Buscar

Filosofia da Educação 2 semestre

Prévia do material em texto

ATIVIDADES DAS AULAS 05, 06, 07 e 08
ATIVIDADE DA AULA 05
No estudo realizado em aula, desenvolva uma reflexão sobre a frase, comparando os dois conceitos referente a Filosofia da Educação: a Filosofia da Educação que serve como fundamentação para a Pedagogia e Filosofia da Educação que serve como justificação. Neste atividade é para realizar a resposta de acordo com o seu entendimento, podendo utilizar fragmentos da aula (mínimo de linhas 08).
Com isso, podemos dizer que a Filosofia da Educação não está vinculada somente à razão instrumental ou à razão comunicativa liberal, mas tem como sua produtora a razão enquanto elemento que escolhe fins e, portanto, que valora. Ela pode falar em “valor de verdade” e “valor moral”, pode separá-los em campos que se excluem ou não, mas, sempre, vai falar em valor e fins.
Se a legitimação da Pedagogia se dá através de um conjunto de argumentos que tentam justificá-la, sem requisitar um ponto arquimediano metafísico, então dizemos que a Filosofia da Educação justifica a Pedagogia e, consequentemente, a educação, no âmbito da Filosofia da Educação, que “somos iguais porque todos nós somos filhos de Deus” ou que “somos iguais porque somos todos seres humanos” ou que “somos iguais porque todos possuímos, diferentemente dos animais, razão”, podemos então, no âmbito da fixação de normas pedagógicas, dizer que nossa educação “tem como objetivo não destruir nossa igualdade original”. A igualdade baseada na origem divina, ou baseada na noção de ser humano ou na posse de algo que poderia chamar “razão”, funciona, neste caso, como fundamentos metafísicos para uma pedagogia igualitária.
ATIVIDADE DA AULA 06
De acordo com os estudos realizados, comente sobre a frase: O problema da democratização da educação não está restrito na questão da prática educacional, pura e simplesmente, mas no enfoque dado pelos educadores a esta prática. (mínimo 08 linhas)
Sendo assim, procuro trazer as questões pedagógicas para o âmbito da sala de aula e da didática ali empregada. E assim caracterizar a sala de aula como o foco irradiador da escola democrática, onde os professores terão papel fundamental nesta questão.
Sabemos que a educação, de uma maneira geral, não é uma prática que pode ser caracterizada como democrática. A elite dominante determina as regras do jogo, as quais sabemos de antemão quem serão os vencedores e quais os perdedores. A prática educacional é um jogo de cartas marcadas, uma vez que não interessa à burguesia a ascensão das classes populares aos níveis de poder decisório. Paulo Freire denuncia esta prática, dizendo que “geralmente, as elites acusam o povo de fraqueza ou incapacidade e por isso suas soluções não dão resultado” (FREIRE, 1979, p. 36).
ATIVIDADE DA AULA 07
De acordo com o pensamento de Saviani, comente: Pedagogia Crítica implica a clareza dos determinantes sociais da educação, a compreensão do grau em que as contradições da sociedade marcam a educação e, consequentemente como é preciso se posicionar diante dessas contradições e desenreda a educação das visões ambíguas, para perceber claramente qual é a direção que cabe imprimir a questão educacional. (mínimo de linhas 8)
Saviani define a educação como um processo de trabalho não material, no qual o produto não se separa do ato de produção o trabalho educativo é o ato de produzir direta e intencionalmente, em cada individuo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto de homens. Ele considera que o método é essencial ao processo pedagógico, mas ele por si só não se garante e nem garante uma alteração qualitativa da compreensão da prática social, ele também valoriza e conceitua a educação como uma atividade mediadora no seio da prática social global. Saviani vislumbra no professor um agente social ativo comprometido politicamente com as transformações da sociedade.
ATIVIDADE DA AULA 08
O conhecimento consiste em lembrar-se destas experiências anteriores). sob esta forma "A virtude pode ser ensinada?" Discorra sobre a interrogação proposta. (mínimo de linhas 8)
Sim. A virtude se consiste em desejar coisas belas e ser capaz de consegui-las, assim tornando o ser humano pessoas mais piedosas e justas. Os homens podem tornar-se mais virtuosos. Se não, o homem não tem salvação, nada vale a pena e não há mais esperança. É também neste sentido que toda a filosofia se constitui como utopia, como projeto para o futuro e como pensamento que se há de realizar e tornar real no futuro.
Os princípios que ela estabelece hoje, as concepções de homem, de valor e de bem que agora se desenham, são os fins a realizar num tempo que está a chegar.
Obs.:
Todas as respostas devem obedecer o mínimo de linhas pedido, caso não aconteça será descontado pontuação (de 0,5 pontos por atividade);
Enviar as atividades de acordo com as normas da ABNT: tamanho da letra 12, sem negrito, sem itálico e sem caixa alta. Tipo da Fonte: Time New Roman, cor preta.
Margens: 3cm (superior e esquerda); 2cm (inferior direita);
Não precisa enviar cabeçalho nas atividades;
Enviar perguntas e respostas no portfólio da aula 08;
Enviar todas as atividades (5, 6, 7 e 8) no mesmo documento (doc ou docx);
ENVIAR TODAS AS ATIVIDADES JUNTAS, NO MESMO DOCUMENTO, EM UM ÚNICO PORTFÓLIO (AULA 08);
Depois de corrigidas as atividades, não há possibilidade de reenvio.

Continue navegando