Buscar

NUTRIÇÃO AV2 ON

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201101137279)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O que é Avaliação Global Subjetiva e qual o objetivo dessa avaliação?
		
	
Resposta: A avaliação global é todo o levantamento realizado na anamnese em um exame fisico do paciente para realizar a dieta nutricional cirurgica e não cirurgica atraves de um acompanhamento de equipe multidisciplinar. Ela faz toda a recomendação de uma dieta saudavel para a prevenção de doenças. Um paciente com obesidade será realizado uma dieta acompanhado por uma equipe de saúde nutricionista, Médico entre outros para que a avaliação seja acompanhada delicadamente e que seja sempre orientado e acompanhado para a evolução de seu tratamento. ( EGS).
	
Gabarito:
A avaliação subjetiva global é um método simples de avaliação nutricional, que consta de questionário sobre a história clínica e exame físico do paciente.
O objetivo do método é facilitar o diagnóstico da desnutrição e possibilitar o prognóstico, identificando pacientes que apresentam maior risco de sofrer complicações associadas ao seu estado nutricional durante a internação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101253864)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Um dos principais focos de interesse dos estudos epidemiológicos da atualidade é a relação entre o comportamento alimentar e a mudança no perfil epidemiológico e nutricional da população brasileira. A partir de uma simples ida ao supermercado observamos os hábitos alimentares das pessoas, das famílias brasileiras que são baseados na pessoa que ficou encarregada de comprar os alimentos. Por isso, que a escolha do alimento, sem dúvida alguma, é uma das etapas mais importantes relacionadas à nutrição humana. Mas, para fazer uma boa escolha é preciso conhecer a composição nutricional dos alimentos e ter em mente as Leis da Alimentação. Sobre as Leis da Alimentação NÃO É CORRETO AFIRMAR QUE:
		
	 
	A Lei da Adequação está relacionada ao período fisiológico do organismo ao qual se destina (gestação, infância, adolescência, envelhecimento), ou seja, a dieta deve fornecer um aporte calórico acima das recomendações nutricionais relacionadas ao período fisiológico do organismo ao qual se destina.
	
	A Lei da Quantidade está relacionada à quantidade adequada dos nutrientes para satisfazer as necessidades nutricionais, ou seja, a dieta deve fornecer a quantidade adequada dos nutrientes para satisfazer as necessidades nutricionais.
	
	Um exemplo prático da Lei da Harmonia é o antagonismo encontrado entre o ferro e o cálcio explicando o motivo pelo qual tais nutrientes não podem ser consumidos na mesma refeição.
	 
	A Lei da Harmonia está relacionada à biodisponibilidade dos nutrientes, ou seja, a dieta deve fornecer uma relação harmônica entre os nutrientes para que não haja interferências na absorção.
	
	A Lei da Qualidade está relacionada à composição nutricional dos alimentos da dieta em termos qualitativos, ou seja, a dieta deve ser completa para fornecer todos os nutrientes que o organismo necessita.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101161722)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A infância é uma fase no ciclo da vida fundamental para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis. Dietas monótonas, repetitivas, coloridas artificialmente e ricas em "calorias vazias" encontradas nas balas, doces e refrigerantes fazem com que o índice de obesidade infantil aumente cada vez mais. Os alimentos de origem vegetal contêm uma série de pigmentos carotenoides que além de serem responsáveis pela variedade de cores exercem função antioxidante. Dentre esses pigmentos podemos destacar o beta-caroteno e o licopeno encontrados respectivamente em:
		
	 
	Cenoura e tomate.
	
	Abóbora e brócolis.
	
	Arroz e feijão.
	
	Agrião e banana.
	
	Alface e laranja.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101161771)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Com relação à educação nutricional, NÃO se pode afirmar que:
		
	
	É parte essencial da educação em saúde, visto que a saúde física e mental depende do estado nutricional do indivíduo.
	
	Um de seus objetivos é a difusão dos conhecimentos da ciência da Nutrição.
	
	É importante para promover hábitos alimentares saudáveis.
	 
	É importante para promoção da saúde.
	 
