Buscar

IMUNOLOGIA

Prévia do material em texto

IMUNOLOGIA
Propriedades gerias das respostas imunológicas :
Imunidade natural/inativa/nativa :
-Linha de defesa inicial
-Existem antes do estabelecimento de uma infecção
- não possuem memoria 
-Especificidade para estruturas compartilhadas por grupos de micróbios relacionados 
-Diversidade limitada (codificada pela linhagem germinal )
- Componentes -> Barreiras celulares e químicas : Pele , epitélios das mucosas , substancias antimicrobianas . Proteínas do sangue : complemento , outras . Células : Fagócitos ( macrófagos , neutrófilos ) e Células NK ( matadoras naturais ) 
Imunidade adaptativa/adquirida:
- possuem memoria 
-Especificidade para antígenos de micróbios e para antígenos não-microbianos. 
-Diversidade muito grande : receptores são produzidos pela recombinação somática de segmentos genéticos
- Componentes -> Barreiras celulares e químicas : linfócitos nos epitélios anticorpos secretados nas superfícies epiteliais . Proteínas do sangue : anticorpos . Células: linfócitos .
** A resposta natural aos microrganismos estimula as respostas imunológicas adquiridas e influencia a natureza delas ! ( INTEGRAÇÃO )
 
Tipos de respostas imunológicas adquiridas :
Imunidade humoral :
É mediada pelas moléculas presentes no sangue e nas secreções das mucosas de anticorpos , que são produzidas pelos linfócitos B.
É o principal mecanismo de defesa contra microrganismos extracelulares e suas toxinas , pois os anticorpos (especializados e podem ativar mecanismos efetores diferentes ) podem se ligar a eles e ajudar na sua eliminação.
Imunidade celular:
É mediada pelos linfócitos T .
Microrganismos intracelulares , como vírus e algumas bactérias sobrevivem no interior de fagócitos e outras células do hospedeiro , onde estão protegidas dos anticorpos -> entrando em ação a imunidade celular , que promove a destruição dos microrganismos localizados nos fagócitos ou destruição das células infectadas para os reservatórios da infecção .
Imunidade ativa x passiva 
Imunidade ativa : 
quando o próprio sistema imune do indivíduo, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos e células imunes (linfócitos T). 
Ex : contraindo uma doença infecciosa e a vacinação.
Imunidade passiva :
é obtida pela transferência ao indivíduo de anticorpos produzidos por um animal ou outro ser humano. Esse tipo de imunidade produz uma rápida e eficiente proteção, que, contudo, é temporária, durando em média poucas semanas ou meses
ex: passagem de anticorpos da mãe para o feto por meio da placenta e também pelo leite , soro , transfusão de sangue , já que, virtualmente, todos os tipos de produtos sanguíneos contêm anticorpos
Principais características das imunológicas adquiridas :
Componentes celulares do sistema imunológico adquirido :
Linfócitos : -reconhecem e respondem especificamente a antígenos estranhos 
- mediadores da imunidade humoral e celular.
* Linfócitos B : únicas células capazes de produzir anticorpos. Reconhecem antígenos extracelulares ( mediadores da imunidade humoral )
*linfócitos T : reconhecem antígenos de microrganismos intracelulares destruindo-os ou destruindo a célula infectada . NÃO produzem anticorpos. Apresentam uma especificidade restrita para antígenos : Apenas peptídeos antigênicos ligados ao complexo de histocompatibilidade (MHC) que se expressam nas superfícies de outras células. ->>> reconhecendo e respondendo a antígenos associados a superfície celular e não a solúveis .
 ** células T auxiliares : secretam proteínas chamadas citocinas, que estimulam a proliferação e diferenciação de células T e ativação de células B , macrófagos e leucócitos .
 ** Linfocitos T citolíticos ou citotóxico( CTLs) :destroem células que produzem antígenos estranhos , como células infectadas por vírus e outros microrganismos .
O inicio e o desenvolvimento da resposta imune adiquidida requer que os antígenos sejam capturados e apresentados aos linfócitos específicos . As células que tem essa função são as CÉLULAS APRESENTADORAS DE ANTÍGENOS ( APCs)
 - ex: Células dendríticas : - Maior grau de especialização . - Capturam antígenos provenientes do ambiente externo , transportando-o para órgão linfoides e apresentando-os aos linfócitos t. 
OBS : A ativação de linfócitos pelos antígenos leva a geração de numerosos mecanismos cuja função é eliminar o antígeno que requer uma célula efetora ( Linnfocitos T ativados , células fagocitárias mononucleares 
A visão geradas respostas imunes aos micróbios:
- resposta imune natural aos micróbios :
1º a pele e o trato gastrointestinal e o respiratório são revestido por epitélio continuo que servem como barreias para impedir a entrada de micróbios .
- se conseguem violar 
2º macrófagos no tecido subepitelial -> expressam na sua superfície receptores que reconhecem diferentes moléculas microbianas e ativam as células. (Produzem oxigênio reativo e enzimas lisossômicas, as quais destroem os micróbios que foram ingeridos . ) Também secretam citocinas “ moléculas mensageiras “ = recrutam leucócitos e neutrófilo para p local da infecção 
Obs: no vírus -> citocinas antivirais = interferons e existe ativação de células NK.
