Buscar

AV Gestão da Cadeia de Suprimentos (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 8,0        Nota de Partic.: 2        Data: 30/05/2014 08:24:51
	
	 1a Questão (Ref.: 201101417877)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É denominado "sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras etc.) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão etc.)".
		
	
	WMS (warehouse management system).
	
	CRM (Customer Relationship Management).
	
	MRP (Material Requirements Planning).
	 
	ERP (Enterprise Resource Planning).
	
	VMI (Vendor Managed Inventory).
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101418205)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O termo cadeia de suprimentos representa produtos e informações que se deslocam ao longo da cadeia. É importante visualizar os fluxos de informações integrados aos fluxos físicos, com ampla visibilidade, em tempo real. A descrição acima está relacionada com o seguinte estágio:
		
	
	Logistica de Suprimentos
	 
	Integração Estratégica
	
	Logistica Externa
	
	Logistica Interna
	
	Logistica Fragmentada
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101477619)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A visão dos ciclos da atividade logística são muito úteis na compreensão dos processos operacionais, porque especifica claramente os papeis e responsabilidades de cada componente da Cadeia de Suprimentos. Qual dos textos abaixo define as características relacionadas a atividade denominada PRODUÇÃO?
		
	
	Esse processo começa com a determinação da qualidade do material e sua quantidade, e termina com a sua entrega à produção, a tempo de atender à procura dos clientes no prazo marcado a preço mais baixo.
	
	Refere-se à parte de um sistema logístico que diz respeito à movimentação externa dos produtos, do vendedor ao cliente ou consumidor, ou seja, transporta e entrega algo ¿físico¿ ao cliente.
	
	Tem inicio com a expectativa de venda ou os pedidos dos clientes. Abrange desde o processamento dos pedidos até a entrega dos produtos acabados. O objetivo é disponibilizar os produtos no tempo correto e ao preço adequado
	
	É composta pela retirada de materiais do fornecedor, transporte do material até o local de sua utilização e a estocagem do produto liberado na indústria para o seu consumo.
	 
	A principal responsabilidade é participar da formulação de uma programação de produção e providenciar em tempo hábil de materiais e componentes e estoque em processo, gerando os produtos acabados necessários.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101381665)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. Este ciclo de atividade é medida pelo tempo decorrido desde o momento que um pedido é colocado até a chegada de remessa ao cliente. Essa relação entre prazo de execução do fornecimento e investimento do cliente em estoque é fundamental em operações logísticas baseadas no tempo. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima.
		
	 
	Velocidade
	
	Disponibilidade
	
	Flexibilidade
	
	Confiabilidade
	
	Consistência
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101418213)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	E a atividade logística que posiciona geograficamente os produtos. Devido a sua importância fundamental e a visibilidade de seu custo, recebendo uma atenção especial entre as atividades logísticas. Qual a denominação desta atividade ?
		
	 
	Transportes
	
	Estoques
	
	Produção
	
	Distribuição
	
	Armazenagem
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101258535)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em um estoque de material, onde se tenha elevado número de itens armazenados, é fundamental verificar o consumo, num determinado período, em valor monetário ou em quantidade, e classificá-los em ordem de importância para que se tenha maior controle dos materiais estocados. Para este tipo de classificação utiliza-se:
		
	
	Programas de Resposta Rápida
	
	Giro dos Estoques
	 
	Método ABC
	
	Inventário físico
	
	E R P
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101402073)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os sistemas de informações logísticas são para interligar atividades em que se deseja criar um processo integrado e este se baseia em quatro níveis de funcionalidade. Qual nível de funcionalidade do sistema está definido no texto abaixo: Nele é realizado o principal processo logístico, o ciclo do pedido, no qual serão executadas tarefas, como entrada de pedidos, alocação de estoques, separação de pedidos, expedição, formação de preços e emissão de faturas.
		
	
	Apoio às Decisões
	 
	Sistema Transacional
	
	Planejamento Estrategico
	
	Disponibilidade
	
	Controle Gerencial
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101483361)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As análises comparativas permitem concluir que a escolha do tipo, da localização e da infraestrutura necessária para um Centro de Distribuição (CD) é uma decisão estratégica da empresa e o primeiro passo na escolha de sua logística de distribuição.
Assim, uma das DESVANTAGENS de se investir em um CD é:
		
	
	Maior flexibilidade de rotas
	 
	Aumento nos gastos com transporte de suprimento
	
	Diminuição dos custos de inventário
	
	Redução de custo de controle
	
	Maior segurança física dos materiais
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101401015)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Tanto Logistica como Marketing desempenham papeis importantes no Nivel de Serviços ao cliente. Qual o papel de Marketing no Nivel de serviços ao cliente ?
		
