A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
Sistema Respiratório

Pré-visualização | Página 3 de 4

ou outras estruturas respiratórias dos animais como poríferos e cnidários.
c) Contrações da musculatura intercostal nos representantes das classes dos répteis, aves e mamíferos. Sendo que os mamíferos possuem também o diafragma para auxiliar nos movimentos de inspiração (entrada do ar) e expiração (saída do ar).
11. (UNICAMP) Existem quatro tipos de sistemas para trocas gasosas nos animais: branquial, pulmonar, traqueal e através da superfície do corpo.
a) Quais desses sistemas captam o oxigênio dissolvido na água e quais captam o oxigênio do ar?
b) Associe os tipos de sistemas aos seguintes animais: minhoca, barata, camarão, medusa e aranha. 
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
a) Os sistemas respiratórios que captam oxigênio da água são: branquial e difusão simples. Difusão simples do oxigênio da água através de membranas úmidas, para o interior do corpo como ocorre com poríferos, cnidários e a planária. Os sistemas traqueal, cutâneo (pele) e pulmonar captam oxigênio do ar. 
Observação: em qualquer dos métodos de respiração ocorre difusão através de uma superfície úmida.
b) Minhocas possuem respiração cutânea pela superfície do corpo. Baratas realizam respiração traqueal. Camarão possui respiração branquial. Medusas realizam respiração por difusão pela superfície do corpo. Aranhas respiram por filotraquéias ou pulmões foliáceos.
12. ((UFRN) Todos nós possuímos uma combinação fantástica de células, que, para sobreviverem, necessitam respirar. Considerando que a função respiratória é desempenhada, em diferentes níveis, pelos pulmões e por todas as células.
a) Estabeleça uma comparação entre o processo de respiração pulmonar e o de respiração celular;
b) Esclareça como a respiração pulmonar e a celular se relacionam entre si e como cada uma delas, por sua vez, se relaciona com o sistema respiratório.
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
a) Os pulmões são estruturas especializadas na captação de oxigênio e eliminação de gás carbônico. A respiração celular é o processo bioquímico que consome compostos orgânicos (nutrientes) e oxigênio, produzindo gás carbônico, água e a energia necessária para os processos vitais dos seres vivos 
b) O oxigênio do ar é conduzido aos alvéolos pulmonares passando por fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios e bronquíolos. O oxigênio associa-se às moléculas de hemoglobina presentes nas hemácias e é então transportado às células e aos tecidos pela corrente sangüínea. O gás carbônico produzido nas células percorre o caminho inverso e é eliminado, pelos pulmões, para o meio ambiente. 
13. ((UNICAMP) As hemácias ou glóbulos vermelhos têm vida média de apenas 120 dias no sangue circulante. Isso significa que essas células têm que ser constantemente produzidas.
a) Em que local do organismo ocorre a produção de hemácias?
b) Qual a principal substância presente nas hemácias? Que elemento da dieta é essencial para sua formação?
c) Aponte uma situação que estimula o aumento da produção de hemácias.
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
a) As hemácias são produzidas pelo tecido hematopoiético da medula óssea vermelha (tecido mielóide).
b) A principal substância presente nas hemácias é a hemoglobina. O Ferro é o elemento essencial para a síntese de hemoglobina.
c) Grandes altitudes onde o ar é rarefeito 
14. (FUVEST) Em relação ao processo respiratório de uma grávida e o seu feto em desenvolvimento, responda:
a) O comportamento da hemoglobina humana em relação ao gás oxigênio é muito diferente no adulto e no feto. Qual é essa diferença? Por que essa diferença é necessária em mamíferos placentários?
b) É muito comum que mulheres apresentem um quadro de anemia durante a gravidez. As mulheres anêmicas queixam-se de cansaço constante, além de uma acentuada "falta de ar". Essa condição em geral pode ser tratada por meio da ingestão de sais de ferro, ou de uma dieta rica em ferro. Explique de que forma a dose extra de ferro alivia os sintomas de falta de ar. 