- micróbios capazes de resistir a essas reações ( entram na corrente sanguínea )
3º Sistema complemento ( proteínas plasmáticas ) -> geração de clivagem que estimulam a inflamação , revestem os micróbitos para a fagocitose intensificada e criam furos nas membranas microbianas levando a sua lise.
- micróbios patogênicos que resiste a imunidade natural . invadem e replicam-se com sucesso nas células e nos tecidos do hospedeiro. Exige mecanismos mais poderosos e especializados .
- A resposta imune adquirida:
Apresentam 3 estratégias principais para combater a maioria dos micróbios :
Anticorpos secretados ligam-se aos micróbios extracelulares , bloqueiam sua capacidade de infectar células do hospedeiro , e promovem sua ingestão e subsequente destruição por fagócitos. 
Fagócitos ingerem os micróbios e os destroem , e as células T auxiliares aumentam as capacidades microbicidas dos fagócitos . 
CTLs destroem as células infectadas por micróbios que são inacessíveis aos anticorpos . 
 - Captura e apresentação dos antígenos microbianos:
As células dentriticas são APC que exibem os peptídeos microbianos aos linfócitos T naives CD4 e CD8 e iniciam respostas imunes adaptativas aos antígenos proteicos. As células dentriticas localizadas no epitélio e nos tecidos conjuntivos capturam micróbios , digerem suas proteínas para peptídeos e expressam nas sua superfícies esses peptídeos ligados a moléculas MHC ( Moléculas especializadas de apresentação de peptídeos. )
- Reconhecimento dos antígenos pelos linfócitos:
Hipótese da seleção clonal : existem linfócitos específicos para um grande número de antígenos antes mesmo da exposição ao antígeno; quando o antígeno entra no organismo , ele seleciona células específicas e as ativa .
A ativação dos linfócitos T naives exige o reconhecimento de complexos peptídeo-MHC apresentados nas células dendríticas . -> O reconhecimento do antígeno fornece especificidade à resposta imune, e a necessidade de co-estimulação assegura que as células T respondam aos micróbios ( os indutores das moléculas co-estimuladoras) e não a substâncias inofensivas.
Os linfócitos B usam seus receptores a antígenos (moléculas de anticorpo ligadas à membrana) para reconhecer antígenos de muitos tipos químicos diferentes.
O encaixe dos receptores a antígenos e outros sinais desencadeia proliferação e diferenciação dos linfócitos. As reações e funções dos linfócitos T e B diferem de maneira importantes e é melhor considera-las separadamente.
-Imunidade celular: Ativação dos linfócitos T e eliminação de micróbios intracelulares :
Os linfócitos T auxiliadores CD4+ ativados proliferam e se diferenciam em células efetoras cujas funções são mediadas por citocinas secretadas pela célula T CD4-> Citocina INTERLEUCINA-2 (IL-2) -> Fator de crescimento que atua sobre os linfócitos ativados por antígeno e estimula a sua proliferação = EXPANSÃO CLONAL.
Essas células efetoras deixam os órgão linfoides onde foram geradas e migram para os locais de infecção e acompanham a inflamação. -> quando encontram novamente micróbios associados a células, eles são ativados p/ desempenhar as funções que são responsáveis pela eliminação dos micróbios.
Algumas células T secretam citocina INTERFERON -> ativador de macrófagos e induz a produção de substâncias microbicidas nos macrófagos.
Outras células T secretam citocinas que estimulam a produção de uma classe especial de anticorpo chamado de imunoglobulinas E (IgE) e ativam leucócitos eosinófilos
Os linfócitos CD8+ ativados proliferam e se diferenciam em CTLs que destroem célula que contêm micróbios no citoplasma. Esses micróbios podem ser vírus que infectam muitos tipos de células , ou bactérias que são ingeridas pelos macrofagos a escapas das vesículas fagocitárias para o citoplasma ( onde ficam inacessíveis à maquinaia destruidora dos fagócitos , a qual grande parte é limitadas as vesículas ). Destruindo as células infectadas , os CTLs eliminam os reservatórios de infecção .
Imunidade humoral: Ativação dos linfócitos B e eliminação de micróbios extracelulares :
Ao sofrerem ativação os linfócitos B proliferam e se diferenciam em células que secretam diferentes classes de anticorpos com funções distintas . 
-Antigenos polissacarídeos e lipídicos possuem múltiplos determinantes antigênicos que são capazes de se encaixar em muitas moléculas receptoras de antígeno em cada célula B e iniciar o processo de ativação da célula B .
- A resposta das células B a antígenos proteicos exige sinais ativadores ( help, auxiliadores ) das células T CD4+.
Células apresentadoras de antígenos: são parte do sistema imune inato capazes de realizar fagocitose de microorganismos patógenos presentes no hospedeiro, digeri-los em peptídeos e de apresentar esses peptídeos na superfície externa de sua membrana, através de um complexo proteico denominado Complexo principal de histocompatibilidade (MHC). Todas células nucleadas possuem MHC tipo I e podem apresentar antígenos, mas apenas algumas poucas células possuem o MHC tipo II, essas sao consideradas apresentadores de antígenos profissionais.
CAP : MO ( monócitos ), DC ( cél dentriticas) e LOB (Linfócitos b)

Continue navegando