A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
Sistema Respiratório

Pré-visualização | Página 2 de 4

humano por onde passa o ar inspirado. 
b) Explique o que é, e dê a função do diafragma. 
c) A faringe é um órgão comum a dois sistemas orgânicos. Quais são esses sistemas?
d) O que são alvéolos pulmonares? Qual a sua função?
e) A respiração pela boca é útil quando precisamos de mais oxigênio (durante um exercício físico, por exemplo), porém é muito melhor respirarmos pelo nariz. Por quê? 
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
a) O ar passa pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos ë alvéolos pulmonares. Sendo que os bronquíolos e alvéolos pulmonares fazem parte dos pulmões. 
b) O diafragma é um músculo que separa o tórax do abdome, sua função é auxiliar os movimentos de expansão e contração da caixa torácica e dos pulmões. O diafragma e os músculos intercostais estão envolvidos nos mecanismos de inspiração e expiração do ar. 
c) A faringe é um órgão comum aos sistemas digestivo e respiratório.
d) Alvéolos pulmonares são estruturas em forma de "cachos" localizadas nas extremidades dos bronquíolos pulmonares. É o local onde ocorre a hematose, ou seja, a transformação do sangue venoso em arterial. 
e) O ar que entra pela boca não é filtrado e aquecido. As fossas nasais têm a função de aquecer, filtrar e umedecer o ar. A filtração ocorre através de um conjunto de cílios. 
04. (UERJ) Responda as questões abaixo sobre a respiração humana.
a) De que maneira o muco secretado pela nossa traquéia protege nosso aparelho respiratório?
b) Qual a seqüência de eventos que ocorre no nosso organismo durante a inspiração e expiração?
c) A epiglote e as cordas vocais são importantes estruturas do aparelho respiratório. Onde se localizam? Qual a função de cada uma?
d) Como o oxigênio e o gás carbônico são transportados através do sangue? 
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
a) O muco retém partículas poluentes e agentes infecciosos que podem causar lesões no aparelho respiratório
b) Durante a inspiração ocorre a contração do diafragma (abaixamento) e elevação das costelas. Estes movimentos aumentam o volume da caixa torácica, a pressão do ar no interior dos pulmões diminui facilitando a entrada do ar.
Na expiração ocorre o relaxamento do músculo diafragma e dos músculos intercostais, diminui o volume da caixa torácica que ao se contrair, expulsa o ar existente no interior dos pulmões.
c) Tanto a epiglote como as cordas vocais localizam-se na laringe. A epiglote - fecha a glote durante a deglutição evitando a entrada de alimento no canal respiratório. As cordas vocais estão ligadas com a fonação.
d) Oxigênio é transportado principalmente associado à hemoglobina no interior dos glóbulos vermelhos (cerca de 97 %).
Gás carbônico é transportado dissolvido no plasma (mais ou menos 10%), associado à hemoglobina (mais ou menos 20%) e dissolvido na forma de íon bicarbonato (cerca de 70%). 
05. ((FUVEST) Que relação existe entre respiração pulmonar e respiração celular? 
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
Os pulmões são os órgãos respiratórios responsáveis pela hematose, transformação do sangue venoso em arterial. O oxigênio transportado às células, nelas penetra e atinge as mitocôndrias, onde ocorrerá a respiração celular, que leva a produção de energia. 
06. (UFGO) "A respiração pulmonar baseia-se essencialmente no transporte de oxigênio do ar ambiental para as células e do transporte do gás carbônico das células para a atmosfera."
a) O que é feito com o oxigênio nas células?
b) Explique como se realiza o transporte de gás carbônico?
c) Quais os grupos animais que apresentam esse processo? 
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
a) Nas células, o oxigênio é consumido pela respiração celular dentro das mitocôndrias onde ocorre a liberação de energia. 
b) O gás carbônico sai das células e difunde-se no sangue. Uma parte dele transforma-se em íons bicarbonato e é transportado pelo plasma; outra parte combina-se com a hemoglobina das hemácias. Ao chegar nos pulmões ocorre o processo inverso e o gás carbônico difunde-se no ar dos alvéolos e é eliminado.
