Buscar

Transcrição de hipersensibilidade tipo 1 ap2

Prévia do material em texto

Transcrição - Hipersensibilidade do tipo 1
O QUE É UMA REAÇÃO DE HIPERSENSIBILIDADE?
 É uma reação que o sistema imune faz contra um alvo que ele não tem o que fazer e que ocasiona obrigatoriamente LESÃO NO TECIDO. Então toda reação de hipersensibilidade vai provocar doença.
Então o que eu vou ter? vou ter uma resposta imune exacerbada que vai causar dano tecidual e que vai provocar doença. Quem é o estimulo dessa resposta imune exacerbada? Pode ser antígenos exógenos ou antígenos próprios. Se for antígeno próprio, eu vou ter uma doença autoimune. Se for antígenos exógenos eu vou ter diversos tipos de doenças.
Então olha só, eu tenho por exemplo os auto-antigenos que vão causar as doenças autoimunes. Eu tenho microorganismos que podem reagir contra eles e essa minha reação pode acabar causando uma reação no meu tecido. Eu tenho microorganismos persistentes, é o caso do microbacteria turbeculose e microbacteria olepre que eu não consigo marcar a microbacteria, então acaba isolando ela em forma de granuloma.
E eu tenho os antígenos ambientais, que obrigatoriamente vão desencadear as reações alérgicas. 
Quem descreveu esse mecanismo de hipersensibilidade foram dois cientistas chamados Gel e o outro Pumbes, então ficou conhecido como reações de Gel e Pumbes (não tenho certeza desse nome). Eles descreveram os 4 tipos de reações.
Na reação do tipo 1, é uma reação onde eu tenho IGE e desgranulação de histamina. (Nesta aula só será descrita essa)
Na reação do tipo 2 e 3 eu tenho IGM e IGG. Porque a diferença é o antígeno que vai ocasionar.
Na reação do tipo 4 eu não tenho anticorpo predominante, vou ter a reação principalmente de linfócito T, tanto CD4 quanto CD8 (Nós vamos ver uma por uma).
Então vou começar com a reação do tipo 1
Ela também é conhecida como hipersensibilidade mediada porque ao entrar em contato com o antígeno que a desencadeia, que aqui nos vamos estar chamando de alérgeno, depois de 20 a 30 minutos eu já apareço com sinais e sintomas. Esses 20 a 30 minutos ele depende, por exemplo, se eu tenho alergia a dipirona e eu recebo uma dipirona endovenosa, essa minha reação alérgica pode aparecer em 2 a 3 minutos. Então esse tempo vai variar conforme a entrada do alérgeno no organismo. Então eu tenho uma resposta imune vigorosa do tipo TH2 onde eu vou ter a produção do IGE. Aquelas alergias que duram pouco tempo (alergia aguda), ela é principalmente ocasionada pela desgranulação de mastócitos. As alergias crônicas, aquelas que persistem, já entram em outra célula. E vamos ver qual é.
QUEM SÃO OS PRINCIPAIS ALÉRGENOS? SÃO VÁRIOS. 
Eu tenho, por exemplo, alérgeno de contato com pele, eu tenho o látex, o pólen, pelo de animal, alguns tipos de plantas. Existem algumas plantas que quando a pessoa entra em contato já aparecem as bolinhas de urticárias, de eczema.
Os injetáveis são principalmente a injeção (obvio). Quem tem alergia a dipirona, tem que tomar muito cuidado quando for na ubs pra não injetarem dipirona.
Picadas de insetos, muito comum em crianças, mas podem acometer adultos também. As crianças até 5 anos, tem uma facilidade de ter alergia na pele. A picada de inseto é uma delas.
VIA ORAL; na via oral nós temos o alimento. No Brasil é principalmente leite, ovos e oriundos do mar. O leite e o ovos observamos com grande freqüência também em crianças. Existe uma diferença entre alergia a lactose e intolerância a lactose. A intolerância é quando eu tenho diminuída ou eu não tenho a enzima que degrada a lactose para que essa seja absorvida. Nós temos alguns artigos demonstrando que o adulto não precisa mais tomar o leite, se a gente for observar os outros mamíferos eles só tomam leite no peito da mãe, e depois que eles crescem não precisam mais tomar leite, e por isso, essas enzimas da lactose tendem a diminuir ao longo do tempo. Então a pessoa não era intolerante, mas quando chega a fase adulta ela se torna. Já a alergia a lactose é uma resposta do tipo TH2 com desgranulação de mastócitos, onde o individuo vai apresentar lesões de pele, prurido.
