Buscar

Com a Globalização e o avanço da tecnologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Com a Globalização e o avanço da tecnologia, o mundo ficou mais acelerado. A informação ganhou velocidade, vem atingindo cada vez mais espaço e a área da educação não fica de fora, porém informação não é conhecimento e é ai que entra o papel do educador e das instituições de ensino. 
As tecnologias sempre estiveram presentes na educação formal, porém na atual sociedade, é imprescindível com a enorme quantidade de informações disponíveis, formar cidadãos críticos e criativos, em relação ao uso destas novas tecnologias. As redes são criadas para romper barreiras de conhecimento tornando possível tanto o aluno quanto o professor conhecer e lidar com um mundo diversificado a partir de culturas e realidades desconhecidas. O uso da informática e computadores com internet na área da educação, só vem para agregar e traz ao professor a possibilidade de trabalhar e atuar de forma diferente, motivando os alunos especialmente estes desta nova geração “z”, que nasceram nessa “era digital” a desenvolver pesquisas, investigações e aprimorar ideias, utilizando os recursos de forma bem direcionada. 
As TIC’s auxiliam no desenvolvimento de projetos e intercâmbio de informações, inclusive entre outras instituições de ensino, permitindo o registro das atividades promovidas. Em sala de aula torna o aprendizado mais flexível, promovendo atividades mais dinâmicas, melhora a produtividade permitindo o ganho de tempo e qualidade. Muitos professores ainda precisam se atualizar e perder o receio de lidar com os avanços tecnológicos de forma pedagógica e é muito importante investir nestes recursos. Com o mínimo, pode-se fazer muito! Não é necessário grandes aparatos ou grandes conhecimentos tecnológicos para desenvolver atividades interessantes com os alunos: muitas vezes utilizando as TIC’s, com uma câmera digital ou um simples celular com câmera podem ser obtidas ótimas imagens para compor algum projeto que estejam envolvidos.
Concluindo, professores, alunos e escolas precisam se atualizar e usar as TiC’s em prol da educação. O acesso a informação está cada vez mais fácil, o leque mais amplo e o conhecimento só surge quando a informação ganha sentido para o indivíduo cabendo ao professor ser o mediador no processo de inclusão digital.

Outros materiais