Buscar

cap 2Qualidade por Setores

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Qualidade por Setores
Curso : Engenharia de Produção
Professora: Érica Suélen do Nascimento
DECAC - Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis
Universidade Federal de São João del Rei - MG
Qualidade na Agricultura
Atualmente a qualidade é entendida, atualmente, como requisito para a competitividade e refere-se a produzir mais e melhor, de forma a atender ou até superar as expectativas do cliente. Como a expectativa do cliente, na maioria das vezes, envolve preço, então, produzir com qualidade implica também produzir com menor custo.
Como aplicar a qualidade na agricultura se a produção depende das condições climáticas?
A invenção das maquinas agrícolas, dos fertilizantes e a manipulação genética contribuíram para grandes avanços da produção agrícola fazendo com que tenham maior resistência a pragas, formas de transporte mais adequada, redução de perdas dentre outros fatores que contribuíram para a otimização da produção do setor agrícola.
Planejando além da colheita
O Planejamento é essencial para a implementação da qualidade total, uma produção agrícola deve ser planejada desde a seleção do solo e das sementes ou mudas até o transporte para os centros de distribuição, passando pela colheita e armazenamento dos frutos. A gestão adequada dessas etapas é a única forma de se garantir a qualidade ao longo de todo o processo.
Como saber se estamos comprando um produto geneticamente modificado ou se está realmente livre da carga de agrotóxicos ?
É nesse sentido que surge a certificação como forma de dar ao consumidor a certeza de que ele está comprando o produto seguro e saudável que espera.
Certificação na Agricultura
O selo de pureza da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).
O selo de produto orgânico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (Mapa) lançou o selo de produto orgânico, a ser conferido pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (Sisorg). 
Para tanto, o produto terá de passar por um desses três mecanismos de controle de qualidade:
1. certificação por auditoria, ou seja, por empresas certificadoras credenciadas pelo Mapa;
2. certificação pelos Sistemas Participativos de Garantia da Qualidade Orgânica, quer dizer, por associações de produtores, armazenadores, transportadores, consumidores e outros agentes envolvidos na cadeia de produção, devidamente credenciadas pelo Mapa;
3. controle social na venda direta, incidente sobre produtos que são vendidos diretamente ao consumidor por produtores participantes do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.
Qualidade na Indústria
A qualidade surgiu na indústria desde a Revolução Industrial. Dois momentos de mudança mais acentuada seguramente podem ser apontados:
advento das máquinas movidas à energia elétrica;
desenvolvimento da informática e da automação.
A produção passou a estimular o consumo.
 A qualidade na indústria consiste em analisar todo o ciclo produtivo, da extração da matéria-prima à pós-venda, passando, por exemplo, pelas relações de trabalho e impactos ambientais estabelecidos ao longo dessa cadeia.
Qualidade na Indústria
O desafio da gestão da qualidade para a indústria moderna: manter-se competitiva reduzindo efetivamente os custos econômicos, mas com foco maior ainda na redução dos custos ambientais e sociais. Manter-se competitiva produzindo o que os clientes desejam, a preços corretos, mas de forma sustentável e justa para todos.
Qualidade no Setor Nuclear
Material radioativo.
Em 1970, quando nenhuma outra indústria brasileira pensava em qualidade, a área nuclear se preocupava com isso. O órgão conhecido como Indústrias Nucleares do Brasil (INB), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, exigia, já naquela época, de todos os seus fornecedores, a implementação de programas de garantia de qualidade.
No campo nuclear, a necessidade de segurança fala mais alto do que a produtividade, a redução de custos e a satisfação dos clientes.
É o setor mais avançado na gestão da qualidade.
Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) versa justamente sobre a qualidade para usinas nucleoelétricas.
Qualidade na Construção Civil
	A construção civil é um setor em expansão no Brasil, no entanto, da mesma forma que proliferam as obras, aumentam as reclamações de consumidores insatisfeitos.