Nos estados unidos, eles têm muita alergia a amendoim, e é o principal causador de edema de glote ou choque anafilático. 
ALÉRGENOS INALATÓRIOS; (são os mais difíceis) poeira, bolo, pólen das plantas... é muito difícil eu não entrar em contato, nem todos os ambientes são arejados, secos. Temos muito ambientes úmidos com bolor. Então esses agentes inalatórios vão provocar a renite alérgica, que já é a alergia crônica. Os outros alergenos não, eu consigo manter uma certa distancia.
Esse aqui pessoal (slide) é o Ácaro, parece um carrapatozinho. A proteína do ácaro foi a primeira proteína que a gente conseguiu separar e provar que ele induzia alergia. O nome do ácaro é Dermatofagoides Ptelonicilios, o nome da proteína ficou Derbe 1 que ta presente tanto no porco quanto nas partes fecais do acaro. Onde é que a gente encontra o ácaro? O ácaro gosta de comer pele que a gente solta quando a gente vai dormir, então ele fica ali na cama, no sofá, no tapete, se alimentando dos restos do nosso epitélio. Então o que o ácaro não gosta? Não gosta de sol, toda vez que a gente abre de manha a nossa janela pra entrar o sol, a gente ta diminuindo a quantidade de ácaro do nosso ambiente. O travesseiro ele tem prazo de validade de 6 meses a um ano.
MECANISMO DA ALERGIA
A alergia aguda ou imediata, aquela que eu entro em contato com meu alérgeno minutos depois eu desencadeio o processo imunológico é o seguinte, eu vou contar o processo como se fosse uma historinha: imagine vocês que são alérgicos ao camarão mas não sabem, então vocês foram convidados para uma festa onde tinha bobo de camarão, só que nunca tinham comido camarão, então foi o primeiro contato de vocês com a proteína do camarão. Vocês comeram o camarão, o sistema imunológico reconheceu essas proteínas, falou para o linfócito Trelp pra gerar resposta TH2 e ai o linfócito B vai produzir IGE. Até ele produzir IGE já passou 5, 6 dias e as proteínas do camarão não estão mais lá, então no meu primeiro contato eu não vou ter nada. Essas proteínas IGE, uma parte delas vai ficar grudada na membrana dos mastócitos. No segundo contato, chegei aqui na ESA pedi uma empada de camarão, quando eu ingerir o camarão, essas proteínas vão se ligar nos IGEs que já estão nos mastocitos, e os mastócitos vão desgranular histamina. A histamina vai fazer vasodilatação, essa vasodilatação vai provocar edema, urticária, eczema e desconforto abdominal e etc. ai algumas pessoas vão perguntar, professora, eu sempre comi camarão, mas um belo dia eu desenvolvi alergia ao camarão, então eu podia ser tolerante a proteína do camarão, não se sabe o porque houve algum gatilho que você passou a não ser mais tolerante, você teve a quebra de tolerância e passou a responder a essa proteína. E ai você passa então a ter alergia ao camarão. Essa alergia pode ser reversível ou pode durar a vida inteira. Qual é a característica imunológica da alergia aguda? Primeiro; essa alergia ocorre então minutos depois de eu entrar em contato com o alérgeno. Segundo; a principal célula responsável é o mastócito e o que ele vai liberar? Principalmente histamina e os derivados dos ácidos aracdonicos que são os eicosanóides, prostaglandinas e os leucotrienos que vão ajudar no processo inflamatório. O que esse paciente tem que tomar pra melhorar? O anti-histamínico que vai inibir a ação da histamina, a pessoa vai diminuir a vasodilatação, o processo inflamatório e vai melhorar.
Dependendo dos locais de entrada do meu alérgeno, eu vou ter sinais e sintomas diferentes. Se meu alérgeno for via oral, eu vou ter vasodilatação e broncocostrição. As pessoas que tem alergia do tipo Asma, já é uma alergia crônica, elas têm a broncoconstrição, vão respirar e não conseguem, o que é responsável pelo sibilo (som do pulmão), que a gente consegue ouvir. Quando eu tenho a via oral, eu posso ter o aumento da motilidade intestinal, vou ter a diarréia, cólica, gases, além disso a inflamação normal com citocinas inflamatórias, principalmente as derivadas do ácidoaracdonico. É muito difícil eu ter a lesão tissular. 
