Buscar

EXERCÍCIOS ED Recreação 2014 com resposta (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS ED
1º Exercício: O professor de Educação Física na escola tem como compromisso, colaborar para o desenvolvimento e crescimento sadio, das crianças e jovens, promovendo atividades motoras, por meio dos elementos ou temas da Educação Física. 
Além da promoção da saúde, a disciplina também deve estar preocupada com a Educação para o Lazer, oferecendo oportunidades de práticas que ensinem o valor da atividade motora na promoção e melhoria da qualidade de vida.
A) A primeira frase coloca a Educação Física na área da saúde, enquanto a segunda está mais relacionada com a área humana, portanto são independentes.
B) As frases a cima mostram que a Educação Física na escola não deve ser só prática, deve desenvolver temas sobre qualidade de vida.
C) A primeira afirmação diz respeito à prática enquanto a segunda refere-se à filosofia do bem estar.
D) As duas afirmativas a cima estão se completando já que a ginástica, o jogo, o esporte e a dança são opções, como prática de atividade física de lazer.
E) As duas afirmativas são independentes, pois a primeira se refere ao compromisso do professor enquanto a segunda refere-se à preocupação da disciplina.
2º Exercício: Leia o texto:
Crianças e jovens, entre 4 e 16 anos, preparem-se para a 23ª edição do Recreio nas Férias. O evento acontece entre os dias 9 e 27 de janeiro de 2012, de segunda a sexta-feira. Promovido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o Recreio nas Férias está com inscrições abertas para as crianças e jovens da cidade. O projeto oferece gratuitamente inúmeras atividades lúdicas, culturais, passeios e práticas esportivas para que a criançada possa se divertir, conhecer e aproveitar os espaços públicos da cidade durante o recesso escolar. As inscrições permanecem abertas até o preenchimento das vagas. http://esporte.gov.br/snelis/segundotempo/recreioNasFerias.jsp
Com relação ao programa Recreio nas Férias, responda: A faixa etária que será beneficiada com o programa é muito extensa e, portanto, o programa deve dividir as crianças em grupos para facilitar o desenvolvimento das atividades de acordo com a motivação das crianças. De acordo com os estudos feitos em relação às motivações e interesses das crianças, e conforme a teoria de Piaget podemos dizer que:
I.     A criança de 4 a 6 anos está na fase do jogo simbólico e está motivada para atividades de representação, imitação e fantasia , por esse motivo as atividades de faz-de-conta devem fazer parte da programação para esta faixa etária.
II.   A criança de 7 a 10 anos está na fase do jogo de regras, está motivada pela descoberta, por desafios e resultados portanto as atividades indicadas devem propor novos desafios e despertar curiosidade.
III.A criança de 11 a 16 anos está na fase do jogo de regras e motivada para atividades de competição e cooperação, atividades coletivas são indicadas para essa faixa etária.
Estão corretas as afirmativas:
A) Todas as afirmativas
B) Apenas as afirmativas I e III
C) Apenas as afirmativas II e III
D) Apenas as afirmativas I e II
E) Nenhuma afirmativa
3º Exercício: O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval.
Tira-se na sorte quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha.
Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo.
Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente.
Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.
Em outra versão, mais complexa, o jogo não termina aí. Quem consegue chegar ao céu vira de costas e atira a pedrinha de lá. A casa onde ela cair passa a ser sua e lá é escrito o seu nome (caso não acerte nenhuma, passa a vez ao próximo jogador). Nestas casas com "proprietário", nenhum outro jogador pode pisar, apenas o dono, que pode pisar inclusive com os dois pés.
Nesta versão, ganha o jogo quem conseguir ser dono da maioria das casas.
A) Trata-se de um jogo simbólico, mais indicado a partir dos 2 anos que desenvolve o equilíbrio no aspecto físico-motor, a noção de espaço no aspecto cognitivo e a cooperação no aspecto sócio-afetivo do desenvolvimento infantil.
B) Trata-se de um jogo de regras, mais indicado a partir dos 7 anos que desenvolve a lateralidade no aspecto físico-motor, a noção de força no aspecto cognitivo e a paciência no aspecto sócio-afetivo do desenvolvimento infantil.
C) Trata-se de um jogo de regras, mais indicado a partir dos 7 anos que desenvolve o equilíbrio no aspecto físico-motor, a noção de espaço no aspecto cognitivo e a paciência no aspecto sócio-afetivo do desenvolvimento infantil.
D) Trata-se de um jogo de exercício, mais indicado a partir dos 5 anos que desenvolve o salto no aspecto físico-motor, a noção de equilíbrio no aspecto cognitivo e o desenho no aspecto sócio-afetivo do desenvolvimento infantil.
E) Trata-se de um jogo de regras, mais indicado a partir dos 10 anos que desenvolve o equilíbrio no aspecto físico-motor, a noção de espaço no aspecto cognitivo e a atenção no aspecto sócio-afetivo do desenvolvimento infantil
4º Exercício: Maria estava jogando vôlei com seu irmão quando chegaram suas amigas e ela então preferiu mudar, foi jogar o jogo da casinha e seu irmão então, foi jogar pipa.
A partir do descrito a cima, analise e assinale a afirmativa correta.
A) A frase é cabível, pois toda atividade lúdica está dentro da proposta do jogo: livre, delimitada, incerta, improdutiva, regulamentada, fictícia.
B) A brincadeira é diferente do jogo, portanto não podemos chamar de: jogo de casinha, mas de: brincadeira de casinha, e, o brinquedo pipa não pode ser chamado de jogo.
C) O jogo precisa de adversários, tempo e espaços definidos, o que não acontece na brincadeira de casinha e nem no brinquedo pipa.
D) A frase não está de acordo, pois Maria só jogou vôlei, depois brincou de casinha e seu irmão foi brincar com um objeto.
E) Só podemos considerar jogo, o vôlei e a casinha, pois existe a presença de parceiros, já a pipa é apenas um brinquedo e não um parceiro.
5º Exercício: A criança de 7 anos em diante, está motivada tanto para o jogo simbólico, pois está em uma fase de transição, quanto pelo jogo de regras que vão proporcionar novos desafios e outros valores como obediência e respeito, ganhar e perder. Nesta perspectiva quais são os jogos indicados para esta fase?
1.      Os Jogos de Estafetas por serem cooperativos e competitivos, despertando a importância do trabalho em grupo e a luta pela vitória de forma lúdica.
2.      Os Jogos Tradicionais Infantis, pois carregam o valor simbólico e já apresentam regras que devem ser cumpridas de forma justa e leal pelos parceiros de jogo.
3.      Os Jogos de exercício, pois as crianças precisam da repetição para dominar algumas capacidades físicas e habilidades motoras
4.      Os Jogos Esportivos, pois visam desempenho e nesta fase a criança tem muita disposição e energia para aprimorar os fundamentos das diversas modalidades.
 
