Buscar

Resumo Aula 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução
Estudar é um exercício contínuo permanente. Quanto mais estudamos, mais podemos alcançar a qualidade necessária à prática profissional – é este diferencial que destaca o profissional no mercado de trabalho: qualidade ao trabalho proposto e segurança no que está fazendo ao defender suas ideias e práticas em bases teóricas e experiências bem sucedidas. Então é preciso buscar mais livros, textos e notícias sobre o campo de atuação profissional, mas compartilhar com a supervisora de campo para verificar a qualidade do material encontrado é fundamental – isto é muito importante. A proposta desta aula é estudar sobre o campo de estágio e a área de atuação para auxiliar posteriormente na reflexão sobre as propostas de ação profissional planejada, tal como a proposta de um projeto profissional.
Ao longo da disciplina, realizamos aproximações gradativas ao campo de Estágio Supervisionado, buscando conhecer cada vez mais a área de atuação do profissional do Serviço Social dentro de uma determinada área de trabalho.
Foram vários exercícios propostos, como também os sugeridos pela supervisão realizada dentro do campo de estágio.
Neste momento, é preciso fazer mais um balanço do aprendizado. Vamos estudar os pontos chaves desta aula, que são:
• Conhecimento sobre o campo de estágio.
• Conhecimento sobre a área de atuação.
Sabemos que todo conteúdo desta disciplina será para propiciar o exercício de formulação de um projeto de intervenção profissional. Então será preciso rever parte do conteúdo das disciplinas passadas, somando ao novo conteúdo apresentado nesta etapa de estudo. 
Sugerimos os seguintes tópicos:
- Estudar sobre o histórico do campo de estágio, isto é, como foi criada a instituição.
- Analisar as demandas que justificam os atuais projetos de intervenção existentes no campo de estágio.
- Reler o conteúdo sobre a área de atuação profissional.
A princípio, destacamos estes tópicos como primordiais para darmos continuidade aos nossos estudos.
O que estudar?
Estudar é um exercício continuo permanente. Quanto mais estudamos, mais podemos alcançar a qualidade necessária à prática profissional – é este diferencial que destaca o profissional no mercado de trabalho: qualidade ao trabalho proposto e segurança no que está fazendo ao defender suas ideias e práticas em bases teóricas e experiências bem sucedidas.
Vamos continuar conversando um pouco mais sobre os tópicos para a realização dos estudos.
Para que serve o Estágio?
O Estágio Supervisionado é o momento para você, nos espaços sócio ocupacionais, realizar o contato direto com a população e identificar as manifestações da questão social, conhecendo a atuação do Assistente Social e suas estratégias de intervenção. 
 O estágio é um dos espaços onde o estudante tem contato com os diferentes instrumentos e técnicas de intervenção do trabalho profissional, mas identificando que toda ação profissional possui uma intencionalidade, ou seja, um objetivo a ser alcançado. 
Logo a ação profissional deve ser estudada e planejada.
O Serviço Social é uma profissão de caráter investigativo e interventivo, inserida na divisão sociotécnica do trabalho, demandando do profissional a realização da articulação entre o trabalho intelectual e o exercício profissional, ou seja, proferindo a relação de unidade entre teoria e prática.
 A teoria e a prática dependem uma da outra e são importantes para o direcionamento da ação profissional cotidiana do assistente social, propiciando a reflexão sobre a realidade apresentada, considerada concreta para posterior apresentação de um projeto de intervenção.  
Lembre-se que o Estágio Supervisionado é um processo de troca de conhecimento entre os sujeitos envolvidos, onde todos têm conhecimento e/ou experiência para trocar, ensinar e aprender.
Direcionamento
A busca pelo conhecimento e orientação para as ações a serem desenvolvidas é o exercício desta disciplina. Este processo pressupõe o debate sobre as possíveis estratégias de intervenção, a identificação das manifestações da questão social presentes nas relações dos sujeitos sociais, destacando as demandas apresentadas no cotidiano profissional.
Tenha muita atenção, pois as atividades cotidianas profissionais não podem anular o olhar reflexivo e crítico sobre a realidade de trabalho.