Existem outros tipos de alergias, também mediada por TH2 que são as alergias crônicas, por exemplo a renite alérgica é a mais comum, a gente ver que quase 50% da população tem, e a Asma também, são as duas principais doenças que a gente vai chamar de alergia tardia ou crônica mediada por IGE. A pessoa que tem asma passou por todo esse processo aqui (descrito a cima). Ela desenvolveu linfócito B que vão produzir IGE, tem as células TH2 só que, o que acontece com o asmático? Ele sempre ta entrando em contato com o seu alérgeno que a desencadeia porque é um alérgeno ambiental, ele tem dificuldade de sanar isso, só que ai ele já desgranulou um mastócito, eu não tenho mais mastócitos pra desgranular, quem vai manter o processo inflamatório crônico são os linfócitos TH2 e o Eosinofilos, na alergia crônica eu já não tenho mais mastócitos, eu tenho linfócito TH2 e Eosinofilo. Adianta eu administrar anti-histamínico pra essa pessoa que tem alergia crônica? Não, não vai melhorar a alergia dela.
No caso da alergia crônica eu vou ter principalmente acúmulo de linfócito TH2 e Eosinofilo, eu posso ter outras células como os macrófagos e os neutrófilos. Quem mantém a alergia não são mais a histamina e os derivados do ácido aracdonio, são as interleucinas, citocinas inflamatórias. Então essas citocinas aqui estão ligadas a manter o processo inflamatório no local ou sistemicamente.
Então as duas doenças aqui eu tenho a Asma e uma Dermatite Autóptica que vou mostrar pra vocês. 
Então olha só, o individuo fez o experimento nele mesmo. Ele injetou o alérgeno nele, imediatamente foi observado a presença de mastócitos minutos depois. Depois de alguns dias esses mastócitos foram substituídos por eosinofilos. Olha a diferença, aqui eu tenho uma pápula com eritrema ao redor e depois de alguns dias eu já tenho um edema bem vascularizado mostrando que eu tive saída de liquido e vermelho ainda, aqui não adianta tratar com anti-histamínico, aqui eu teria que entrar com corticóide pra imunossuprimir a resposta imune gerada. 
Então eu tenho as doenças respiratórias (antígenos que são inalados), a renite e a asma. Os ingeridos eu posso ter vômito e diarréia e os injetáveis (é o pior) eu posso ter efeitos sistêmicos. Nos injetáveis eu corro um risco maior de ter anafilaxia.
Os mastócitos, pessoal, estão distribuídos tanto na mucosa quanto na pele, então são células que a gente não vê na corrente sanguínea, e a abundância desses mastócitos podem levar a um quadro mais grave ou menos grave da alergia. 
Quando a gente observa a alergia ao longo da idade, nós temos eczema (é quando a pele fica vermelha), então geralmente a criança a partir de 3 meses ela já passa a ter eczema, isso pode ir até 1 ano, depois sobe para os gastrointestinais, então eu vou ter aqui aquela alergia ao leite e a ovos por exemplo. A partir dos 3 anos pode aparecer a Asma, a Asma em geral acomete mais crianças e ela tende a melhorar na fase da adolescência e no adulto, inclusive em alguns casos chega a sanar. A cura da Asma se dá quando eu troco de cadeia, eu era IGE e passei a produzir IGG, o IGG não vai reagir com mastócitos, nem com eosinofilo e ai eu acabo não tendo mais a inflamação que causa a Asma. Isso pode ser um processo natural, eu era uma pessoa alergia hoje não sou mais, naturalmente, ou posso também tentar induzir isso.
RENITE ALÉRGICA
É uma das alergias mais comuns, a pessoa que tem renite alérgica é comum ter uma prega nasal mais evidente, outra coisa é essas linhas aqui (slide) proximo ao osso nasal e orbicular do olho, porque além de coçar o nariz coça o olho também. Isso são coisas associadas a quem tem renite alérgica. 
A renite alérgica causa muco nas fossas nasais. É muito comum da dor de cabeça, dor nos olhos, por conta do prurido que fica nas fossas nasais. A pessoa que tem renite alérgica é em geral uma pessoa cansada, ela já acorda cansada por não ter dormido bem, não respirou bem e essa dispnéia respiratória diminui o oxigênio, então ela tem dificuldade de respirar. E ai ela vai ter principalmente espirro, prurido nasal, corisa e a coseira nos olhos. 