	
Resposta: Para que um nível de serviços adequado seja alcançado, é necessário que seja determinado o que o cliente quer, e do que o cliente precisa; além disso, é necessário que seja criado e gerenciado de forma adequada um relacionamento entre os clientes e a organização/marca. Dessa forma, a marca precisa ser divulgada e promovida, e os produtos/serviços fornecidos pela organização precisam atender às expectativas do cliente, ou ainda superá-las. É aí que entra o Marketing: na determinação do que o cliente quer, e do que o cliente precisa, e na criação de um diferencial competitivo para a marca. Um dos objetivos do Marketing é fazer com que a marca desperte no cliente um desejo/expectativa e uma necessidade de comprar os produtos ofertados (por exemplo, oferecendo uma impressão de glamour ou status gerado pela compra desse produto); além disso, o Marketing precisa garantir que essa expectativa será garantida, de modo a gerar fidelização do cliente em relação à marca. Fidelização significa que o cliente sempre escolherá a marca em questão na próxima vez que quiser comprar tal tipo de produto, devido à confiança na qualidade do produto e do serviço. Uma das atividades da cadeia de suprimentos onde o Marketing atua notoriamente é a distribuição: na distribuição, o produto é vendido (por exemplo, por meio de lojas de varejo) para os clientes; dessa forma, é na distribuição que, por exemplo, o símbolo da marca é exposto (na embalagem), e as promoções são realizadas. Dessa forma, o Marketing precisa dar grande atenção à distribuição.
	
Gabarito: O marketing é a área responsável por captar as informações dos mercados consumidores e desenvolver a visão que irá definir como é possível oferecer mais valor. O marketing é um processo social por meio do qual as pessoas e os grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, com a oferta e com a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006). Por exemplo, pode-se dizer que este processo se inicia nas pesquisas, desenvolvimento de produtos, que é alimentado por informações coletadaspela área de marketing e termina com a disposição final dos resíduos, após o consumo ou uso do produto pelo usuário final, que o fará influenciado pela forma como a organização faz sua divulgação.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101401035)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Uma das áreas que mais se analisa hoje dentro das organizações sem dúvida é a Gestão dos Estoques, percebe-se que os investimentos em itens de estoque que ficam parados por períodos de tempo muito longos e sem necessidade retêm um alto investimento de capital das empresas. Como se define a gestão de estoques nas empresas ?
		
	
Resposta: Gerenciar os estoques significa verificar e garantir que os estoques estão sendo mantidos em um nível adequado (para poder tomar medidas corretivas ou preventivas caso algo esteja errado). Por exemplo, é necessário verificar se os estoques são suficientes para suprir determinada previsão de demanda, ou garantir que não haja produtos estocados em excesso (sob o risco de que fiquem obsoletos ou de que a sua validade expire). Existem vários fatores que precisam ser observados na manutenção de estoques, por exemplo, a sazonalidade, o tempo de validade dos produtos, o tempo de fabricação dos produtos e a variedade dos produtos, todos os quais influenciam grandemente as decisões que devem ser tomadas. Por exemplo, produtos com alta sazonalidade (cuja oferta depende altamente da época do ano) precisam ser estocados antecipadamente para evitar imprevistos; por outro lado, manter tais produtos imobilizados em estoque durante um período muito grande pode produzir custos desnecessários. A gestão de estoques é um processo complexo. Um exemplo simples disso é o controle de inventário: atualmente, com a presença de sistemas informatizados para gestão de armazéns (por exemplo, WMS), ainda é necessário realizar periodicamente contagens físicas para verificar se o saldo físico de estoques (a quantidade real em estoque) está de acordo com a quantidade contabilizada no sistema. Se algum erro for encontrado nessa contagem, é necessário que seja corrigido rapidamente, devido ao risco de de as informações incorretas gerem decisões inadequadas.
	
Gabarito: Vendrame (2008), define que a gestão de estoque constitui uma série de ações que permitem ao administrador verificar se os estoques estão sendo bem utilizados, bem localizados em relação aos setores que deles utilizam, bem manuseados e bem controlados. Conforme Vendrame (2008), a gestão de estoque é, basicamente o ato de gerir recursos ociosos possuidores de valor econômico e destinado ao suprimento das necessidades futuras de material, numa organização. A gestão de estoque visa, portanto, numa primeira abordagem, manter os recursos ociosos expressos pelo inventário em constante equilíbrio em relação ao nível econômico ótimo dos investimentos. Pode ser entendido ainda, como certa quantidade de itens mantidos em disponibilidade constante e renovados, permanentemente, para produzir lucros e serviços. (VENDRAME, 2008)

Continue navegando