Buscar

TRABALHO DE PSICOLOGIA DE PESQUISA


Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
CURSO DE PSICOLOGIA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: DA TEORIA À PRÁXIS E AS CARACTERÍSTICAS DAS DIFICULDADES DE EXECUÇÃO NA ESCOLA.
MANAUS
2017
ALESSANDRA OLIVEIRA BARRETO - C762938
ERIVAN JOSÉ - C410098
SAMIA AHMED LUZZANI - C5400A2
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: DA TEORIA À PRÁXIS E AS CARACTERÍSTICAS DAS DIFICULDADES DE EXERCUÇÃO NA ESCOLA.
	
Trabalho apresentado como exigência parcial para obtenção de nota no 6º período da disciplina Psicologia Escolar pela Universidade Paulista – UNIP campus Manaus sob a orientação da Profª.: Tirza Silva.
 
MANAUS
2017
RESUMO
A presente pesquisa entende sobre a construção do Projeto Político Pedagógico numa perspectiva emancipatória, este atende pelo nome – PPP e visa o desenvolvimento de uma instituição de ensino que almeja uma educação eficiente e de qualidade. Mas para que isso funcione, necessita dos fatores organização e planejamento no qual atenda as demandas desta, levando em conta o contexto da comunidade, e do governo, pois de certa forma a educação prepara o cidadão para exercer um papel na sociedade. Pautado no paradigma da LDB 9394/96 nos Art. 12 a 14. O referido projeto se constitui num processo de vivência democrática à medida que todos os segmentos da comunidade devam participar, comprometidos com a integralidade do seu planejamento, de modo que estes assumam o compromisso com a totalidade do trabalho educativo. É possível identificar as características das dificuldades de execução do Projeto Político Pedagógico – PPP encontradas por pedagogos e professores na comunidade escolar e muitas vezes a falta disponibilidade de materiais e recursos conforme a determina a LDB. A pesquisa será de campo e se debruçará no campo investigatório sobre a teoria e a práxis das dificuldades. Para levantamento de dados, será feita uma entrevista com um professor e membro (Presidente) da Associação de Pais e Mestres e Comunitários – APMC, de uma escola de ensino médio do município de Manaus/AM. Será feita uma entrevista semiestruturada por meio de gravação para entender as razões nas quais o mesmo apresenta dificuldades de práxis. Além de ser um estudo de suma relevância para a disciplina de Psicologia escolar como também para a sociedade.
Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico; Teoria à Práxis; Características. Dificuldades de execução.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa trata de entender como se dá a execução do Projeto Político Pedagógico (PPP), a ideia de falar sobre este, surgiu da inquietação de dois questionamentos: o primeiro, diz respeito se a escola de fato cumpre com as determinações associadas à gestão democrática, e o segundo, se o mesmo tornou a diretriz de comando das ações teórico e a práxis corroborando para a materialização das exigências mencionadas tendo como culminância a aquisição do ensino-aprendizagem. Buscou-se aplicar uma pesquisa qualitativa ressaltando os aspectos metodológicos, uma análise detalhada para obter uma compreensão melhor da entrevista. Adiante houve a criação e construção de categorias com o intuito de levantar o problema a ser investigado.
A seguir, neste mesmo capitulo, será apresentado o Projeto Politico Pedagógico juntamente com os seus principais elementos que serviram como guia para melhor compreensão. Ademais, no segundo capitulo, há uma breve discursão teórica com alguns elementos importantes. 
No terceiro capitulo, refere-se à metodologia de pesquisa, do qual é descrevida a análise de conteúdo, juntamente com o desenvolvimento, organização, como será analisada o conteúdo e a reflexão das entrevistas. No quarto, é onde se expõe a reflexão e discussão das entrevistas, o momento em que foram criadas as categorias buscando responder aos problemas de pesquisa. E por fim as considerações finais.
1.1 Tema
Projeto Político Pedagógico: da Teoria à Práxis e as características das dificuldades de execução na escola. 