Os aéreos alérgenos mais comuns são ácaros, fungos, baratas, animais, pólen. E os ocupacionais que são de quem trabalha com poeira, madeira. E os irritantes intra-domiciliares, o cigarro que é um dos principais, ele serve como gatilho não só das doenças alérgicas mas também de doenças auto-imunes. Esses são os exemplos dos que podem desencadeiar a renite alérgica. E a classificação quanto a freqüência dos sintomas, é impermitente se durar menos de 4 dias, se tiver menor que 4 semanas durante o ano ou persistente quando dura mais que 4 dias por semana e eu tenho mais que 4 semanas durante o ano. Eu digo que eu tenho uma renite alérgica leve quando eu não tenho problema de dormir e acordo bem, consigo fazer minhas atividades normais sem sentir cansaço ou fadiga. E a moderada grave é quando a pessoa já acorda cansada, ela não tem pique pra fazer atividade física porque ela se sente dispnéica, tem dificuldades no trabalho ou na escola e tem sintomas incômodos como dor de cabeça, nos olhos, que é característica da renite alérgica. 
ALERGIAS ALIMENTARES
No Brasil nós temos principalmente alergia ao leite de vaca e a ovos,( lembrando que o Abbas é americano, então ele vai falar muito do amendoim, o amendoim nos Estados Unidos é um dos principais desencadeantes alérgicos). Mas eu posso ter também alergias ao trigo, a oriundos do mar, tem pessoas que tem alergia ao camarão e tem pessoas que tem alergia a vários coisas provenientes do mar. O quê pode ser? Vocês já ouviram falar em zooplancton e fitoplancton? São microrganismos que vivem no mar, o camarão se alimenta deles, eles podem ser empregnados em peixe, em mariscos, então na verdade aquela pessoa que diz que não pode comer camarão, carangueijo, marisco e etc, ela provavelmente tem uma alergia a um desses microrganismos. Tem pessoas que falam, ah professora quando eu como camarão do Pará eu não tenho alergia, mas quando eu como o daqui de Manaus eu tenho. Ai eu posso ver derrepente se não é um tipo de conservante que a pessoa tem alergia, então o conservante que se usa aqui é diferente do que se usa lá. 
Ai a pessoa pode ter aumento do peristaltismo, do trato gastrointestinal, ela pode ter vômito, diarréia, pode ter eritrema na pele, prurido e pode desenvolver anafilaxia que é um sintoma súbito que vai acometer e que pode levar a morte (vou falar da anafilaxia separado). A urticária geralmente é uma reação que eu tenho de contato com pelo de animais, plantas, picadas de insetos, pode ser também por via oral, então eu comi camarão e apresento esse quando de urticária. Quando essa urticária permanece por mais de 24 horas ela pode virar uma dermatite utópica, ai eu já tenho a substituição do mastócito pelo eosinofilo, ele vai manter essa urticária presente por mais tempo.
ASMA
O que acontece com o paciente asmático? Quando eu olho esse bronquíolo (slide), vamos pensar assim: a pessoa não tem nenhum problema na hora de respirar, respira bem, sente o cérebro oxigenar. A pessoa com asma, ela tem uma hipertrofia no bronquíolo, então esse bronquíolo vai diminuir a luz dele e vai ficar cheio de secreção, essa pessoa vai ser uma pessoa com dificuldade de respirar. Geralmente acomete criança mas pode acometer também com adultos e adolescente. Essa criança ela tem que ser levada pra tomar um relaxante muscular, ele vai aumentar a luz do bronquíolo e ela passa a respirar melhor, isso não vai resovler, vai apenas amenizar à medida que eu faço pra criança voltar a respirar melhor, pra tira-la da crise. Mas pra manter sem crise eu tenho que associar o uso de corticóides, que geralmente os corticóides de bombinhas ou então aqueles que têm uma cápsula que a gente solta e chupa, a gente usa de caráter local que vai influenciar principalmente o saldo do pulmão. Já o corticóide comprimido tem um caráter sistêmico pode prejudicar a criança. Então quanto mais eu conseguir fazer uso de corticóidelocal vou ter uma melhor resposta. E ai esse bronquíolo, essa falta de ar que vai originar os sibilos (sons) que é muito comum em pacientes com asma. Então olha só de novo aqui: eu tenho um alvéolo de uma pessoa sadia e esse outro aqui (slide) é de uma pessoa que tem asma. Eu tenho bastante muco nesse alvéolo, e tenho também aqui linfócitos e eosinofilos na reação inflamatória, aqui não vai ser uma resposta aguda, vai ser uma resposta crônica característica mantida. 
