Buscar

AD1 BCO


Continue navegando


Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do
Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de
Janeiro
Universidade Federal Fluminense
Curso de Licenciatura em Letras- UFF / CEDERJ
Disciplina: BASES DA CULTURA OCIDENTAL
Coordenador: André Alonso
AD 1 - 2017/ 2
Aluno(a): Kizzy da Trindade Silva Ferreira 
Polo: Piraí Matrícula: 17213120155
Questão 1
Nas epopeias encontram elementos especiais que nos permitem afirmar que esse gênero surgiu oralmente. Esses elementos são: métrica, a fórmula, os epítetos e os símiles. 
A métrica é uma das primeiras características das epopeias, a base usada no poema é o hexâmetro datílico, ele pode conter até 17 sílabas. Esses versos eram fixos a fim de facilitar a memorização. 
Segundo Parry (1971) citado por Alonso (2013), as fórmulas são um grupo de palavras que é regularmente empregado sobre as mesmas condições métricas para expressar uma determinada ideia essencial. As fórmulas facilitavam no conto do poeta, pois permitia a ele que enquanto cantava um verso, pensar rapidamente no verso seguinte. São como modelos, estruturas que se repetem várias vezes nos poemas, formando assim poemas com uma métrica bem particular. 
Os epítetos são palavras associadas a alguém para qualificá-la podendo ser elogio ou não, é utilizada também para não repetir o nome do personagem varias vezes. Ele tem como função destacar o elemento à que se refere. 
O símiles é uma comparação de um elemento real com um elemento figurativo. 
As epopeias eram originalmente em versos, forma cantada para facilitar na memorização, pois um elemento importante para a memorização é o ritmo. Os poetas também eram iletrados, compondo seus poemas de cabeça. 
Questão 2
O herói épico é caracterizado como um ser de dupla dimensão: mítica e religiosa. Ele é um ser humano, com habilidades extraordinárias que o colocam acima dos mortais e possui uma ascendência divina, pois é filho de um deus(a) com um(a) mortal, porém ele é um mortal. 
O herói é sempre alguém do passado e luta em prol da coletividade. É um ser piedoso, hospitaleiro e que está sempre limitado a um determinado lugar. 
Ele possui a areté que é a qualidade que faz com que o herói seja excelente, sendo superior aos demais em alguma habilidade especifica. A areté traz algo concreto para o herói: sua honra. 
Já a timé é muito mais do que a honra é o que chamaríamos de status social.
Questão 3
Phármakon é um termo grego que significa remédio e ao mesmo tempo veneno, pois muitos remédios são feitos a partir do veneno. Todo remédio deve ser usado em doses corretas para fazer bem ao individuo, pois se utilizado em doses erradas pode se tornar um veneno. 
Nesse sentido, Platão faz uma comparação entre a escrita e o phármakon, mostrando que a escrita poderia trazer benefícios ou danos aos seres humanos. Como benefícios, ela iria permitir que os conhecimentos e as informações passassem a ser gravados em um suporte físico externo, chegando a diferentes gerações e regiões, consolidando o conteúdo com bastante exatidão. Porém se a escrita fosse utilizada de maneira inadequada, ela poderia enfraquecer a memória, o conhecimento não estaria mais acessível de modo imediato e o homem não seria mais o possuidor do saber diminuindo assim a interação com as pessoas.