1.2 Problemas de pesquisa
Quais são as características das dificuldades de execução do projeto político pedagógico (PPP) encontrado por pedagogos e professores na comunidade escolar?
1.3 Hipótese
As escolas têm dificuldades de execução do Projeto Político Pedagógico (PPP);
O Projeto Político Pedagógico está ligado à participação efetiva da comunidade escolar pela complicada comunicação entre pais e mestres;
Por ser um instrumento de construção coletiva, torna difícil a tarefa do grupo docente a execução somente por eles das normas e diretrizes básicas, satisfazendo as necessidades da comunidade;
1.4 Objetivos
1.4.1 Objetivo geral
Identificar quais as características das dificuldades de execução do Projeto Político Pedagógico – PPP encontradas por pedagogos e professores numa escola estadual na cidade de Manaus/AM.
Objetivos específicos
1° Identificar se existe a execução do Projeto Político Pedagógico como um instrumento transformador, teórico e prático da comunidade escolar;
2° Identificar as dificuldades encontradas por pedagogos e professores na execução do Projeto Político Pedagógicos
3° Verificar junto aos Pedagogos e Professores se eles entendem o caráter de construção do PPP.
1.5 JUSTIFICATIVA
A construção do Projeto Político-Pedagógico numa perspectiva emancipatória se constitui num processo de vivência democrática à medida que todos os segmentos da comunidade devam participar, comprometidos com a integralidade do seu planejamento, de modo que todos assumam o compromisso com a totalidade do trabalho educativo. O projeto político-pedagógico (PPP) é um documento no qual estão registradas as ações que uma determinada comunidade escolar busca para seu ano letivo, sendo auxiliados de forma política e pedagógica por professores, coordenadores, alunos e familiares. Para isso constroem atividades que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. É uma metodologia de trabalho que possibilita dar um novo significado à ação de todos os agentes da escola, Vagula (2014).
	A relevância dessa pesquisa contempla dois aspectos: o primeiro, o social compreende que o processo educativo se constrói através da interação social do ser humano, ou seja, pelas relações com os outros homens e pela sua ação sobre o mundo. Segundo Vygotsky o sujeito não tem acesso direito ao objeto, esse, é mediado pelos sistemas simbólicos, que o processo do conhecimento se dá a partir das relações com os objetos de conhecimento intermediados pelos outros, a ideia de mediação. Enquanto que o segundo contempla discussões enquanto estudiosos do tema, fazendo contribuir para que outros acadêmicos reflitam sobre o que acontece nos bastidores da gestão escolar, a organização, as metodologias, a origem e como de fato foi criado o Projeto Político Pedagógico. Segundo Ferreira (2009, p. 1), “fazer o PPP implica planejamento de todas as atividades no âmbito escolar, execução das ações previstas, avaliação do processo e retomada. Isso somente é possível se instituída a prática do registro e da reflexão sobre ele”. 
Justificar cientifico...segundo tal...
2 METODOLOGIA
Buscou-se aplicar uma pesquisa qualitativa ressaltando os aspectos metodológicos, uma análise detalhada para obter uma compreensão melhor da entrevista. A pesquisa qualitativa define-se em buscar outro entendimento, uma percepção mais subjetiva do que os entrevistados apresentam, não se tratando, portanto, de quantidade, números. Assim “[...] os métodos qualitativos não podem ser considerados independentemente do processo de pesquisa e do assunto em estudo” (FLICK, 2004, p. 17). Dessa forma, a entrevista foi pensada de acordo com os objetivos da pesquisa e ao que ela se propunha.
2.1 SUJEITOS
Para que pudesse realizar a discussão sobre o Projeto Político Pedagógico, será feita uma entrevista com três professor e membro (Presidente) da Associação de Pais e Mestres e Comunitários – APMC, e também com a Pedagoga e Gestor de uma escola de ensinomédio do município de Manaus/AM, para entender as razões nas quais o mesmo apresenta dificuldades de praxis.
