A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
Sistema Respiratório

Pré-visualização | Página 4 de 4

Na ordenada, foi representada a percentagem de oxiemoglobina formada em relação ao total de hemoglobina presente numa amostra de sangue. Na abscissa, está indicada a pressão parcial de oxigênio (em mmHg) do ar em contato com essa amostra. A curva tracejada corresponde a um mamífero e a curva contínua a outro mamífero, de espécie diferente. 
Analise o gráfico e responda.
a) Em que região deve viver, respectivamente, cada mamífero representado nas curvas um e dois? Justifique a sua resposta. 
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
A curva um indica um mamífero que vive em locais de maior altitude. A curva dois indica um mamífero que habita regiões de menor altitude. Mamíferos adaptados a locais de maior altitude possuem hemoglobina com maior afinidade pelo oxigênio. Isso pode ser observado no gráfico, pois o 100% de saturação (oxihemoglobina) acontece em pressões mais baixas. Ao contrário dos mamíferos que vivem em baixas altitudes. Estes possuem hemoglobina com menor afinidade pelo oxigênio, portanto, atingem só atingem os 100% de sua saturação em pressões maiores, ou seja, com mais oxigênio. 
20. (FUVEST) Em condições normais, nem todo o gás oxigênio transportado pelo sangue é liberado nos tecidos corporais; um pouco dele continua retido nas moléculas de hemoglobina. No entanto, um aumento da temperatura ou uma queda do pH faz com que a hemoglobina libere uma quantidade adicional de gás oxigênio.
a) Explique a relação entre atividade muscular e aumento de temperatura.
b) Explique a relação entre atividade muscular e queda de pH.
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
a) Quanto mais intensa for à atividade muscular maior será a taxa respiratória e, conseqüentemente, maior será a liberação de calor.
b) Quanto maior a atividade muscular, maior será a respiração celular aeróbia, conseqüentemente haverá maior produção de gás carbônico. No plasma sangüíneo esse gás carbônico combina-se com a água formando ácido carbôncio, o qual dissocia-se em íon bicarbonato e íon H. Este fenômeno reduz o pH do meio (tornando-o mais ácido) facilitando a liberação do oxigênio pela hemoglobina. 
21. (UERJ) É comum vermos em túneis placas com os dizeres: " Em caso de congestionamento, desligue os motores". Nas construções modernas, cada vez mais há preocupação com o sistema de ventilação dentro dos túneis. Isso se deve a um gás inodoro, expelido pelos escapamentos dos carros, por queima de carvão, lenha e outras combustões, e que, quando inspirado em ambientes fechado, pode levar à morte.
a) Que gás é esse?
b) Por que esse gás pode levar à morte? 
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
a) Esse gás é o monóxido de carbono ( CO). 
b) O monóxido de carbono se liga na hemoglobina, que com isso, não se liga com o oxigênio. O indivíduo pode vir morrer por falta de oxigênio. 
22. (UFF) O quadro informa a percentagem de oxi-hemoglobina presente no sangue de dois diferentes animais - X e Y - segundo a pressão parcial de oxigênio
		Pressão parcial de oxigênio (mmHg)
	Oxi-hemoglobina (%)
	
	animal X
	animal Y
	20
	30
	70
	30
	50
	80
	50
	80
	100
	100
	95
	100
Qual desses dois animais melhor se adapta a altitudes elevadas? Justifique a resposta. 
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
O animal Y é o que melhor se adapta a elevadas altitudes, pois em baixas pressões de oxigênio a hemoglobina já está 70% saturada, indicando maior afinidade desta proteína pelo oxigênio. 
23. (VUNESP) Ministério da Saúde adverte: 
	FUMAR PODE CAUSAR CÂNCER DE PULMÃO, BRONQUITE CRÔNICA E ENFISEMA PULMONAR.
Os maços de cigarros fabricados no Brasil exibem advertências como essa. O enfisema é uma condição pulmonar caracterizada pelo aumento permanente e anormal dos espaços aéreos distais do bronquíolo terminal, causando a dilatação dos alvéolos e a destruição da parede entre eles e formando grandes bolsas, como mostram os esquemas a seguir: 
a) Explique por que as pessoas portadoras de enfisema pulmonar têm sua eficiência respiratória muito diminuída. 
b) Faça uma breve descrição de como o nefasto hábito de fumar está associado ao desenvolvimento de câncer de pulmão, garantindo que em seu texto apareçam, de forma relacionada, os seguintes conceitos: tumor, mutação, fumo, proliferação celular descontrolada, genes reguladores da divisão celular. 
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
a) Com o rompimento das paredes dos alvéolos e a formação de grandes bolsas, as áreas onde ocorrem às trocas gasosas diminuem causando a deficiência respiratória.
b) Substâncias químicas carcinogênicas, presentes na fumaça dos cigarros, provocam mutações nos genes reguladores que controlam as divisões celulares nas células pulmonares. Este fato pode acarretar uma proliferação celular descontrolada originando tumores malignos.
24. (FUVEST) (FUVEST) O termo hipóxia refere-se à condição na qual a disponibilidade ou a utilização de oxigênio está reduzida. Os indivíduos B, C, D e E, relacionados na tabela a seguir, estão submetidos, a diferentes formas de hipóxia. O indivíduo A tem metabolismo de oxigênio normal. Considere que o peso, o sexo e a idade de todos os indivíduos são os mesmos.
		indivíduo
	condição
	hemoglobina (g/100 mL de sangue)
	teor de 02 no sangue arterial
	teor de 02 no sangue venoso
	A
	normal
	15
	0,190%
	0,150%
	B
	hipóxia
	15
	0,150%
	0,120%
	C
	hipóxia
	8
	0,095%
	0,065%
	D
	hipóxia
	16
	0,200%
	0,130%
	E
	hipóxia
	15
	0,190%
	0,180
a) Qual dos indivíduos está sofrendo as conseqüências de uma dieta pobre em ferro? Qual apresenta insuficiência cardíaca e circulação deficiente? Em que dados você baseou suas conclusões?
b) Qual deles está sofrendo de envenenamento que impede suas células de usar o oxigênio? Justifique a resposta. 
Sugestão de Resposta: 
[fechar resposta] 
a) O indivíduo C porque apresenta uma quantidade de hemoglobina abaixo do normal. 
b) Em condições normais, a taxa de oxigênio é sempre bem maior no sangue arterial que no venoso. O indivíduo E tem uma taxa de oxigênio no sangue venoso muito próxima à taxa observada no sangue arterial, portanto, é ele que está sofrendo envenenamento que impede as suas células de usar esse gás.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.