Buscar

METABOLISMO DA FRUTOSE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METABOLISMO DA FRUTOSE
A frutose é encontrada na dieta como componente da sacarose na fruta, como um monossacarídeo livre no mel e em xarope de milho com alta frutose. A frutose entra nas células epiteliais e em outros tipos de células por difusão facilitada. É metabolizada por intermediários da glicólise. 
É metabolizada pela conversão a gliceraldeído-3-P e diidroxiacetona-fosfato que são os intermediários da glicólise. A primeira etapa é a fosforilação, ou seja, a frutoquinase fosforila a frutose quando ela logo entra na célula e forma a frutose-1-fosfato que não é um intermediário da glicólise que será quebrada pela aldolase B a diidroxiacetona-fosfato, que será um intermediário da glicólise e gliceraldeído. Este gliceraldeído será fosforilado, a gliceraldeído-3-P pela trio-quinase. Estes intermediários podem ser convertidos em glicose pela gliconeogênese. Ou seja, o destino da frutose é paralelo ao da glicose.
Ocorre principalmente no fígado e em uma extensão menor, na mucosa do intestino delgado e no epitélio proximal dos túbulos renais, pois estes tecidos possuem frutoquinase e aldolase B.
Após ingerir altas doses de frutose, pessoas normais acumulam frutose-1-fosfato no fpigado enquanto é lentamente convertida no fígado a intermediários glicolíticos. Já pessoas com intolerância hereditária à frutose acumulam quantidades muito maiores de frutose-1-bifosfato no fígado. 
SMITH,C., MARKS, A., LIEBERMAN,M. Bioquímica médica básica de Mark. 2ªed. Porto Alegre: Artmed, 2007
A frutose é encontrada como monossacarídeo livre no xarope de milho, frutas e mel. Sua entrada nas células não depende de insulina, ao contrário da glicose, ou seja, a frutose não promove a secreção da insulina.
VER PÁGINA 353 PÂMELA CHAMPE

Outros materiais