Serviço Social brasileiro contemporâneo apresenta uma feição acadêmico-profissional e social renovada, voltada à defesa do trabalho e dos trabalhadores, do amplo acesso à terra para a produção de meios de vida, ao compromisso com a afirmação da democracia, da liberdade, da igualdade e da justiça social no terreno da história. Marilda Iamamoto (2010)
Nessa direção social, a luta pela afirmação dos direitos de cidadania, que reconheça as efetivas necessidades e os interesses dos sujeitos sociais é hoje fundamental como parte do processo de acumulação de forças em direção a uma forma de desenvolvimento social inclusiva para todos os indivíduos sociais.
“Na perspectiva assinalada, a análise das experiências profissionais requer muito mais que o seu relato e a elaboração de manuais prescritos voltados ao como fazer. Exige uma análise crítica e teoricamente fundamentada do trabalho realizado na trama de interesses sociais que o polarizam; da construção de estratégias coletivas, articuladas às forças sociais progressistas, que permitam potencializar caminhos que reforcem os direitos nos diversos espaços ocupacionais em que atuamos: na saúde, na previdência e assistência social nas diversas instâncias do poder executivo; no poder judiciário, nas organizações empresariais etc. Assim, a perspectiva que move a ação não é a mera reiteração do instituído, mas o impulso ao protagonismo político dos sujeitos na articulação e defesa de suas necessidades e interesses coletivos na cena pública.” Marilda Iamamoto (2010, 14)
A proposta desta aula é estudar sobre o campo de estágio e ler sobre a área de atuação para auxiliar posteriormente na reflexão sobre as propostas de ação profissional planejada, tal como a proposta de um projeto profissional.
Pontos importantes
Como visto anteriormente, Marilda Iamamoto ressalta a importância da relação teoria e prática no cotidiano profissional, para que a prática possa se tornar cada vez mais qualitativa e inovadora.
Considerando ainda que, a categoria profissional desenvolve uma ação de cunho socioeducativo, na prestação de serviços sociais, viabilizando o acesso aos direitos e aos meios de exercê-los, contribuindo para que necessidades e interesses dos sujeitos de direitos adquiram visibilidade na cena pública e possam, de fato, ser reconhecidos.
Pensar sobre o campo de estágio, considerando o histórico e a área de atuação, possibilita desenvolver o exercício reflexivo para propor ações profissionais inovadoras e comprometidas com a população usuária.
- Condições macrossocietárias – de um lado, as condições macrossocietárias que tecem o terreno sócio histórico em que se exerce a profissão, seus limites e possibilidades que vão além da vontade do sujeito individual;
- Respostas de caráter ético-político e técnico-operativo – e, de outro lado, as respostas de caráter ético-político e técnico-operativo, apoiadas em fundamentos teóricos e metodológicos, de parte dos agentes profissionais a esse contexto.
Elas traduzem como esses limites e possibilidades são apropriados, analisados e projetados pelos assistentes sociais. O exercício da profissão exige, portanto, um sujeito profissional que tem competência para propor, para negociar com a instituição os seus projetos, para defender o seu campo de trabalho, suas qualificações e atribuições profissionais. 
Requer ir além das rotinas institucionais para buscar apreender, no movimento da realidade, as tendências e as possibilidades, ali presentes, passíveis de serem apropriadas pelo profissional, desenvolvidas e transformadas em projetos de trabalho.
Campo de estágio & Área de atuação
Você, enquanto estagiário, precisa compreender que é indispensável desenvolver o conhecimento sobreo campo de estágio e a área de atuação, sendo este um exercício permanente ao longo da trajetória profissional. 
Neste sentido, vamos relembrar o conteúdo do Relatório de Estágio Supervisionado – sendo este um dos exercícios de reflexão sobre a prática profissional -, bem como lançando olhares sobre os avanços no aprendizado enquanto aluno de graduação.
Atualizar-se sempre!
A contemporaneidade exige cada vez mais profissionais qualificados, dotados de conhecimentos especializados e atualizados, flexibilidade intelectual no encaminhamento de diferentes situações e capacidade de análise para decodificar a realidade social.
O exercício crítico e reflexivo sobre a prática profissional envolve uma natureza teórica em busca de uma leitura sobre as expressões cotidianas da realidade social, influenciadas por diversos aspectos que envolvem o contexto político, econômico e social na contemporaneidade.
A sistematização no trabalho do assistente social exige do profissional uma reflexão teórica, que renova o estatuto teórico da profissão, e a legitima na atualidade.
A sistematização da prática profissional demanda do assistente social um conjunto de investimentos de diversas ordens: 
• teórico-metodológico, 
• ético-político, 
• técnico-instrumental e 
• sócio-ocupacional.

Outros materiais