c) Esse processo é encontrado em animais terrestres, com respiração pulmonar, como anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
07. (VUNESP) Leia atentamente o texto a seguir:
"Respirar é uma ação automática. Nós respiramos enquanto estamos acordados ou dormindo sem que, para isso, tenhamos que fazer qualquer esforço consciente. Podemos variar o ritmo da respiração, como em geral acontece quando paramos para pensar sobre isso, e podemos conscientemente respirar mais profundamente". O que não podemos fazer é parar de respirar por mais de um minuto. Se a respiração é contida por muito tempo, nosso encéfalo assume o controle, enviando automaticamente impulsos nervosos ao diafragma e aos músculos intercostais, instruindo-os a se contraírem. O ritmo e a profundidade da respiração também são controlados quimicamente. Durante o esforço, os músculos aumentam a produção de gás carbônico, que começa a se acumular no sangue. O centro respiratório do bulbo detecta esse aumento e acelera o ritmo e a profundidade dos movimentos respiratórios de maneira a eliminar o excesso indesejável de gás carbônico através dos pulmões."". 
Responda:
a) Por que respiramos diferentemente quando estamos dormindo e quando corremos?
b) Qual o principal mecanismo que nosso corpo usa para informar a necessidade de mudar o ritmo respiratório? 
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
a) Quando estamos dormindo a atividade fisiológica é menor, logo, produz menos gás carbônico e o movimento respiratório é mais lento.
b) Quando o nível de gás carbônico é alto no sangue, isso é captado por células quimiorreceptoras localizadas na aorta e nas carótidas. O bulbo recebe os estímulos e coordena o ritmo respiratório, estimulando os movimentos de inspiração e expiração, eliminando o gás carbônico a absorvendo mais oxigênio. 
08. (VUNESP) Em condições normais e encontrando-se desperta, uma pessoa pode parar de respirar na hora em que desejar fazê-lo.
A pessoa seria capaz de produzir anoxia total simplesmente parando de respirar? Justifique a sua resposta. 
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
Não. Chega um momento que o centro respiratótio (bulbo raquidiano), em função da acidificação do sangue (excesso de gás carbônico), assume o controle dos movimentos respiratórios. 
09. (VUNESP) Observe a figura. Ela representa um tipo de respiração.
a) Indique um invertebrado terrestre e um vertebrado que, na fase adulta, apresentam este tipo de respiração.
b) Por que este tipo de vertebrado, na fase adulta, necessita efetuar esse tipo de respiração?
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
a) O desenho indica respiração cutânea. Um invertebrado terrestre que apresenta esse tipo de respiração é a minhoca (anelídeo). Um vertebrado terrestre que apresenta esse tipo de respiração na fase adulta é o sapo (anfíbio da ordem anura).
b) Porque os anfíbios (sapos, rãs e pererecas) possuem um pulmão muito pequeno que não consegue realizar trocas gasosas necessárias para a vida do animal, por isso que esses animais possuem respiração cutânea na fase adulta. 
10. ((UFV) A alta atividade orgânica dos vertebrados impõe um consumo maior de oxigênio. Para tanto, observa-se que diversos mecanismos respiratórios foram adaptados, tais como: respiração cutânea, branquial e pulmonar.
a) Qual a condição básica para que ocorra a respiração cutânea?
b) Explique o que é trocas gasosas, citandas onde e como é realizada.
c) O que provoca a entrada e a saída de ar na respiração pulmonar, sabendo-se que os pulmões não possuem movimentos ativos? 
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
a) Os animais que possuem respiração cutânea possuem: epiderme fina, úmida e permeável e bem vascularizada.
b) É o processo onde o gás carbônico, produzido no organismo é trocado pelo oxigênio atmosférico. Realizada por processo mecânico (difusão) nos pulmões

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.