Buscar

Avaliando o aprendizado AULA 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202145015)
	
	¿O processo de construção da unidade territorial e da formação do Estado no Brasil tem que ser visto como fruto de um longo consolidar de interesses e projetos em disputa, o que nos leva a concordar com Ilmar R. de Mattos, quando afirmou a impossibilidade de se conceber a consolidação do Estado brasileiro antes da década de 1840.¿ [Aline Pinto Pereira] Sobre o processo de consolidação do Estado Nacional Brasileiro, é correto afirmar: I. Só pode ser entendido a partir do golpe da maior idade de d. Pedro II. II. Foi marcado pelo revezamento dos partidos Liberal e Conservador na administração imperial. III. Foi marcado por inúmeras revoltas populares, a exemplo da Cabanagem no Grão-Pará e da Sabinada na Bahia.
	
	
	As afirmativas II e III estão corretas
	 
	As afirmativas I e II estão corretas
	
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	Apenas a afirmativa II está correta
	
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201202147033)
	
	"O negro não só é o trabalhador dos campos, mas também o mecânico, não só racha a lenha e vai buscar água, mas também, com a habilidade de suas mãos, contribui para fabricar os luxos da vida civilizada. O brasileiro usa-o em todas as ocasiões e de todos os modos possíveis..." (Thomaz Nelson - 1846) Em relação as leis abolicionistas, que entraram em vigor entre as décadas de 70 e 80 do século XIX, marque a opção correta:
	
	
	A lei do Ventre Livre, determinava que a partir da sua promulgação ninguém mais nasceria escravo no Brasil. Dessa forma, os pais também seriam libertos.
	 
	A Princesa Isabel, pressionada pelo crescimento do movimento republicano, assina em 1888 a Lei Áurea, libertando todos os escravos.
	
	A Lei dos Sexagenários, ou Lei Saraiva Cotegipe, libertava todo escravo maior de 60 anos. Além disso, havia a preocupação de inseri-lo no mercado de trabalho, como mão-de-obra assalariada.
	
	A Lei Áurea consegui abolir definitivamente qualquer relação escravista no Brasil.
	
	As leis abolicionistas tinham como características principal a preocupação com o futuro do negro liberto.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201202148700)
	
	Sabe-se que na segunda metade do século XIX, o Império de D. Pedro II passou por uma série de crises, que acabaram abalando o sistema político. Uma dessas crises estava relacionada à questão da mão-de-obra. Buscando suprir as necessidades nessa área, o governo imperial passou a estimular as políticas de imigração, uma vez que a abolição da escravatura estava na pauta de debate. Assim, para minimizar o impacto da abolição, foram promulgadas as leis abolicionistas, que objetivavam fazer a abolição de forma progressiva. Sobre essas leis podemos afirmar que:
I-A Lei do Ventre Livre, assinada em 1871, libertava os filhos dos escravos nascidos a partir daquela data.
II- A Lei Saraiva-Cotegipe ou Lei dos Sexagenários, libertava todo escravo maior de 60 anos.
III- Em 1888 o regime escravista tornou-se insustentável e a abolição foi assinada pela regente,a Princesa Isabel.
Tal lei ficou conhecida como Áurea.
São verdadeiras as alternativas:
	
	
	Apenas a I, III
	
	Apenas a II, III
	
	Apenas a I, II
	 
	Apenas a I, II, III
	
	Apenas a I
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201202148198)
	
	No final do século XIX, a escravidão se colocava cada vez mais como um problema para o governo imperial. Desde 1850, quando o tráfico internacional de escravos finalmente cessou, o número de cativos foi diminuindo no Brasil. Somado a isso, as leis abolicionistas também foram libertando os escravos. Buscando suprir as necessidades de mão-de-obra, o goveno imperial passou a estimular as políticas de imigração. Uma consequência dessa política foi:
	
	
	A ausência de trabalhadores assalariados, independente de serem negros ou brancos.
	
	A presença cada vez maior de imigrantes que investiam na agricultura cafeeira.
	
	O aumento do número de assalariados negros no Império.
	 
	O aumento de europeus que vinham trabalhar e exerciam influência cultural no Brasil; tal fato foi fundamental para a diversidade da cultura brasileira.
	
	A diminuição de empregados domésticos disponíveis no mercado de trabalho.
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201202148702)
	
	A crise final do Império foi marcada por sucessivos acontecimentos, que abalaram as estruturas do governo . Dentre as alternativas abaixo, qual delas não se relacionou com a crise que marcou o fim do Império no Brasil?
	
	
	Questão Abolicionista
	
	Questão Religiosa
	 
	Questão Industrial
	
	Questão Platina e Guerra do Paraguai
	
	Questão Christie
	
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201202148701)
	
	Dom Pedro II reinou com relativa estabilidade, o que proporcionou o primeiro surto industrial brasileiro, a chamada Era Mauá. Sobre esse período, é correto dizer que:
	
	 
	A agricultura ainda era a atividade econômica mais importante no Brasil e a industrialização acabou acontecendo a reboque das necessidades do setor agrícola.
	
	A agricultura e a indústria passaram a ter o mesmo peso dentro da economia do Brasil. A consequência mais importante desse processo foi independência que o Brasil conquistou em relação ao mercado externo.
	
	A agricultura do Brasil mudou de perfil nesse período, dando prioridade agora às pequenas e médias propriedades com uma cultura muito diversificada, o que fez o café, então principal produto da economia, perder espaço. Ao mesmo tempo, a indústria cresceu, deixando o Brasil independente do mercado internacional.
	
	Embora a agricultura ainda fosse a atividade econômica mais importante do Brasil, a indústria iniciada por Mauá acabou deixando o Brasil independente em termos de importação de produtos industrializados, o que desagradou a Inglaterra.
	
	A agricultura foi perdendo espaço dentro da economia e a industrialização acabou acontecendo de forma rápida e eficaz. Assim, a indústria superou a agricultura em importância dentro

Outros materiais