2.2 INSTRUMENTOS DE COLETAS DE DADOS
Para coleta de dados será feita uma entrevista estruturada (apêndice B), do qual será gravada utilizando gravador.
O motivo da escolha da entrevista semiestruturada foi pelo fato de obter características específicas, pois segundo Bone, 2005 p.75 “[...] combinam perguntas abertas e fechadas, onde o informante tem a possibilidade de discorrer sobre o tema proposto”. Assim o entrevistador e o entrevistado irão ter uma conversa informal, dando ao entrevistador a oportunidade de fazer perguntas adicionais obtendo assim mais aprofundamento do tema descrito neste trabalho.
REFERENCIAL TEORICO
O Projeto Politico Pedagógico (PPP) é importante no contexto escolar. Para que se possa refletir sobre o PPP e suas técnicas, é necessário remeter ao seu início, como o projeto foi e se constituindo. Falar sobre o PPP é perceber que para as instituições de ensino funcionar de maneira organizada, disciplinada com metodologias de ensino de qualidade, é necessário planejamento.
BREVE HISTÓRICO
Apos a constituição de 1988, foi criado o Projeto Político Pedagógico(PPP)ano.... com o intuito de dar autonomia à escola na elaboração de sua própria identidade, do qual é um referencial de qualquer instituição de ensino. 
Regido pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) 9394-96, sancionada em dezembro do mesmo ano possui 92 artigos voltados para a educação. Ou seja, o marco do Projeto Político Pedagógico é a LDB, que intensifica a elaboração e autonomia da construção de projetos diferenciados de acordo com as necessidades de cada instituição. 
O princípio contido na lei, que atribui a cada unidade
escolar a tarefa de elaborar o seu próprio projeto político-
-pedagógico, alcançou estofo teórico nos fóruns e congressos organizados nas décadas de 1980 e 1990 em defesa da democratização da educação pública e de uma maior autonomia da unidade escolar para a tão necessária elevação da sua qualidade. Este princípio estava associado a outros
dispositivos constitucionais previstos, que lhe garantiria maior êxito e sentido, mas que, quando inserido na atual LDB, assumiu uma natureza parcial e de difícil viabilidade, pelo fato de ter sido retirado de um contexto maior de significados e se constituído na forma de lei sem se garantir
os caminhos necessários para a sua concretização. (CARIA, 2007, p. 62)
Veiga (ano.......)diz que a principal possibilidade de construção do projeto político-pedagógico passa pela relativa autonomia da escola, de sua capacidade de delinear sua própria identidade. Isto significa resgatar a escola como espaço público, lugar de debate, do diálogo, fundado na reflexão coletiva. Portanto, é preciso entender que o projeto político-pedagógico da escola dará indicações necessárias à organização do trabalho pedagógico, que inclui o trabalho do professor na dinâmica interna da sala de aula.
No sentido etimológico, o termo projeto vem do latim projectu, particípio passado do verbo projicere, que significa lançar para diante. Plano, intento, desígnio. Empresa, empreendimento. Redação provisória de lei. Plano geral de edificação (Ferreira 1975, p.1.144).
Segundo Veiga(ano,....) ao se construir o projeto em escolas se planeja o que se tem intenção de fazer, de realizar. Lança para diante, com base no que se tem buscado o possível. É antever um futuro diferente do presente. Nas palavras de Gadotti:
“Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.” (1994, p. 579)
Veiga(ano....) também afirma que o projeto busca um rumo, uma direção. É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade. "A dimensão política se cumpre na medida em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica" (Saviani 1983, p. 93). Na dimensão pedagógica reside a possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade.
Trata-se de um projeto onde o político e o pedagógico são indissociáveis, pois há uma discussão de problemas da escola buscando alternativas viáveis a efetivação do projeto, “que não é descritiva ou constatativa, mas é constituída” (Marques 1990, p.23). Por outro lado, propicia a vivência democrática necessária para a participação de todos os membros da comunidade escolar e o exercício da cidadania. Pode parecer complicado, mas trata-se de uma relação recíproca entre a dimensão política e a dimensão pedagógica da escola (VEIGA 2002, p.13).
Mediante disso, o PPP tem a ver com a organização do trabalho pedagógico
em dois níveis: como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade. Nesta caminhada será importante ressaltar que o projeto político-pedagógico busca a organização do trabalho pedagógico da escola na sua globalidade.
CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO POLITICO PEDAGOGICO
	
Ao analisar a LDB, especialmente os Artigos 12, 13 e 14, notam-se a participação elementos importantes para a construção da estrutura e execução do Projeto Político Pedagógico:
Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
I – elaborar e executar sua proposta pedagógica [...]
VII - informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
Art. -13. Os docentes incumbir-se-ão de:
I – participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; 
II – elaborar e cumprir um plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;
[...]
Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes; 
(Lei de diretrizes e bases da educação nacional - LDB)(ano...)
Assim, de acordo com a LDB(ano), a participação dos elementos (todos os membros da comunidade escolar) que orientam e legitimam a construção democrática do projeto político pedagógico é importante, pois, isso significa uma construção conjunta, visando às necessidades da sociedade e da comunidade escolar ali envolvida. A discussão sobre os objetivos, desejos e necessidades da comunidade é essencial para que o projeto tenha uma verdadeira implicação no cotidiano dos indivíduos. Somente com a possibilidade de circulação de ideias e opiniões a comunidade escolar se apropriará deste elemento que deverá ser o sustentador das práticas escolares.
É esse compromisso do PPP com os interesses reais e coletivos da escola que materializa seu caráter político e pedagógico, posto que essas duas dimensões sejam indissociáveis, como destaca Saviani (1983, p. 93), ao afirmar que a “dimensão política se cumpre na medida emque ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica”.
Para se construir um PPP, é necessário analisar as problematizações como, por exemplo:
Qual a finalidade da escola?
Que sujeitos, cidadãos querem formar?
Que sociedade querem construir?
Que conhecimentos, saberes a escola irá trabalhar?
Como possibilitará a apropriação dos saberes cultural e historicamente
construídos, por seus alunos?
Que espaços participativos criará?
Como estimulará, apoiará e efetivará a participação do coletivo da escola?
Sendo assim problematizações dessa natureza possibilitam dois movimentos: por um lado, conhecer, explicitar e discutir concepções e valores nem sempre revelados, mas sempre presentes como orientações imiscuídas em nossas práticas cotidianas e, por outro, reconstruir essas concepções, reorientar ações, a partir do desvelamento das contradições que estão em suas origens.
Veiga( ano).... afirma que a construção do projeto político-pedagógico, para gestar uma nova organização do trabalho pedagógico, passa pela reflexão anteriormente feita sobre os princípios. Acredita - se que a análise dos elementos constitutivos da organização trará contribuições relevantes para a construção do projeto político pedagógico.
Pelo menos sete elementos básicos podem ser apontados: as finalidades da escola, a estrutura organizacional, o currículo, o tempo escolar, o processo de decisão, as relações de trabalho, a avaliação.
Temos que citar no mínimo 5 teorico....
4 REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
VAGULA, E.; BARBOSA, A.C. A.; BARUFFI, M. M.; MONTAGNINI, R. C. Didática. Londrina: Educacional, 2014.
FERREIRA, I. Projeto político-pedagógico. Disponível em:
http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/ppp>.  Acesso em 3 nov. 2014.
FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa (3a ed., J. E. Costa, Trad.). São Paulo: Artmed. (2009).
BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese: Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, v. 2, n. 1 (3), janeiro-julho, 2005, p. 68-80
CARIA, Alcir de Souza; Projeto político-pedagógico em busca de novos sentidos / lcir de Souza Caria. – São Paulo : Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011. -- (Educação cidadã ; 7)
GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 3 ed. São Paulo:
Cortez, 1992.
VEIGA, I. P. A. Projeto Político-Pedagógico da escola: uma construção possível. 10
ed. Campinas, SP: Papirus , 2000.
LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996