Buscar

ceramica resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Derivada da palavra grega “keramike” que está associado à palavra “kerámos”, a palavra cerâmica é ligada, à “arte dos vasos cozidos”, ou seja, produtos aquecidos que contêm argila. Ao longo dos tempos a cerâmica começou a abranger outros produtos processados de forma idêntica (Carter e Norton 2007). O surgimento da cerâmica aconteceu no final do Paleolítico, e foi um dos primeiros materiais a serem utilizados pelos povos, esses materiais além de serem derivados de matérias primas fornecidas pela natureza e de fácil extração, apresentam estruturas e propriedades que contribuem para uma melhor qualidade de vida.
As primeiras cerâmicas eram muito porosas e grosseiras e os artesãos sentiram a necessidade em alterar suas propriedades (Boch e Niècpe 2007). Com isso, passou a ser adicionado partículas não plásticas para compor o esqueleto do artefato (partículas minerais, orgânicas e fragmentos de cerâmica). Nos anos de 6400 AC a olaria já era relativamente desenvolvida, promovendo um melhor aperfeiçoamento nas técnicas de decoração e processamento térmico. Como por exemplo, durante a queima dos produtos cerâmicos, já havia o controle das atmosferas de oxidação e redução.
Os primeiros ornamentos feitos de cerâmicas eram incisões e marcas feitas por paus, ossos e unhas, tempo depois as cerâmicas passaram a ser pintadas com pigmentos de origem animal, como por exemplo, óxidos, metálicos, caulinita e calcita, podendo ser preparados antes ou após o fogo.
Durante a dinastia Shang entre 1500-1000 AC, no sul da China, foram desenvolvidas as primeiras cerâmicas vitrificadas com redução de porosidade, o grés. Estas cerâmicas com porosidades inferiores a 5% eram queimadas a temperaturas superiores a 1200°C e era preciso fornos sofisticados de alta capacidade. Era constituído de matérias primas siliciosas, aluminosas e com proporção significativa de fundente (Boch e Nièpce 2007).
Nos anos de 600 DC foi desenvolvida a porcelana no norte da China, ela foi caracterizada por possuir elevada brancura, translucidez, dureza e resistência, possui altas quantidades de mulita e pequenas porosidades. As matérias primas eram crescidas de alumina e pobres em elementos fundentes e óxidos de ferro. Com isso era necessário alcançar temperaturas altas em torno de 1300°C (Hu e Li 1997).
Com o melhor entendimento cientifico da cerâmica (análise química da matéria prima), unido ao impulso proporcionado pela revolução industrial, a produção e processamento da cerâmica sofreu um grande desenvolvimento (Carter e Norton 2007).
Atualmente existem diversos centros tecnológicos espalhados pelo mundo que utilizando os melhores e mais modernos laboratórios, desenvolvendo matérias com melhores qualidades, pesquisas cientificas, aplicações em áreas novas áreas, novos materiais além dos convencionais, todos com o mesmo proposito desde o início das civilizações suprir as necessidades do dia a dia com maior inteligência, qualidade, funcionalidade, durabilidade e preocupação com o meio ambiente e o modo devida das sociedades atualmente.
A indústria civil é uma das áreas mais atuante desses materiais voltados para construção das mais variadas maneiras, nesse ramo é utilizado em diversos processos, os povos caldeus e assírios foram os primeiros que se tem conhecimento a utilizarem tijolos para elevação de moradias e monumentos o que alavancou mais ainda o desenvolvimento desses materiais para o que chamamos hoje de construção civil, que diz respeito a criação de habitações entre outros com os mais variados fins o que proporcionou também o incremento com outros matérias não cerâmicos. Muito ainda se tem a melhorar nos materiais cerâmicos, visto que ao longo dos tempos novas necessidades vão surgindo.
Para acompanhar as mudanças que acontecem nos processos de fabricação de cerâmicas faz-se necessário uma classificação, segundo a ABCERAM (Associação Brasileira de Cerâmica) podemos dividir as cerâmicas em nove grupos devidos sua heterogeneidade.
Cerâmica Vermelha
Compreendida como os materiais de coloração avermelhada empregados na construção civil, em geral tijolos, telhas, blocos, materiais vazados, tubos cerâmicos e argilas expandidas.
Materiais de Revestimento
Materiais usados na construção civil para revestimento de pisos, bancadas, piscinas, ambientes externos e internos.
Cerâmica Branca
Grupo bastante diferenciado entre si, compreendendo materiais de corpo branco revestido por uma camada vítrea, agrupados pela cor branca da massa necessária por questões técnicas ou estéticas, atualmente esse grupa ainda se subdivide em louça sanitária, louça de mesa, isolantes elétricos, cerâmicas artísticas e cerâmica técnica para diversos fins.
Materiais Refratários
Grupo que compreende produtos que tem por finalidade suportar temperaturas elevadas nas operações de equipamentos industriais que geralmente envolvem ataques químicos ,esforços mecânicos, variações bruscas de temperatura entre outras demandas.
Isolantes Térmicos
Cerâmicas que tem por finalidade manutenção da temperatura podendo ser: refratário isolante, isolante térmico não refratário ou fibra/lã cerâmica.
Fritas e Corantes
São importantes produtos para diversos materiais cerâmicos que necessitam de determinado acabamento, a frita atribuindo valor estético, impermeabilidade e maior resistência mecânica enquanto os corantes usados para atribuir variadas tonalidades e efeitos especiais.
Abrasivos
Por utilizarem matérias primas e processos produtivos semelhantes aos das cerâmicas é comum classificar abrasivos como segmento cerâmico , entres eles podemos citar oxido de alumínio eletrofundido e carbeto de silício.
Vidro, Cimento e Cal.
Três importantes grupos cerâmicos que por suas peculiaridades são geralmente considerados à parte da cerâmica.
Cerâmica de Alta tecnologia/Cerâmica avançada
Com o avanço da tecnologia a humanidade passou a ter demanda de novas matérias com elevado grau de pureza e rigoroso processo de fabricação, tais produtos tem as mais diversas formas e são fabricados pelo segmento de cerâmica de alta tecnologia sendo categorizados por usas finalidades: eletromagnéticos, magnéticos, nucleares, ópticos, químicos, mecânicos, térmicos ou biológicos.

Continue navegando