Buscar

Análise de filmes sobre intolerância religiosa e educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE – INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO 
Com base na leitura do livro a Luta pelo Direito, comente de forma fundamentada o trecho abaixo:
....”o covarde abando do direito. Inofensivo como ato do direito, comente de forma fundamentada o trecho abaxo
a) Qual a lição mais importante de cada filme?
b) Aponte a cena mais impactante de cada filme:
c) Como as histórias poderiam gerar normas jurídicas?
RESPOSTAS
Uma das maiores virtudes que o ser humano carrega dentro de si chamasse virtude, onde lado a lado com a compreensão e o amor norteiam um vasto leque de interação quando bem distribuído.
Todos precisamos a aprender a amar, o amor e a compreensão não só abençoa aos que amamos, mas, também o que não nos amam.
Umas das maiores causas de falta de virtudes ou de amor ao próximo chamasse a INTOLERANCIA entre vários aspectos. Após assistir aos filmes: ALEXANDRIA, ORAÇÃO POR BOBBY, A LISTA DE SHINDELEY, E ESCRITORES DA LIBERDADE, cheguei à conclusão que nos três primeiros filmes temos uma acirrada INTOLERÂNCIA RELIGIOSA, enquanto o quarto uma grande inspiração de uma docente em poder mudar a visão de alguns adolescentes os quais foram incentivados a fazer o mal, buscando ensinar uma outra EDUCAÇÃO, que é a base de toda uma sociedade. Então vejamos cada análise.
LETRA RESPOSTA A:
Todos os quatro filmes nos deixou uma lição bem clara: não temos o direito de forçar as pessoas mudar seus costumes, suas crenças, sua preferência sexual, por acharmos que detemos todo o conhecimento e principalmente toda verdade, o melhor lugar de se colocar, é o dos outros. 
RESPOSTAS LETRA B 
SOBRE AS CENAS MAIS IMPACTANTE
ALEXANDRIA: Sem dúvidas o filme retrata a falta de empatia entre grupos que se opunham com suas convicções filosóficas e religiosas, foi um processo nada amigável de síntese entre o cristianismo, judaísmo e a cultura greco-romana trazendo mortes e destruição de ambos os lados.
Dentre todas a cenas que o filme demostrou, a que considerei mais impactante foi a morte de Hipátia, uma das mentes mais brilhantes no quesito conhecimento, enquanto o cristãos pregavam a submissão da mulher, Hipátia era livre e cheia de vastos ensinamentos. Orestes que antes era seu escravo após se converter ao cristianismo, teve que sufoca-la, até a morte para que não sentisse as dores do apedrejamento que ela sofreria. 
ORAÇÃO PARA BOBBY: Oração para Bobby demonstrou que o radicalismo religioso praticado por sua mãe, tornou a vida de Bobby um “inferno”, pela sua escolha homossexual. Para sua mãe, Bobby precisava lutar contra aquele desejo desenfreado, que é considerado pecado diante de Deus.
A cena mais impactante que o filme demonstra é o momento em que sua mãe através de um diálogo, entre ambos, diz que não aceita um filho gay, e ele responde que ela não tem um filho, sem pensar ela retruca que seria “ótimo”. Bobby sem saída após tentar de tudo, tira a sua própria vida se jogando de um viaduto.
ESCRITORES DA LIBERDADE: Como já frisado acima, dos quatro filmes assistidos por minha pessoa, ESCRITORES DA LIBERDADE, aborda uma situação encontrada em vários países, e principalmente em alguns de primeiro mundo. O filme retrata a realidade de menores que são criados em meio à guerra entre gangues rivais. O maior desafio foi propor algo que ele nunca tiveram EDUCAÇÃO. 
Ele vinham de um contexto social problemático, cheio muita das vezes de violência, drogas e rivalidade racial. A cena mais impactante dentre várias, foi quando a professora ERIN reúne seus discentes e pergunta se alguém queria ler seus diários, e um aluno, que no filme não retrata o nome, começa a expor as dificuldades que ele havia encontrada por aqueles dias. Para alguns alunos ele era desconhecido, apesar de já ter se passado doze meses de convivência. 
Ele expos que no verão passado foi o pior da vida, quando sua mãe recebe o telefonema do xerife cobrando o aluguel e que não havia condições de pagar e que seriam despejados. Ele abraça sua mãe e juntos choram amargamente. No outro dia, o xerife estava lá para cumprir a ordem de despejo. Ainda falou que havia um ano que vestia a mesma roupa e os sapatos e o conservava o mesmo penteado. Todos na sala de aula se emocionam, inclusive a minha pessoa. 
A LISTA DE SHINDLEY: Oskar Shindley sem dúvidas foi além dos limites da razão, enfrentou todos os perigos no meio de um Nazismo exacerbado, cruel e infame. Foram 1100 pessoas que se viram livres através de suas ações brilhantes, foi em simples palavras: um grande herói. Ele sentiu em sua alma a dor que muitos judeus estavam passando.
Foram várias as cenas que nos trouxe impactos, mas a que falou mais alto, a do momento em que Oskar se despede dos seus funcionários em que a partir de 00:00h, a guerra chegaria ao fim. Itzhakster, seu contador com os outros 1099 judeus entrega a lista de todos os que forma libertos e entrega um anel como sinal de gratidão. 
RESPOSTA LETRA C 
ALEXANDRIA: Poderia ser criado uma norma jurídica, apesar que hoje já existe em alguns países, protegendo o respeito à religião, acervo cultural, sob pena de mais duras para quem não as cumprir.
ORAÇÃO PARA BOBBY: Uma norma jurídica concedendo direito mais amplos as pessoas LGBT, em saúde, educação e assistência social, para seus pares e parentes até o terceiro grau, em direito e deveres.
ESCRITORES DA LIBERDADE: Uma das normas que poderia ser criada, seria levar a educação igualitária a toda a população independentemente de condições materiais, sem distinção de classe social, ricos e pobres na mesma sala, mesma formação. 
A LISTA DE SHINDLEY: A norma que poderia ser aplicada seria o respeito a escolha de sua religião, dogmas e principalmente ao preceitos a cidadania.

Continue navegando