Buscar

Ferramentas de Comunicação Interna

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ferramentas de Comunicação Interna e Comunicação Organizacional Integrada
Professora Raquel Lobão 
A comunicação interna é essencial para a organização eficaz de uma empresa. Mas, afinal, quais são as melhores ferramentas para comunicação interna?
As 10 mais
1.Intranet
 intranet é uma rede corporativa com acesso permitido somente aos seus funcionários. É um meio de interligar unidades e departamentos, publicar treinamentos e informativos, divulgar produtos e serviços, aumentar a produtividade dos colaboradores, entre outros.
2. Rede Social Corporativa
Com pouco tempo no mercado brasileiro, o conceito de Rede Social Corporativa (RSC) chama a atenção pela similaridade operacional com redes sociais tradicionais. Essa proximidade ao usuário final é uma das vantagens significativas do produto, que em muitas empresas é entendida como a evolução da intranet tradicional.
3. E-mail
O e-mail pode parecer um pouco obsoleto como ferramenta de comunicação interna, mas ainda é muito utilizado. Por meio dele você pode agendar reuniões e avisar sua equipe sobre algum imprevisto. Algumas questões: quem controla a criação de e-mails? Todos colaboradores devem ter um email corporativo?
4.Reuniões
Usar a internet para se comunicar é muito fácil e rápido. As conversas são mais diretas e não atrapalham tanto na produtividade do colaborador. Porém, em alguns casos, conversar pela internet pode gerar ruídos. E é por isso que não podemos dispensar a reunião presencial nas empresas. Ela ajuda a esclarecer dúvidas e alinhar os planejamentos da equipe.
5. Mural
Um mural auxilia na hora de deixar lembretes, levantar as metas da equipe e reforçar as estratégias da empresa. É importante que ele esteja em um lugar visível para todos, como nas salas de reunião, por exemplo.
O mural digital pode ser uma ótima opção para empresas que buscam um apelo visual mais forte, além da possibilidade de interação dos colaboradores com a ferramenta.
O manual do colaborador funciona como um guia rápido para novos funcionários. Nele, você encontra detalhes sobre os benefícios da empresa, suas normas e responsabilidades. Um ponto importante a ser destacado é que ele não pode conter apenas informações relacionadas às obrigações, pois precisa também explorar informações que destaquem o valor dos colaboradores para a empresa.
6. Manual do Colaborador 
7. Caixa de sugestões
8.Newsletter 
Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui Digite seu texto aqui.
Quando se trata de comunicação interna, é preciso ir além do quesito informação, inovando quanto ao formato, modalidade, ferramenta, etc. Isso porque comunicar não é o mesmo que informar.
O processo de comunicação carrega um valor simbólico que será transmitido entre os colaboradores da empresa, delineando os tipos de relações estabelecidas e a forma pela qual elas ocorrem. A comunicação é, também, fonte de aprendizagem. Por isso, ferramentas educativas fazem parte desse processo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais