Buscar

AD2 Literatura brasileira II Nicolle Guerreiro Chaboudet 15113120146 NFR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Fluminense
Curso de Licenciatura em Letras- UFF / CEDERJ
Disciplina: Literatura Brasileira II
Coordenador: Luiz Fernando Medeiros de Carvalho
Ad 2 – 2017. 2
Aluno (a): Nicolle Guerreiro Chaboudet
Polo: Nova Friburgo Matrícula: 15113120146
Nota: _______________
Dentre as nove questões a seguir, escolha três para dissertar:
 1.Quais foram as principais influências geradas pela Semana de Arte Moderna na literatura brasileira da época? 
Resposta: A semana da Arte Moderna foi permeada de espetáculos de oratória, declamação, musica que tinham o objetivo escandalizar a sociedade burguesa, seguidora do Parnasianismo, do Simbolismo, do Naturalismo/Realismo e do Romantismo. Dessa forma os artistas conseguiam a atenção do público.A semana de 22 foi extremamente influenciadora para a literatura da época, pois perpassava ideia de absorver todos os elementos praticados nos outros movimentos artísticos, inclusive os internacionais, selecionando apenas o que fosse útil para a formação de uma literatura nacional que valorizasse a verdadeira cultura brasileira, que teve como símbolos os manifestos Antropofágico e Pau-Brasil. Tais manifestações tiveram um valor de um grito, de um clamor que se fez ouvir nos anos consecutivos e despertou em todo o Brasil movimentos semelhantes e fez promover na literatura a adição de elementos e temas tipicamente nacionais, pregando uma arte espontânea em busca de uma originalidade.
2.Aponte a relação entre o Manifesto futurista de Marinetti e a poesia de Oswald de Andrade
Resposta: o Futurismo é a vanguarda européia com temática futurista, como a exaltação da tecnologia, da máquina, da indústria em geral. “Manifesto do Futurismo” de Marinetti:
“ Olhe-nos! Nós não estamos esfalfados...Nosso coração não tem a menor fadiga. Porque ele está nutrido pelo fogo., pelo ódio e pela velocidade!...Isso o espanta?” “Nós queremos glorificar a guerra – única higiene do mundo -, o militarismo, o patriotismo, o gesto destrutor dos anarquistas, as belas idéias que matam, e o menosprezo à mulher.”
Os manifestos traziam rompimento com a norma culta, com a gramática tradicional e apresentava versos livres e linguagem sem apego a normas. As idéias futuristas chegaram ao Brasil através do escritor Oswald de Andrade em sua viagem à Europa. Contudo, Andrade teve contato com o Futurismo antes da adesão de Marinetti, principal divulgador dessa vanguarda, à ideologia fascista. Oswald é, portanto, o escritor responsável pela introdução do ideário futurista no Brasil, porém, com uma denotação mais suave do que o original europeu. 
7. O que diferencia a literatura contemporânea da literatura modernista?
Resposta: Antipassadismo cultural, liberdade de criação, inovação e ruptura drástica com o cânone literário europeu. Todas essas características estão reunidas em um dos períodos de maior efervescência cultural da história da arte brasileira: o Modernismo. A arte moderna foi influenciada pelas vanguardas europeias, grupos ou correntes que apresentaram propostas e práticas inovadoras. O Cubismo, o Futurismo, o Expressionismo, o Surrealismo e o Dadaísmo tinham como objetivo romper com a tradição clássica, valorizando assim a liberdade criadora que possibilitava uma expressão subjetiva e ilógica nas artes plásticas e também na literatura. Tradicionalmente, a literatura modernista é dividida em três fases. São elas: Primeira fase (ou primeira geração modernista): A fase heroica, é representada, principalmente pelos escritores Manuel Bandeira, Mário e Oswald de Andrade. Segunda fase (geração de 1930): Entre os principais representantes dessa fase estão os escritores Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, entre outros; Terceira fase (geração de 1945): A pesquisa estética e a renovação das formas de expressão literária, tanto na poesia quanto na prosa, foram as principais características da geração de 1945. Seus principais representantes foram Clarice Lispector, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna, Mario Quintana, entre outros. A Literatura Brasileira Contemporânea engloba as produções do final do século XX e da primeira metade do século XXI sendo marcada por uma multiplicidade de tendências.
Ela reúne um conjunto de caraterísticas de diversas escolas literárias anteriores, revelando assim, uma mistura de tendências que irão inovar a poesia e a prosa (contos, crônicas, romances, novelas, etc.) do período. Muitas características da literatura contemporânea estão relacionadas com o movimento modernista, por exemplo, a ruptura com os valores tradicionais, entretanto, a identidade nesse momento não é mais uma busca, sendo revelada por uma crise existencial do homem pós-moderno. Alguns movimentos vanguardistas que assinalaram a produção contemporânea foram: Concretismo, Neoconcretismo, Poesia-Práxis, Poesia Marginal e Poema Processo.

Continue navegando