Teve alguém que me perguntou sobre alergia física, tem gente que tem alergia ao sol, ao frio, ao exercício físico. Na verdade a gente ainda não sabe o que desencadeia essas crises alérgicas, geralmente são crises alérgicas respiratórias. Muitas vezes a pessoa fica com quadro asmático, principalmente as que têm alergia ao exercício físico, elas fazem um quadro asmático súbito. Agora a gente não sabe o que especificamente ele está reagindo contra, porque para o sol, o calor, e o exercício físico eu não tenho um agente especifico, então formulou-se a hipótese que o sistema imunológico se confunde com uma proteína estranha e ele acaba atacando essa proteína. Quando a gente diz que o individuo tem alergia ao sol, tem que se observar se ele não esta associando isso ao uso de medicamentos, porque tem alguns medicamentos que provocam maior foto sensibilidade, e ai a pessoa pode ter reação eritrematosa ao sol, mas ai eu to reagindo na verdade ao medicamento que se acopla a minha pele, a gente não tem certeza absoluta se essa alergia é desencadeada e ela é TH2, mas não é incomum a gente ouvir relatos de pessoas que têm alergia ao excesso de calor, excesso de frio e atividade física, ela realmente faz um quadro asmático preocupante.
Hoje em dia está aumentando o numero de indivíduos com asma, com renite alérgica, doenças auto-imunes e outros, mas em compensação nós estamos aumentando nosso grau de higiene por conta do saneamento básico. Hoje em dia as crianças não tem mais quintal pra brincar em casa, não brincam mais na terra. Assim desenvolveu-se uma hipótese, chamada hipótese da Higiene. Isso defende que a redução das infecções leva ao aumento das doenças alérgicas. E o que foi observado? Geralmente o irmão mais novo ou o segundo ou o terceiro, ele tem menos crise alérgica do que o primeiro ou o segundo, porque o irmão mais novo pega toda a doença que o irmão mais velho pega e que isso ajudaria o sistema imune a combater as infecções por patógenos e não deixaria o sistema imune no ósseo (não sei ao certo) pra combater as infecções que ele não tem que combater, como por exemplo, as alergias. Então eu tenho uma suscetibilidade genética se eu tenho um pai ou mãe alérgica, eu tenho grandes chances de ter a alergia; a suscetibilidade ambiental se eu entrar em contato com a microbiota do ambiente, isso me protege contra agentes alérgicos, hoje em dia agente não tem mais quintal, não brinca mais com terra, isso traria a prevenção dessas doenças alérgicas atopicas.
(ATOPIA= é uma alergia que não se sabe contra quem ela é)
O QUE DE PIOR A ALERGIA PODE TRAZER? 
Se a pessoa tem sinais e sintomas localizados é mais fácil o tratamento. Agora tem algumas pessoas que tem suscetibilidade a ter o choque anafilático e o edema de glote. Qual é a diferença? a diferença é que aquelas pessoas que tem os sintomas alérgicos mais localizados, elas produzem pouco IGE. Já as que têm chance de choque anafiláticos elas produzem quantidades significativas de IGE, esses aumentos de IGE então deixam os indivíduos suscetíveis ao edema de glote e ao choque anafilático. 
Então o que acontece: o individuo entra em contato com o alérgeno, ele vai, ninguém sabe o porque produzir muito IGE, esse IGE vai desgranular um numero muito alto de mastócitos, esses mastócitos vão provocar uma vasodilatação generalizada. O que acontece? Dentro do meu vaso passa sangue, eu vasodilatei, e quando eu vasodilato acabo perdendo liquido e faço edema, muitos edemas graves, como o edema de glote onde a pessoa pode parar de respirar e vir a óbito. Outro mecanismo de morte é a hipotensão, eu vou ter um choque hipovolêmico porque eu vasodilatei muito rápido , não tive sangue pra suprir essa vasodilatação e essa hipotensão súbita pode levar a morte. 