	Não tem impacto sobre o estado de saúde dos indivíduos.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101263801)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Estado Nutricional é o estado de equilíbrio/desequilíbrio, no organismo humano, decorrente da relação entre ingestão e necessidade de nutrientes. Na Atenção Integral à Saúde, a avaliação do estado nutricional exerce um impacto extremamente importante, visto que é uma avaliação feita ao indivíduo/paciente para verificar se a necessidade fisiológica por nutrientes está sendo alcançada. Dentre os parâmetros antropométricos, a relação cintura-quadril (RCQ) é utilizada para identificar o tipo de distribuição de gordura (andróide ou ginóide). Nesse contexto, a relação cintura-quadril (RCQ) é um importante parâmetro para monitoramento do:
		
	 
	Risco para desenvolvimento de osteoporose.
	
	Risco para desenvolvimento de doenças reumatológicas.
	
	Risco para desenvolvimento de doenças imunológicas.
	 
	Risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
	
	Risco para desenvolvimento de anemia ferropriva.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101167941)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Uma paciente que recentemente realizou uma cirurgia de gastroplastia irá receber alta hospitalar com indicação de dieta líquida completa. Assinale a única alternativa que NÃO poderá entrar no cardápio da paciente:
		
	
	Água de coco.
	 
	Vitamina de banana.
	
	Gelatina.
	 
	Purê de batata.
	
	Sopa liquidificada.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101215051)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O diabetes mellitus não tratado adequadamente pode levar a várias complicações a longo prazo, que interferem na qualidade de vida do paciente. Assim, o controle glicêmico é de extrema importância, sendo a terapia nutricional imprescindível neste controle. Em relação à terapia nutricional no paciente diabético, leia as afirmativas abaixo:
I- Deve ser evitada a ingestão de alimentos ricos em açúcar, mel e refrigerantes.
II- O tratamento do paciente diabético deve ser realizado por equipe profissional multidisciplinar: médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e professores de educação física.
III- As proporções de carboidratos e gorduras da dieta devem estar de acordo com o controle metabólico individual.
IV- Em relação ao consumo de gorduras e bebidas alcoólicas não há restrição para o paciente diabético, estando o consumo liberado.
 Marque a opção CORRETA:
		
	
	Somente as afirmativas II e IV estão incorretas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
	 
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I, II e IV estão incorretas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101170851)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Paciente ADV, sexo feminino, 75 anos, advogada aposentada, procedente de Florianópolis/SC. Paciente vem em consulta ambulatorial com diagnóstico de Doença de Alzheimer em fase inicial com peso atual 60 kg e 1,68 m. Considerando os dados acima, calcule o IMC e classifique essa paciente de acordo com o estado nutricional adequado a idade.
		
	
Resposta: Para saber seu estado nutricional do peso tem que fazer o IMC. O IMC da paciente É DE 21,0 ou seja está paciente está abaixo do peso. (Professora deixei esta questão por ultimo e o tempo aqui no sistema foi de 2 min faltando para acabar, mais eu sei esta questão.)Desculpas.
	
Gabarito: A paciente deve ser classificada de acordo com o IMC ajustado para idoso, no qual seu IMC atual é de 21,2, sendo por tanto classificado com baixo peso.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101214965)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ocálcio é um dos micronutrientes mais importantes na prevenção da osteoporose. Com relação às fontes alimentares e biodisponibilidade deste nutriente, é INCORRETO afirmar:
		
	 
	A lactose aumenta a biodisponibilidade de cálcio.
	
	A elevada ingestão de fósforo diminui a absorção de cálcio.
	
	A ingestão adequada de vitamina D aumenta a biodisponibilidade de cálcio.
	
	Os vegetais folhosos contêm ácido oxálico, que diminui a absorção de cálcio.
	 
	O ácido fítico, presente nos cereais integrais, aumenta a absorção de cálcio.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101215486)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Campanhas de educação nutricional são fundamentais para minimizar a incidência de várias doenças. O aumento nas necessidades nutricionais de vitaminas do complexo B, na adolescência, é justificado:
		
	
	Pela diminuição na taxa metabólica basal.
	 
	Pelo aumento na reabsorção óssea.
	 
	Pelo aumento nas necessidades energéticas.
	
	Pelo aumento na atividade osteoclástica.
	
	Pela diminuição no metabolismo ósseo.

Outros materiais