e com um certo grau de estantaneidade”.
*
*
Aquisição da linguagem
*
Base cognitiva
Base Biológica
Base Biológica
Gramática Universal
*
Chomsky propõe “a existência de princípios fundamentais, inatos e universais, que restringem a forma da gramática e de um conjunto de parâmetros que serão fixados pela experiência, ou seja, de acordo com o input linguístico” (PAIVA, 2008).
*
*
Borba (1998, p. 315), “para que os mecanismos inatos sejam ativados basta haver condições adequadas”. Assim, além do dispositivo inato, a linguagem é adquirida porque a “propriedade essencial da linguagem é proporcionar meios para expressão de infinitos pensamentos e reação apropriada a uma série de situações novas”.
*
*
Chomsky (1981, p. 7 apud PAIVA, 2008) não deixa de idealizar a aquisição da linguagem, pois a gramática universal é “tomada como uma caracterização do estado inicial pré-linguístico da criança” e a experiência, por sua vez, fixa os parâmetros da gramática universal, fornecendo uma gramática nuclear.
*
*
Referências
CORREA, Letícia Maria Sicuro. Aquisição da linguagem: uma retrospectiva dos últimos trinta anos. DELTA [online]. 1999, vol.15, n.spe, p. 339-383.
KAUFMAM, Diana. A natureza da linguagem e sua aquisição. INGERBER, Adele. Problemas de aprendizagem relacionados à linguagem:
sua natureza e tratamento. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
LYONS, John. Linguagem e linguística. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981.
MARTELOTTA, Mário E. (Org .) Manual de linguística. São Paulo: Contexto, 2008.
*
*
Referências
MATOS, Maria Amélia. Behaviorismo metodológico e behaviorismo radical. In: MILHOLLAN, Frank; FORISHA, Bill E. Skinner e Rogers: maneiras contrastantes de encarar a educação. São Paulo: Summus, 1978.
RANGE, B. Psicoterapia comportamental e cognitiva. Campinas:Psy II 1995. 
SKINNER, Burrrhus Frederic. Sobre o Behaviorismo. (M. P. Villalobos, Trad.). São Paulo: Cultrix, 2006. (Trabalho original publicado em 1974). 
______.Ciência e Comportamento Humano. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
*
Linguística II
Marilda Franco de Moura
Atividade 3
*
Atividade
1- Descreva o que é e como funciona o DAL e o GU.
DAL – Dispositivo de Aquisição de Linguagem – é um dispositivo interno, do qual o ser humano é dotado, responsável pela organização e aprendizagem da linguagem. Ele dá ao aprendiz o meio de processar o discurso que ele ouve ao seu redor absorvendo o sistema de linguagem utilizado.
GU – Gramática Universal – Caracteriza-se como sendo os componentes “universais” que podem ser encontrados em todas as linguagens conhecidas, tais como a ordenação da frase e relações gramaticais básicas. 
*
*
Atividade
2- O autor e o nome da teoria por ele desenvolvida, que afirma ser a linguagem uma faculdade mental inata, ou seja, que o ser humano possui uma competência linguística inata, são:
a)     Chomsky – interacionismo
b)     Piaget – construtivismo
c)     Piaget – gerativismo
d)     Chomsky – gerativismo
e)     Vygotsky – interacionismo
*
*
Atividade
3- Pode-se definir linguagem como:
a)     sistema abstrato de regras gramaticais
b)     sistema composto por línguas oralizáveis
c)     conjunto de línguas orais-auditivas e espaço-visuais
d)     sistema de comunicação natural e artificial, humano ou não humano
 
*
*
Atividade
4- Seguindo os pressupostos da teoria sócio-interacionista de aquisição de linguagem, devemos:
a)     estimular a criança, ensinando palavras
b)     estimular a criança, mandando ela repetir frases e palavras
c)     ensinar as regras gramaticais da língua para a criança
d)     estimular a criança através de diálogos contextualizados
e)     ensinar a criança tanto o vocabulário, quanto às regras gramaticais
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais