Buscar

Resenha Critica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resenha Crítica Completa
	Dados Gerais
	Disciplina
	Gestão de Operações 
	Professor
	
	Aluno
	
	Turma
	2-2017
	Telefone
	21999892316
	e-mail
	
	Caracterização do Capítulo
	Capítulo 
	Capitulo 2
	Páginas
	20
	Título do Capítulo
	Measuring marketing performance: research, practice and challenges
	Autor (es)
	Clark
	Conceitos-Chaves do Capítulo (no mínimo 10 e no máximo 20 conceitos)
	Marketing
	Desempenho
	Medidas
	Desenvolvimento
	Potencialidades
	Inclusão
	Expandir
	Mercado
	Oportunidade
	Aprimoramentos
	Causa & Efeito
	Desejos dos consumidores
	 Relacionamento
	4 p’s do marketing
	
	
	
	
	
	
	Descrição do Assunto central do Capítulo (no máximo 50 palavras)
	As práticas de medidas de marketing têm desafios muito interessantes. Primeiro deve-se tentar entender os efeitos do marketing, os processos de negócios aos quais devem se alinhar as medidas. Os quatro P’s do marketing são muito utilizados para categorizar atividades. No entanto é difícil alinhar as saídas às atividades.
	Análise Textual do Capítulo (marque um “X” para cada aspecto)
	Foco
	Razões
	Inferência
	Clareza
	Generalização
	1
	2
	3
	4
	5
	1
	2
	3
	4
	5
	1
	2
	3
	4
	5
	1
	2
	3
	4
	5
	1
	2
	3
	4
	5
	
	
	
	
	X 
	
	
	
	
	X 
	
	
	
	
	X 
	
	
	X
	
	
	
	
	
	
	X 
	Apreciação Crítica do Capítulo (no máximo 500 palavras)
	O capítulo começa com o problema da definição do que é Marketing. Algumas empresas definem o marketing como processos, enquanto outras veem o marketing como função. Ao contrário de medidas internas de performance, o marketing não possui fórmulas uniformes de desempenho. O marketing atua como um mediador entre os atores internos da empresa e os fatores externos como clientes e mercado. Qual a distinção então entre a função e o processo? 
Outro impedimento se configura na dificuldade de medir qualidades abstratas como o relacionamento com o consumidor e valor dos clientes.
A abordagem tradicional envolve medir produtividade de marketing. Entradas seriam os custos com as atividades da marca e as saídas seriam os planejamentos do marketing para cada tipo de produto, cada produto possivelmente envolvendo uma abordagem diferente quanto ao público alvo, abordagem, parcerias. 
O retorno de investimento em Marketing é uma das variáveis mais difíceis de se medir. Como é diferente de outras áreas internas e não é medido só no curto prazo, e sim no impacto da marca, é inerentemente muito mais cheio de nuances. O papel do marketing está muito mais ligado ao valor da marca e consequentemente ao crescimento da mesma, assim gerando lucros que poderão ser medidos futuramente. Aqui também há a noção o marketing é uma cadeia de efeitos que levarão a mudanças de atitudes e comportamentos dos consumidores.
Os quatro P’s mais importantes do marketing são produto, preço, promoção e praça. Essa abordagem, por mais que seja que antiga, datada da década de 60, ainda é muito utilizada com pequenas adaptações, pois continua sendo muito apropriada para muitas empresas.
Produto pode ser desde um serviço até algo físico ou intangível que cria valor para o consumidor. O principal objetivo da marca é tornar o produto algo quase indispensável para o consumidor. O preço envolve cobrar adequadamente àquele consumidor; promoção o plano de ataque para fazer aquele consumidor saber do produto e de seu valor; e praça onde aquele produto vai ser colocado para atingir o número máximo de consumidores em potencial. Hoje em dia, dependendo da praça, a marca pode até assumir formatos diferentes para a venda.
Os ativos da marca vêm da construção do valor da marca, e isso abrange a diferença dos preços cobrados entre marcas diferentes, como por exemplo a levi’s que cobra um prêmio por ser uma marca associada com resistência e moda, diferente da C & A, por exemplo.
Com a credibilidade de uma marca, também consegue-se expandir para outras áreas de atuação, como exemplo a Ferrari que vem do setor automobilístico e atua também atualmente produzindo cosméticos.
Satisfação do cliente está ligada a preço, qualidade do produto, relacionamento e o custo-benefício do produto adquirido. A lealdade está ligada à qualidade do produto, medida por meio de questionários e o atendimento do consumidor. 
As medidas de marketing têm por propósito checar a posição de uma organização em seu mercado, comunicar aquela posição a seus stakeholders, confirmar as prioridades dos decisores e gerar progresso ao motivar esforços. 
	Paralelo com a realidade de sua Empresa (no máximo 100 palavras)
	
Observações Importantes: 1) O documento não pode ter sua forma alterada, ou seja, a resenha deve ser feita seguindo as regras estabelecidas neste documento. O texto a ser entregue deverá ter, no máximo, duas páginas; 
2) Marque um “X” para cada aspecto da “Análise Textual do Capítulo” que entenda que melhor exprima a sua compreensão. Onde o significado de 1 – muito fraco; 2 – fraco; 3 – razoável; 4 – adequado e 5 – muito bom.

Outros materiais