Buscar

ESTUDO DIRIGIDO Fisiologia endócrina da fêmea. 1

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
FISIOLOGIA ENDÓCRINA DA FÊMEA
Dentre as principais funções do ovário, explique sobre as funções, endócrina e exócrina do ovário.
Função exócrina é responsável pela liberação de ovócitos e função endócrina do ovário responsável pela esteroidogênese.
Cite a morfofisiologia histológica ovariana.
Epitélio superficial: epitélio germinativo
Túnica albugínea: tecido conjuntivo fibroso e denso 
Córtex: contém folículos ovarianos
Medula: contém os nervos, vasos sanguíneos e linfáticos 
Estroma: contém células indiferenciadas 
Musculatura lisa: presente em todo ovário; importante para ovulação.
Quais as principais funções dos folículos ovarianos?
Funções: endócrina; exócrina; manutenção da viabilidade; crescimento e maturação oocitária.
Quais são os tipos de folículos ovarianos?
Folículos pré-antrais ou não cavitários (folículos primordiais, primários e secundários) e folículos antrais ou cavitários (folículos terciários e de Graaf).
Como é feito a formação do corpo lúteo e quais suas principais funções?
O corpo lúteo se forma a partir da parede do folículo, que se colaba e se dobra após a ovulação. A principal função do corpo lúteo é a secreção de progesterona, que prepara o útero para o início e a manutenção da gestação.
Qual a definição de puberdade? E quais os fatores que influenciam nela?
Caracteriza-se pelo início da vida reprodutiva do animal. Acontece quando o indivíduo adquire capacidade para produzir gametas viáveis. Os fatores que influenciam a puberdade são: nutrição, manejo, raça, peso corporal, clima, meio ambiente e taxa de crescimento pré e pós desmame.
Explique quais são as características do 1° estro.
O 1° estro não acompanha o primeiro desenvolvimento folicular e ovulação e tem como característica o cio silencioso, ou seja, não há manifestações externas de estro, mesmo ocorrendo ovulação. Pode-se notar: o corpo lúteo do ciclo anterior não regride; aumento da progesterona no pró-estro e o estrógeno não suficiente para manifestar os sinais de estro.
Quais as características da puberdade em bovinos, búfalos, suínos, ovinos e caprinos?
Bovinos: início da puberdade está relacionado ao peso corporal.
Búfalos: puberdade é difícil de ser determinada, devido à dificuldade na detecção do cio.
Suínos: A puberdade ocorre mais precocemente em marrãs criadas juntas e devido a raça, nutrição, alojamento e exposição a um cachaço.
Ovinos e caprinos: a puberdade dos ovinos e caprinos estão relacionados com a genética, nutrição, época do nascimento, ambiente, cio e ovulação.
Explique o que é o “efeito macho” na bioestimulação da puberdade.
O efeito do macho ou efeito Whitten também tem sido utilizado para influenciar o início da puberdade em porcas. A introdução de machos em um grupo de leitoas diversas semanas antes do período esperado para entrar a puberdade (180 – 200 dias) tem sido usada para garantir, ou adiantar, o início da puberdade
O que significa fotoperíodo na fisiologia endócrina da fêmea?
O fotoperíodo controla a ocorrência dos ciclos reprodutivos em determinadas espécies domésticas, incluindo felinos, caprinos, equinos e ovinos. O resultado é que esses animais possuem uma fase do ano na qual eles apresentam uma atividade ovariana contínua (cíclica), assim como um outro período sem atividade, chamado de anestro. No que diz respeito a fase endócrina o principal tradutor do fotoperíodo é a glândula pineal, que produz a melatonina em resposta à escuridão. A via, no sistema nervoso central, envolvida na interpretação da luz inclui a retina, núcleo supraquiasmático, glânglio cervical superior e a glândula pineal. 
Qual o significado de fotoperíodo positivo explicando como ocorre e em quais animais ocorre.
Normalmente uma resposta positiva a uma alteração no fotoperíodo ocorre relativamente logo após o solstício de verão ou inverno. Em gatas, a atividade ovariana cíclica pode variar do final de janeiro até outubro (hemisfério norte). Em éguas, a atividade ovariana geralmente vai de março a outubro.
Qual o significado de fotoperíodo negativo explicando como ocorre e em quais animais ocorre.
Uma resposta negativa a uma alteração no fotoperíodo normalmente necessita de uma duração maior para o efeito. As ovelhas e as cabras apresentam atividade ovariana do final de julho até fevereiro ou março (dependendo da raça).
O que significa o ciclo estral?
O ciclo estral é o período decorrente entre sucessivas fases de receptividade sexual, geralmente chamadas de cio ou estro.
Quais os tipos de ciclo estrais?
Poliéstricos: estros ao longo do ano (bovinos, suínos).
Poliéstricos sazonais: vários estros em períodos determinados do ano: dias curtos: ovinos e caprinos (outono/inverno) e dias longos: equinos e felinos (primavera/verão)
Monoéstricos: um ciclo por ano (canídeos).
Explique o gráfico hormonal no ciclo estral.
O período de desenvolvimento folicular, ou fase folicular, pode ser dividido em proestro e estro. O período de proestro, com duração de dois a três dias, é caracterizado pelo declínio nos níveis de progesterona, pelo desenvolvimento folicular e pelo aumento dos níveis de estradiol no sangue.
Nessa fase, a liberação do GnRH pelo hipotálamo estimula a secreção de FSH e LH da glândula pituitária. Os elevados níveis de FSH no sangue induzem o desenvolvimento dos foIículos e, em sinergismo com o LH, estimulam a sua maturação. À medida que o folículo se desenvolve, aumenta a produção de estradiol pelos folículos, e após uma determinada concentração, o estradiol estimula a manifestação do cio e a liberação massiva do LH, dando início à segunda fase.
Cite e explique quais são as fases do ciclo estral.
O ciclo estral é dividido classicamente em fases que representam tanto os eventos comportamentais quanto gonadais. As fases são: 
Proestro: período de desenvolvimento folicular, ocorrendo subsequentemente à regressão lútea e terminando no estro.
Estro: período de receptividade sexual.
Metaestro: período do desenvolvimento inicial do corpo lúteo. 
Diestro: período da fase madura do corpo lúteo.
Diego Ferreira de Sousa
Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA
Graduando do Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária
PiBIC - Laboratório de Histologia e Embriologia Animal
Monitor - Fisiologia Animal
Contato: (91) 984148451

Continue navegando