Buscar

Resenha Academica 15.06

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A JUSTIÇA COMO FUNDAMENTO NO ORDENAMENTO JURÍDICO
A justiça é essencial para o Direito e trás desafio aos filósofos do Direito, que estudam e tentam conceitua-la, e ao próprio legislador que movido por interesse de ordem prática, para poderem aplicá-la nos textos legislativos. Baseado nas concepções de Platão e de Aristóteles, o jurisconsulto Ulpiano assim a formulou: Justitia est constans et perpetua voluntas jus suum cuique tribuendi ( justiça é a constante e firme vontade de dar a cada um o que é seu). 
Dar a cada um o que é seu, é comporta diferentes conteúdos e não atinge apenas a divisão das riquezas, como pretendeu Locke, ao declarar que a justiça existe apenas onde há propriedade. O seu representa algo que deve ser entendido como próprio da pessoa. A ideia de justiça não é exclusivamente do direito, pois também engloba a moral, religião, e diversas regras sociais. A palavra justa, vinculada à justiça, revela o que está de acordo. A parte de ações justas que o Direito considera é a que se refere às riquezas e ao mínimo ético necessário ao bem-estar da coletividade. parte
Inserida no Corpus Juris Civilis, a presente definição, além de retratar a justiça como virtude humana, apresenta a ideia nuclear desse valor: Dar a cada um o que é seu. Esta colocação é verdadeira e definitiva; válida para todas as épocas e lugares, por ser uma definição apenas de natureza formal, que não define o conteúdo do seu de cada pessoa. O que sofre variação, de acordo com a evolução cultural e sistemas políticos, é o que deve ser atribuído a cada um. O capitalismo e o socialismo, por exemplo, não está de acordo quanto às medidas de repartição dos bens materiais na sociedade. 
A justiça é algo inteiramente subjetivo e as medidas do justo seriam variáveis de grupo para grupo ou até mesmo de pessoa para pessoa. Kelsen considerou a justiça absoluta “um bonito sonho da humanidade” uma utopia. Para ele esse tipo de justiça é um ideal irracional “e a própria historia do conhecimento humano revela “A inutilidade das tentativas para se encontrar por meios racionais, uma norma de conduta justa que tenha validade absoluta”“. Para o autor austríaco a razão humana só pode conceber valores relativos.
Luan John Negreiros Fernandes
Acadêmico do 1º Período de Direito, Instituto Luterano de Ensino Superior de Porto Velho/ ULBRA.
Pesquisa Bibliográfica de Introdução ao Estudo do Direto I - IED

Outros materiais