	O setor não tem tradição na gestão da qualidade, a maior parte das empresas adotam-na de maneira superficial, ou por questões relativas a marketing ou para cumprimento de exigências legais em licitações.
	Costuma-se atribuir a falta de qualidade no setor à baixa qualificação da mão de obra, a centralização da gestão, a pouca valorização da mão de obra, a mecanização insuficiente e a deficiente capacitação tecnológica e empresarial.
Certificação na Construção Civil
	Em 1998, o Governo Federal lançou o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade da Construção Habitacional (PBQP-H ), mais tarde rebatizado como Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat. Ligado a ele, existe o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC ).
	Os principais objetivos do PBQP-H giram em torno da modernização e do aporte tecnológico para o setor. (uso de componentes industrializados, melhoramento de insumos em geral, tecnologias de gestão, que permitam maior qualificação da mão de obra e melhor gerenciamento de recursos, além de organização, padronização e consequente otimização de produtos e processos produtivos)
Qualidade na Industria Química e Petroquímica
Qualidade ligada ao impacto ambiental.
Principal desafio da qualidade: gerir adequadamente os resíduos oriundos de seus processos produtivos, de modo a não contaminar o meio ambiente.
A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) possui um
programa denominado Atuação Responsável que é muito empregado pelas industrias deste segmento com o foco em ser ambientalmente responsável.
Qualidade na indústria automobilística
Indústria automobilística – engloba não só as montadoras de automóveis, mas toda uma gama de empresas, que fabricam peças e insumos para as montadoras.
Pioneira da Gestão da Qualidade.
Cadeia produtiva muito extensa, envolve diversos fornecedores.
ISO (Organização Internacional de Padronização) lançou a especificação técnica 16949, específica para o setor automotivo.
Qualidade na Siderurgia
	O Brasil é o maior exportador latino-americano de aço. Isso torna a indústria siderúrgica de vital importância para nossa economia.
	A gestão da qualidade neste Setor é mais complexa uma vez que o processo produtivo é fragmentado em unidades distintas da usina, de modo que a noção de cliente interno deve ser muito bem trabalhada a fim de que uma unidade forneça, à próxima da cadeia, materiais excelentes para, ao final do processo, obter-se um produto de qualidade.
Qualidade na Siderurgia
Qualidade em serviços
Assim como para os produtos, a qualidade, para os serviços, pauta-se pela satisfação do cliente.
Exemplos de Serviços: energia elétrica, telefonia, cartão de crédito.
O atendimento aos clientes é fator primordial de qualidade.
Qualidade dos Serviços Públicos
A qualidade nos serviços públicos está diretamente ligada as questões de eficiência e economia.
Exemplos: emissão de certidões e confecção de declarações por meio eletrônico.
O Governo Federal tem algumas estratégias para estimular a gestão pública de qualidade:
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública): criado em fevereiro de 2005, seu objetivo é promover gestão e serviços públicos de qualidade.
Modelo de Excelência em Gestão Pública ( MEGP ): criado na década de 1990 para servir de referência às instituições públicas que desejassem pautar-se pela prestação de serviços de qualidade, o modelo está em constante atualização. 
Prêmio Nacional de Gestão Pública (PQGF ): criado em março de 1998, seu objetivo é reconhecer e premiar os órgãos públicos que comprovem uma gestão pública de qualidade.
Qualidade no comércio
Esta intimamente associado a qualidade do produto, ao atendimento, aos preços praticados, a responsabilidade social, dentre outros.
As compras feitas pela Internet (e-commerce) ganham cada vez mais adeptos e possui algumas particularidades em relação a qualidade:
Atendimento;
O produto não pode ser analisado in loco e levado para casa imediatamente;
Segurança no pagamento eletrônico;
Confiabilidade do site.
Algumas Normas Setoriais
Disponível no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas (<www.abnt.org.br>).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais