Buscar

59023 20101129 145208 gabarito ap2 planej.gest.estrategicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AP2 de Planejamento e Gestão Estratégicos 2010 
Escolha CINCO das seis questões a seguir para responder. Cada questão vale 2,0 (um) ponto e o total é 10,0 (dez).
Não será permitido o uso de consulta a qualquer material exceto caneta esferográfica.
Respostas escritas a lápis serão consideradas nulas.
GABARITO
Questão 1
Taylor identificou quatro princípios da Administração científica:
1. A Administração deveria desenvolver uma abordagem precisa, científica, para cada elemento do trabalho de um indivíduo, substituindo as diretrizes gerais.
2. A Administração deveria treinar, ensinar e desenvolver cientificamente cada trabalhador, assim a pessoa certa teria o trabalho certo.
3. A Administração deveria cooperar com os trabalhadores para assegurar que o trabalho correspondesse aos planos e aos princípios estabelecidos pelos engenheiros como o sistema adequado de produção.
4. A Administração deveria assegurar uma divisão adequada de trabalho e responsabilidade entre os administradores e os trabalhadores.
Se Taylor sugeriu que a administração geral das empresas deveriam treinar os trabalhadores, cooperar com eles e assegurar a eficiente divisão do trabalho, podemos afirmar, como explicam muito críticos da Administração Científica, que Taylor não se preocupava com os trabalhadores e somente se importou com os ganhos dos administradores?
 RESPOSTA
Não. Taylor se preocupava com os trabalhadores e seu objetivo principal era encontrar a melhor forma de exercer cada tarefa (the best way) de maneira a facilitar a vida do empregado e não o contrário. Ele garantiu isso diante da Suprema Corte americana, em seu discurso muito bem sucedido levando-o a ganhar a causa contra os sindicatos que o processaram. Mais tarde seu discurso foi publicado na forma de livro: “Princípios da Administração Científica”.
Taylor se preocupava com os trabalhadores, foi, no entanto, duramente criticado e suas idéias mostradas como mecanicistas e desprovidas de cuidados com a pessoa humana, muito provavelmente pelos trabalhos realizados pelo casal Gilbert (de medição de tempos e movimentos) e pelo sucesso do filme de Charles Chaplin (Tempos Modernos) satirizando a trabalho na indústria e nas linhas de montagem no início do século XX.
Questão 2
Logo após a Segunda Guerra Mundial, Herbert Simon publicou uma teoria inovadora e racional para a economia moderna. Suas ideias foram consideradas revolucionárias em muitos sentidos para a economia, porque mostrava a racionalidade na tomada de decisão e como as pessoas se comportavam no trabalho. Que antecedentes, autores, teorias e movimentos organizacionais levaram Herbert Simon a apresentar suas idéias de Comportamento Organizacional, que culminaram com o prêmio Nobel de Economia em 1978?
RESPOSTA
Na década de 1950, os estudiosos começaram a reconhecer que a produtividade do trabalhador e o sucesso da organização são baseados em mais coisas de que satisfação de necessidades econômicas e sociais (visão da abordagem de relações humanas). Uma nova perspectiva revisada, que emergiu de um grupo de disciplinas, incluindo Psicologia e Sociologia, tenta identificar esses fatores dentro das atividades da Administração e promover a eficácia do empregado, entendendo a natureza complexa de cada indivíduo, dos grupos e dos processos organizacionais. O comportamentalista organizacional Douglas McGregor, com suas teorias X e Y marcou a transição a partir das Relações Humanas. Outros autores, como Chris Argyris (1923- ) e Rensis Likert (1903-1981), ambos com seus primeiros estudos publicados em 1957, contribuíram com suas idéias sobre liderança e motivação. Esta abordagem enfatizou consistentemente o desenvolvimento dos recursos humanos (RH) nas organizações para alcançar objetivos individuais da organização e individuais. 
Questão 3
Explique como a análise dos ambientes interno e externo é importante para um planejamento estratégico eficaz?
RESPOSTA
O ambiente externo fornece os insumos, matérias-primas para a empresa, além de prover a mesma de pessoas (trabalhadores) que irão desenvolver as atividades de produção e gestão. Além disso, a atividade produtiva não poder predatória ou poderá esgotar os recursos necessários às empresas. As empresas concorrentes competem pelos clientes e pelos ganhos potenciais, os governos estabelecem leis e regras de funcionamento, os sindicatos interferem nas atividades profissionais. Logo, sem uma perfeita análise do ambiente externo as organizações poderão inviabilizar suas atividades. 
Por outro lado, o ambiente interno fornece a informação precisa do core process da organização e como ela poderá ser mais eficaz na produção.
Questão 4
No século XXI uma das principais características das organizações produtivas e da sociedade é a turbulência. A instabilidade das instituições decorre da mudança constante e rápida das organizações sociais. Muitas empresas e mesmo países têm passado por dificuldades financeiras devido a decisões anteriores que não avaliaram corretamente as incertezas e riscos envolvidos. Explique o que são incerteza e risco para os tomadores de decisão e a freqüência em que essas condições ocorrem nas organizações.
RESPOSTA
Incerteza é a situação em que o tomador de decisão não tem todas as informações necessárias para tomar uma decisão. Mesmo que ele tenha uma opinião forte a respeito de determinado assunto, ainda assim estará trabalhando na incerteza, se não tiver como calcular com precisão o resultado de suas ações.
Risco existe quando a chance de sucesso de se executar uma ação qualquer for menor que cem por cento certa.
Tanto o risco como a incerteza são predominantes em quase todas as decisões administrativas. Os administradores, em geral, estão propensos a serem avessos ao risco, e preferem, também, tomar decisões somente dentro da certeza.
Questão 5
Diante da crise econômica mundial durante o segundo semestre de 2008, diversas vezes tem sido sugerido que os países mais desenvolvidos devem se reunir para tomar decisão em conjunto e coordenar suas ações para atingir a eficácia na solução dos problemas. Quais seriam as vantagens de se tomar decisão em grupo, se a crise é, em grande parte, responsabilidade de um país e não de todos?
RESPOSTA
As principais vantagens da decisão em grupos são:
Há um conjunto maior de informações.
Há um número maior de pontos de vista e abordagens.
Existe estimulação intelectual.
As pessoas compreendem a decisão.
As pessoas se comprometem com a decisão
Questão 6
Apresente uma definição precisa de planejamento e sua importância para as organizações.
RESPOSTA
Planejamento é o processo consciente, sistemático de tomar decisões sobre os objetivos e atividades que um indivíduo, um grupo, uma unidade de trabalho ou uma organização buscarão no futuro. O planejamento é um esforço intencional realizado por gerentes e que muitas vezes se vale do conhecimento dos próprios funcionários. O planejamento indica de forma clara o que deve ser executado futuramente por indivíduos e unidades de trabalho, ainda que permita possíveis mudanças neste caminho a ser seguido.

Continue navegando