Buscar

ARTE E MUSICA

Prévia do material em texto

	A commediadell’arte tem como característica a improvisação teatral, muito usada por seus atores no período Renascentista. Grupos de teatro nos Estados Unidos, a partir de 1960, começaram a observar e analisar a improvisação.
	O período critico para aquisição da competência musical é uma etapa da vida em que as experiências desempenham em efeito muito mais acentuado nos comportamentos e/ou habilidades do individuo.
	As crianças em idade escolar, especialmente nas series iniciais do Ensino Fundamental, já tem noção de afinação e precisam praticar essa competência para mantê-la na memoria. Por meio da musica, além de aprender a ouvir, cantar ou tocar, as crianças também aprendem a refletir e a fazer escolhas conscientes sobre os tipos de músicas que desejam ouvir e apreciar. A música tem muitas funções na vida do ser humano e ocorre em diferentes contextos.
	Nos Estados Unidos e no Canada, vários médicos e dentistas fazem uso da musica em seus consultórios ou clinicas a fim de relaxar os pacientes que aguardam por um tratamento. Uma pesquisa desenvolvida no Canada comprovou que o humor das crianças e adolescentes melhoraram porque tiveram sessões diárias de musicoterapia. E outra realizada na Inglaterra, em um hospital, sugeriu que, durante as sessões de musicoterapia, a crianças ficavam relaxadas, calma e diminuíram a ansiedade e o estresse, mesmo que temporariamente.
	Na pré-adolescência, as crianças se tornam mais criticas e seus interesses mudam e, por isso, podem substituir atividades que gostavam de fazer, por exemplo, cantar, dançar, por outras. Há certo consenso entre pesquisadores ao afirmarem que, nas primeiras series do Ensino Fundamental, os alunos estão mais receptivos à música, pois esta é uma das fases mais ricas e prazerosas para o ensino e a aprendizagem musicais.
	Na antiguidade, a música e a matemática faziam parte dos conhecimentos dos indivíduos respeitados socialmente por suas capacidades intelectuais. Aprender padrões, combinações e agrupamentos de objetos são aprendizagens comuns nas áreas de musica e de matemática.
	As cinco atividades que devem sempre ser realizadas pelos alunos em sala de aula são: apreciação, composição, execução, literatura e técnica.
	A altura do som é um parâmetro que define se um som é mais grave ou mais agudo que outro.
	Para os métodos ativos, o aluno passa ser um agente participativo do processo de ensino-aprendizagem, e a criança é vista como um ser dotado de personalidade original.
	Nas concepções atuais de ensino de música, a prática da criação musical deve acontecer em todas as etapas do processo de aprendizagem. 
	Na escola regular, a avaliação da aprendizagem em música é considerada uma forma de verificação da aprendizagem e do cumprimento dos objetivos estabelecidos pelo professor, auxiliando também no reconhecimento do nível do aluno e do desempenho do professor.
	O jogo dramático infantil é um direito próprio da criança. A prioridade é para a experimentação e a criação e não deve visar à montagem de uma peça.
	Sobre o trabalho do orientador artístico, o teatro tem sido uma arte muito explorada nas pré-escolas e, aparentemente, parece uma forma simples e fácil de se trabalhar com crianças e para isso é necessário uma boa dose de delicadeza e clareza nos objetivos a serem alcançados.
	O método proposto por Viola Spolin tem como objetivo: quando o foco é a solução de problemas, não há um modo certo ou errado para essa solução, e o ambiente que se cria na oficina é de trabalho continuo e de parceria. Os exercícios devem ter um ponto de concentração que auxilia o aluno a ter um foco no seu trabalho de criação. O professor deve evitar julgamentos subjetivos e manter o foco do grupo em questões objetivas, como ‘onde está o personagem?’, ‘quantos anos ele tem?’. O ambiente de trabalho deverá funcionar como uma oficina, em que o fundamental é o aluno experimentar o jogo e o desenvolvimento de parcerias entre jogadores.

Continue navegando