Identifique se frases 1,2,3,4, à cima, são verdadeiras ou falsas?
A) 1. v 2. v 3. f 4. f
B) 1.f 2.v 3.v 4.f
C) 1.v 2.f 3.v 4.f
D) 1.v 2.v 3.f 4.f
E) 1.f 2.f 3.f 4.v
6º Exercício: O ser humano tem recebido várias designações:
Homo sapiens, na sua capacidade de raciocinar para aprender e conhecer o mundo.
Homo faber, porque é capaz de fabricar objetose utensílios.
A nomeação HOMO LUDENS aplicada ao ser humano, representa:
A) A capacidade de defender-se por meio de lutas.
B) A capacidade de dedicar-se ao jogo.
C) A capacidade de raciocinar além dos animais.
D) A capacidade de lidar com as crianças.
E) A capacidade de estudar assuntos relacionados ao lazer.
7º Exercício: Quando estamos diante de uma proposta recreativa:
A) Os participantes não podem recusar a desenvolver a atividade pois ser trata de um divertimento
B) A participação deverá ser voluntária e espontânea
C) A participação se restringe a crianças que brincam por natureza.
D) A participação deve ser motivada através de premiações
E) Nenhuma das alternativas.
8º Exercício: A atividade lúdica, recreativa, é inerente ao homem assim como aos animais, porém o que os difere é a capacidade do homem de tornar o lúdico um instrumento de desenvolvimento. O brincar é a essência da infância e é indispensável para o desenvolvimento global.
A criança quando brinca de pega-pega, está desenvolvendo o domínio cognitivo, pois deve compreender e cumprir as regras do jogo, o domínio psicomotor, pois exercita a corrida e a agilidade e o domínio sócio-afetivo, pois está interagindo com outras crianças de forma cooperativa.
Analise as frases e identifique a alternativa correta
A) A primeira frase iguala os homens aos animais na capacidade de brincar e tirar proveito disso para o desenvolvimento das espécies, enquanto a segunda explica os benefícios de determinada atividade lúdica, o pega-pega, que servirão da mesma forma, para o desenvolvimento dos homens e dos animais.
B) As frases a cima estão se completando sendo a segunda um exemplo prático para a reflexão apresentada na primeira.
C) As frases não se encaixam, pois a primeira fala sobre o desenvolvimento global e a segunda dos domínios do desenvolvimento.
D) As frases mostram que assim como os homens, os animais também brincam e são capazes de se desenvolverem por meio de jogos e brincadeiras, já que também brincam de correr e pegar, seguindo regras impostas pelo grupo.
E) A primeira frase está incorreta, pois a atividade lúdica não pertence ao mundo animal, pertence a espécie humana. A segunda frase também está errada, pois a brincadeira citada não é educativa é apenas recreativa.
9º Exercício: Com a Industrialização, o tempo de lazer foi invadido pelo trabalho. Com as conquistas dos trabalhadores quanto à diminuição da jornada de trabalho sobrou mais tempo para o lazer porém, hoje podemos dizer que existe uma invasão física que faz com que os trabalhadores sejam prejudicados no seu lazer. Podemos tomar como exemplo para esta reflexão:
A) Computadores, telefones celulares e aparelhos diversos, destruíram as fronteiras do escritório. O trabalho chega ao executivo a qualquer tempo e em qualquer lugar.
B) As pessoas estão cada vez mais praticando atividades físicas que beneficiam o corpo e a mente.
C) As empresas estão proporcionando mais atividades físicas de lazer aos funcionários, com o objetivo de aumentarem a produtividade.
D) Lazer também pode ser considerado trabalho para algumas pessoas que trabalham com atividade física.
E) O corpo das pessoas sofre conseqüências que afetam o seu rendimento e sua produtividade.
 
10º Exercício: Aristóteles, na "Política", escreveu: "O primeiro princípio de toda ação é o ócio. Ambos (ação e ócio) são necessários, mas o ócio é melhor do que a ocupação e é o fim em razão do qual esta existe".
A frase quer dizer que:
I) O que justifica o trabalho, é o quanto este proporciona de retorno financeiro, para que eu possa também me divertir, descansar e me desenvolver.
II) Se o meu trabalho não me permite ter lazer, então este não tem razão de existir.
 III) O motivo do trabalho deve ser a melhoria da qualidade de vida, onde o lazer é um dos principais itens.
 
A) Apenas a II e III estão corretas
B) Apenas a I está correta
C) Todas estão corretas
D) Apenas a I e III estão corretas
E) Apenas a III está correta

Outros materiais