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
a) A hemoglobina fetal (Hbf) apresenta maior afinidade pelo oxigênio do que a hemoglobina materna. Isso explica a grande captação deste gás pelo sangue fetal ao nível da placenta durante a gestação. Essa maior afinidade da hemoglobina fetal garante a perfeita oxigenação embrionária e fetal durante a gestação dos mamíferos placentários.
b) A mulher grávida possui um consumo maior de oxigênio devido à presença do feto. Uma dieta rica em ferro aumenta a formação da hemoglobina e, portanto, permite o transporte de mais oxigênio, o que reduz a sensação de "falta de ar". 
15. (FUVEST) O monóxido de carbono (CO) é absorvido nos pulmões e reage com a hemoglobina do sangue, com a qual forma um complexo (COHb) 210 vezes mais estável do que a oxihemoglobina (O2Hb). Qual o prejuízo imediato para as células decorrente da inalação de CO por uma pessoa? Explique. 
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
O CO combinado com a hemoglobina impede esta de transportar oxigênio, para as células causando sua morte por asfixia. 
16. (UNESP) Vários atletas do continente americano foram convidados a participar de uma competição de atletismo na cidade do Rio de Janeiro. Assim que os atletas desembarcavam no Aeroporto Internacional, eram submetidos a vários testes e exames, um dos quais o hemograma. Um determinado atleta tendo perdido o seu passaporte durante a viagem, alegou ser mexicano e que morava na Cidade do México.
Qual o elemento figurado do sangue que, analisado através do hemograma deste atleta, possibilitaria acreditar em sua origem? Justifique sua resposta. 
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
O aumento do número de glóbulos vermelhos pela medula óssea vermelha é uma adaptação que ocorre em indivíduos que vivem em regiões de elevada altitude. Nestes locais a pressão parcial do oxigênio é menor. O aumento no número de hemácias permite melhor captação, transporte e distribuição do oxigênio ao nível dos tecidos. Em grandes altitudes o número de hemácias aumenta para adaptar o organismo ao ambiente em que o ar é rarefeito. Conseqüentemente aumentaria a capacidade aeróbica do atleta. 
17. (UNICAMP) Um atleta morador da cidade de São Vicente, SP (nível do mar), deveria participar de um evento esportivo em La Paz, Bolivia (3 650 m de altitude). Foi sugerido que ele viajasse semanas antes para esta cidade. Explique, em termos fisiológicos, a razão da sugestão dada 
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
O grande problema enfrentado pelo atleta é o oxigênio rarefeito em grandes altitudes. Para solucionar tal problema, foi sugerido a ele que viajasse semanas antes para La Paz. Este período de adaptação tem por finalidade fazer com que o organismo aumente o número médio de glóbulos vermelhos no sangue. Desta forma, haverá maior rendimento na captação do oxigênio rarefeito, e não ocorrerão problemas na respiração celular e na obtenção de energia. 
18. (UNICAMP) A utilização e manipulação de materiais produzidos com amianto foram proibidas, pois esta substância é prejudicial à saúde das pessoas que trabalham na produção de caixas de água, telhas e revestimentos. As fibras de amianto, por serem finíssimas, quando inaladas penetram, por exemplo, nos pulmões, alojando-se nas estruturas responsáveis pelas trocas gasosas.
Em que estrutura dos pulmões se alojam as fibras de amianto? Explique como se realizam as trocas gasosas. 
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
As fibras de amianto alojam-se na luz dos alvéolos pulmonares. O oxigênio que chega à cavidade alveolar difunde-se para os capilares sangüíneos, enquanto o dióxido de carbono contido nos capilares sangüíneos difunde-se à cavidade alveolar. Conseqüentemente, o sangue venoso é transformado em arterial, fenômeno denominado de hematose. 
19. (UFSCar) O gráfico relaciona a percentagem de oxiemoglobina (%HbO2) formada sob várias pressões parciais de oxigênio (em mmHg).

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.