Como é que devo fazer o manejo das pessoas que tem choque anafilático? Quem tem suscetibilidade ao choque anafilático geralmente elas tem que orientar as pessoas próximas a elas. Aqui no Brasil a gente tem ao pronto-socorro pra injetar adrenalina (hormônio de fuga ou luta), ela vai vasocontrair e vai aumentar os batimentos cardíacos. Quando a gente ta muito nervoso o coração bate muito rápido e os olhos ficam vermelhos, o cérebro entende que ele tem que preservar com oxigênio a cabeça, então por causa disso é que a gente vai usar adrenalina. Então essa pessoa após ser medicada com adrenalina vai resguardar as principais áreas que ela tem que resguardar, como o cérebro. Nos EUA como a gente tem muito caso de anafilaxia e de edema de glote, lá eles vendem uma canetinha chamada de Epipem, que é prima da adrenalina chamada epinefrina, que tem o mesmo efeito. A mãe quando quando vê que a criança comeu amendoim ou ta iniciando um choque anafilático ou edema de glote ela injeta sobre a roupa da criança mesmo a epinefrina pra tirar a criança da crise.
TRATAMENTOS
A anafilaxia no Brasil é tratada com a adrenalina, nos EUA eles usam epinefrina, é questão de padrão.
A Asma não adianta eu tratar com anti-histaminico, eu vou tratar com corticóide. O corticóide é um remédio sistêmico, ele atua em vários locais, no sistema imune ele diminui o sistema imune como um todo, ele não é especifico pra diminuir a resposta TH2 na alergia, ele diminui qualquer resposta, por isso que é interessante que eu use o corticóide localizado, aquelas bombinhas que é local e tem poucos efeitos sistêmicos e os relaxantes musculares que é pra pessoa tirar a criança da crise e ela respirar melhor.
Nas doenças agudas o principal que a gente usa aqui no Brasil é o anti-hístaminico, em geral é aquele que a gente tem boa resposta com ele e orientar o paciente a evitar entrar em contato com o desencadeante da alergia sempre que possível.
As pessoas que tem a renite alérgica elas usam corticóides também, em ageral é um que a gente injeta no nariz e que melhora bastante a renite alérgica nessas pessoas e melhora inclusive a qualidade de vida delas.
A vacina é uma pequena dose dos alérgenos, que essas doses vão aumentando ao longo ao longo do tempo que eu injeto na pessoa. Pode ser via intra-muscular ou via oral. 
Função da vacina: eu to injetando um alérgeno, a função da vacina é eu tentar mudar a classe do anticorpo, o IGE é a classe que produz a alergia, então a vacina vai tentar mudar, induzir para IGG. A vacina não tem ineficácia 100%, nem todas as pessoas após 5 anos conseguem fazer essa indução, mas em geral elas melhoras dos sintomas das crises alérgicas.
TESTES PARA ALERGIAS
O principal teste chama-se CRIP-TESTE. O que é o crip-teste? Você vai ao consultório da Dentista, ela tem uma caixinha que tem vários alergenos que a gente chama de “bateria”, ai ela pinga vários alérgenos e depois ela fura pro alergeno poder entrar na pele e aguarda de 15 a 20 minutos, onde ocorrer a reação eu identifiquei o meu alergeno. Em geral a pessoa nunca tem alergia a um único alergeno, é sempre uma combinação de alergeno que a pessoa tem alergia (a poeira, a fungo e etc). Quem tem por exemplo alergia ao esmalte e a cosméticos também tem a bateria dos cosmeticos, dos alimentos, dos inalatórios. Então ela vai conversar com você pra saber qual é a melhor bateria pra você e esse resultado sai na hora. (esse teste aqui é característica do TH2)
Existe também o teste de INTOLERÂNCIA ORAL que eu faço principalmente para os alérgenos alimentares. Então eu dou o alergeno pra pessoa, por exemplo, ela tem alergia ao camarão, então eu dou camarão pra pessoa e aguardo ao lado dela pra ver se ela tem ou não alergia e já posso iniciar um tratamento pra ela, um anti-histaminico no caso.
Outra coisatambém é a DOSAGEM DE IGE no sangue, esse IGE pode ser o total que se tiver aumentado me sugere fortemente que a pessoa tem alergia. Ou o IEG especifico que é pra determinados tipos de alergenos. E a pessoa também que tem eosinofilia periférica também é mais um sugestivo de ter alergia.
E o outro tipo de teste é o TESTE-TESTE também que eu não furo, apenas vou grudar um adesivo na costa da pessoa, mando ela ir embora pra casa e faço a reavaliação dela depois de 48 e 72 horas. É uma alergia tardia, ela não é TH2, ela é TH1, demora pra aparecer, e que também vou ter sensibilizante nesses tipos de alergias.

Continue navegando